Benefícios para as crianças de falar sozinhas enquanto brincam

12 Novembro, 2020
Muitas crianças falam sozinhas enquanto brincam e isso traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento cognitivo e social. A seguir, vamos mostrar alguns dos benefícios para as crianças de falar sozinhas.

Muitas crianças falam sozinhas enquanto brincam. Às vezes parece que estão conversando com outra pessoa, tendo uma conversa muito profunda e interessante com alguém que só elas conseguem ver. Há muitos benefícios para as crianças de falar sozinhas, e aqui você poderá aprender mais sobre alguns deles.

O ato de falar sozinha enquanto brinca traz muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Enquanto brinca e fala, ela está praticando várias maneiras de se comunicar com as outras pessoas de maneira eficaz. Você quer conhecer alguns dos benefícios para as crianças de falar sozinhas? Confira alguns deles a seguir.

Até que idade é normal que as crianças falem sozinhas?

Falar sozinho é um hábito muito comum entre as crianças, principalmente até os 5 anos de idade, quando começam a fazer atividades juntamente com outras pessoas. Assim como ocorre com todas as outras coisas, isso depende da maturidade dos pequenos. Há crianças que falam sozinhas até a adolescência e outras que param muito antes.

Mas, de qualquer maneira, independentemente da idade, o fato de falarem sozinhas não é um problema. Pelo contrário, é algo muito benéfico para o seu desenvolvimento social e cognitivo na infância.

Benefícios para as crianças de falar sozinhas

Aprender mais vocabulário

Enquanto brinca, a criança vai experimentar novas formas de comunicação. Ela aprenderá a dizer a mesma coisa, porém a partir de outra perspectiva. Além disso, também estará atenta a tudo o que é dito ao seu redor para incorporar palavras ao seu vocabulário e, depois, aplicá-las em suas brincadeiras com seus brinquedos favoritos.

Benefícios de que as crianças falem sozinhas enquanto brincam

Ouvir a si mesma

Outro benefício é que, ao falar sozinha, a criança ouve a si mesma e se dá conta do que está dizendo. Isso é muito importante para que tanto crianças quanto adultos possam compreender a si mesmos. Quanto mais praticar, mais expressão verbal a criança terá no futuro.

Desenvolver a criatividade

Durante o jogo, a criança inventa situações, personagens, problemas, soluções… Tudo isso para que a brincadeira faça sentido. Ela vai inventar cenas e dar asas à sua imaginação para se divertir enquanto brinca.

Desenvolver a empatia, um dos benefícios para as crianças de falar sozinhas

Enquanto brinca, seu filho se coloca no lugar de vários personagens que ele mesmo criou e, portanto, adota diferentes pontos de vista para entender a situação. Ele se coloca no lugar de cada um dos personagens que inventa e isso vai ajudá-lo a desenvolver a empatia.

Desempenhar diferentes papéis

Durante o jogo simbólico, a criança vai agir de acordo com a profissão do personagem com quem decidir jogar: um professor, um aluno, um vendedor, um comprador. E, dependendo do papel assumido, ela terá que agir de diferentes maneiras.

Outros benefícios para as crianças de falar sozinhas

Melhor estruturação das frases

Enquanto brinca, a criança organiza o seu discurso. Ela não tem pressa para responder e leva o tempo necessário para isso.

Promover a fala alternada

Ao imitar vários personagens, ela tem a necessidade de falar alternadamente para que os seus personagens não sejam interrompidos. Assim, o pequeno marca o tempo de tomar a palavra.

Benefícios de que as crianças falem sozinhas enquanto brincam

Encontrar soluções mais rapidamente

A criança se torna mais flexível, uma vez que no jogo é necessário que os seus personagens entrem em um acordo e, dessa forma, ela pode encontrar soluções para os problemas que vão surgindo.

Desenvolvimento das habilidades sociais

Representar diferentes personagens também ajuda a implementar diferentes formas de interação com as pessoas. Assim, é promovido o desenvolvimento de suas habilidades sociais, o que será muito útil no futuro.

Promover o autocontrole: mais um dos benefícios para as crianças de falar sozinhas

Quando as crianças falam na terceira pessoa enquanto brincam, isso as ajuda para que se distanciem da situação, desinibindo-se e liberando a tensão. Dessa forma, elas também regulam melhor suas emoções negativas. Enquanto brincam, elas podem conseguir expressar suas preocupações ou medos com mais facilidade, além de controlar sua raiva.

Autocorreção

Como não há ninguém para dizer se a criança está fazendo algo certo ou errado enquanto está brincando, ela mesma se corrige, pois precisa que os seus personagens se entendam.

Sobre os benefícios para as crianças de falar sozinhas enquanto brincam

São muitos os benefícios para as crianças de falar sozinhas enquanto brincam. Por isso, ao ouvi-las praticar essa atividade, não as corte nem as interrompa. Às vezes, quando se sentem observadas, elas param de falar sozinhas, pois têm vergonha de serem ouvidas interpretando os diferentes personagens.

É importante que elas desenvolvam esse tipo de brincadeira por causa dos benefícios relacionados ao seu desenvolvimento cognitivo e social.