Atividades para trabalhar a competência linguística em casa

19 Outubro, 2020
É importante que as crianças saibam se expressar com clareza. A seguir, vamos recomendar alguns jogos para trabalhar a competência linguística em casa.

A competência linguística consiste em usar a linguagem de forma adequada para se comunicar e interagir com as outras pessoas, tanto oralmente quanto por escrito. Essa é uma das competências educacionais básicas. Mas como podemos trabalhar a competência linguística em casa? A seguir, vamos propor algumas atividades para que esse objetivo seja alcançado.

Atividades para trabalhar a competência linguística em casa

Se as atividades e os jogos descritos abaixo forem colocados em prática, os pequenos da casa serão capazes de melhorar a expressão verbal, a velocidade mental, a atenção, as habilidades sociais e outras capacidades que serão benéficas para o seu desenvolvimento.

Descubra como se divertir em família enquanto os pequenos trabalham a competência linguística!

Atividades para trabalhar a competência linguística em casa

“A palavra, porque lugar do encontro e do reconhecimento das consciências, também o é do reencontro e do reconhecimento de si mesmo”.

-Paulo Freire-

O telefone das perguntas

Para começar a jogar, os participantes devem se sentar no chão e formar um círculo para que todos possam ver os rostos uns dos outros claramente.

Um dos jogadores deve fazer uma pergunta no ouvido do jogador à sua direita, que deve responder à pergunta formulada também no ouvido do outro. Esse participante deve então fazer uma pergunta à pessoa à sua direita e memorizar a resposta recebida. Esse processo deve ser repetido até que o círculo seja concluído.

Então, cada um dos participantes deve dizer, um de cada vez e em voz alta, qual foi a pergunta que receberam e, em seguida, dizer a resposta recebida. Dessa forma, as perguntas não terão nada a ver com as respostas, o que pode ser muito engraçado.

A sequência da mochila, um jogo ideal para trabalhar a competência linguística em casa

Antes de iniciar o jogo, os participantes devem estabelecer uma ordem a ser seguida, para que o primeiro jogador diga em voz alta: “Vou viajar e estou levando na minha mochila…”, completando essa frase com o nome de um objeto, como, por exemplo, “uma bola”.

Então, o próximo participante terá que repetir esta frase, mas precisará se lembrar do objeto que o jogador anterior disse e adicionar um novo à lista. Isso deve ser repetido de modo que a frase se torne cada vez mais complicada, até que um dos jogadores não consiga lembrar com exatidão a série de objetos listados.

Construir uma frase

Nesse jogo, são ditas várias palavras, cerca de quatro ou cinco. Então, cada um dos jogadores deve inventar e escrever uma frase ou uma história no qual todas essas palavras estejam incluídas.

Para decidir quem ganha, é possível optar por estabelecer um limite de tempo (cerca de dois ou três minutos) e, quando o tempo estabelecido for esgotado, todas as frases ou histórias devem ser lidas em voz alta para que uma pessoa de fora do jogo faça o papel de jurado, decidindo qual é a melhor e a mais original.

Também é possível decidir o vencedor levando em consideração a velocidade, ou seja, ganha o participante que terminar de escrever primeiro.

Atividades para trabalhar a competência linguística em casa

Frases com iniciais

Para realizar essa atividade, uma letra aleatória deve ser dita em voz alta (por exemplo, “letra c”). Então, um cronômetro deve ser acionado com a duração de um minuto. Nesse período, os participantes devem criar uma frase que contenha o maior número de palavras que comecem com a letra previamente selecionada. Por exemplo, “Carlos come caramelo com os seus colegas”.

Terminado o tempo, cada jogador deve dizer em voz alta a frase que escreveu e contar o número de palavras que começam com a letra em questãoGanha o participante que construir a frase com mais palavras que comecem com a letra estabelecida. Essa pessoa também ficará encarregada de iniciar uma nova rodada e, portanto, de escolher uma letra diferente para formar as frases.

Em resumo, como você pode ver, há inúmeras opções de jogos e atividades para trabalhar a competência linguística em casa com os pequenos. Basta ter um pouco de imaginação e dedicar um tempo para se divertir com a família enquanto os pequenos aprendem. Então, o que você está esperando para se divertir com os seus filhos?

  • Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.