O banho das crianças: Importância e dicas práticas

· 4 de fevereiro de 2019
O banho das crianças é a parte mais importante da sua higiene. É preciso fazer com que esse momento seja algo agradável para incentivar hábitos de vida saudáveis. Em seguida, descubra algumas maneiras de fazer isso.

O banho das crianças pode ser a ocasião ideal para fortalecer os laços com elas e estimular a autonomia. Aproveite essa oportunidade de transformar uma tarefa simples em um momento mais agradável e divertido.

Para fazer isso, você deve saber qual é hora mais conveniente para o banho e quanto tempo deve durar. Aqui você encontrará as melhores dicas para dar um banho em seu filho.

A importância do banho das crianças

Para manter a boa saúde da criança, é necessário desenvolver bons hábitos de higiene pessoal desde cedo. Isso ajuda muito na prevenção de várias doenças, por isso o banho das crianças é tão importante.

Esse hábito é essencial para acabar com germes e bactérias. Por sua vez, também é uma forma de contribuir para a autonomia da criança.

Após os seis meses de vida, esse momento se torna uma oportunidade para brincar e se divertir para o bebê. Então, a partir de um ano, a criança já pode começar a participar ativamente de sua própria higiene. Já aos três anos, ela ganha ainda mais independência.

Dicas para dar banho na criança

Muitas crianças, especialmente se tiverem menos de três anos de idade, não gostam de ficar sozinhas no banheiro. Portanto, ofereça alguns brinquedos para ela levar ao banho.

Ofereça também uma esponja. Nessa idade, elas estão começando a tomar consciência do seu corpo e querem se limpar por conta própria. Outra recomendação utilizar xampu com pH neutro e em pequenas quantidades no banho dos pequenos.

Além dessas dicas, apresentamos outras sugestões para o banho das crianças:

A hora do banho

Embora esse hábito não precise de um horário rígido, é possível colocar algumas atividades de referência para criar uma rotina. Por exemplo, depois do jantar e antes de dormir.

Dessa forma, a criança saberá qual é o momento de higiene. É importante enfatizar que essas rotinas ajudam a criança a construir sua identidade pois proporciona estabilidade em um estágio de crescimento e de descoberta constante.

Um bom banho pode ser a técnica de relaxamento perfeita se o seu filho estiver muito inquieto.

Quais áreas devem ser limpas e quais não devem

A partir dos três anos de idade, a criança vai querer lavar a barriga, os braços ou as pernas. Deixe que ela se ensaboe com uma esponja. No entanto, você deve ajudar a limpar as áreas mais delicadas do corpo.

Por exemplo os ouvidos. É necessário enxaguar bem, mas sem introduzir nada. O mesmo vale para o nariz, que você pode limpar com uma esponja e soro fisiológico.

Perigos no banho para as crianças

É comum que acidentes aconteçam no banheiro se as medidas adequadas não forem tomadas. Para evitar, é preciso tomar certas precauções.

Primeiro, tenha cuidado quando a criança entrar no box ou na banheira, segure-a para evitar escorregões. Se possível, fixe uma superfície áspera no chão.

Da mesma forma, evite ter aparelhos elétricos perto da água e não deixe a criança sozinha em nenhum momento. O menor descuido pode acabar em um acidente grave. Então, tente pegar tudo o que você precisa antes de começar o banho.

“A partir do primeiro ano, as crianças podem começar a participar ativamente de sua higiene. Aos três anos, elas começam a ganhar ainda mais independência “

Brincadeiras e experimentos

Se a criança já estiver frequentando a escola, aproveite a oportunidade para perguntar como foi o dia ou quem são os seus amiguinhos enquanto você dá banho. Dessa forma, os laços são fortalecidos e você transmite confiança e segurança.

Além disso, esse momento também é o cenário ideal para ensinar coisas novas, brincadeiras e experimentos.

Por exemplo, para incentivar as habilidades motoras, ensine a criança despejar água de em um pote para outro sem derramar. Ou então, dedique esse tempo para ensinar o nome das partes do corpo que ela ainda não sabe.

Ajuste a temperatura da água

Para evitar queimaduras, ajuste a temperatura da água para menos de 37 graus. Para isso, coloque o cotovelo ou a parte inferior do pulso na água e verifique se está morna, e não quente demais.

Quanto tempo deve durar o banho das crianças

Na verdade, é você quem decide quanto tempo o banho deve durar. No entanto, o objetivo deve ser a higiene da criança, e não o fato de passar muito tempo na água. Além disso, se a criança é propensa a resfriados, é melhor que o banho não seja tão longo.

O banho das crianças deve ser uma parte divertida do dia

Com que idade a criança pode tomar banho sozinha?

A partir dos 6 anos de idade a criança já pode tomar banho sozinha para que tenha mais privacidade. No entanto, deve haver um controle. Por exemplo, diga quanto tempo ela pode ficar no banheiro e verifique se está se limpando corretamente.

Em suma, o banho das crianças não deve ser um momento chato, e sim parte a rotina que permite assimilar a responsabilidade de se limpar. No final, ela vai estar animada para que momento chegue!