Benefícios das oficinas criativas para crianças

25 de abril de 2019
As oficinas criativas para crianças são ideais para estimular as habilidades manuais e as capacidades inventivas das crianças. No artigo a seguir, conheceremos os benefícios desses grupos de trabalho, nos quais os pequenos podem se divertir e fazer amigos.

As oficinas criativas para crianças têm muitos benefícios. Além de ajudá-las no desenvolvimento, alimentam sua criatividade e imaginação. Neste artigo, analisamos as grandes vantagens desse tipo de atividade.

Independentemente da escolha da atividade manual, as crianças vão adorar fazer parte dessas oficinas. Nelas, elas vão manipular objetos, criar novas formas e recriar cenários de vida.

É um espaço de experimentação e criação infantil, onde os participantes colocam em prática técnicas artísticas e processos criativos através da exploração de materiais e do desenvolvimento da imaginação.

Certamente, aprender é bom, mas aprender enquanto se diverte é ainda melhor. Nesse sentido, oficinas criativas são altamente indicada para os pais que desejam oferecer atividades com um valor agregado aos seus filhos.

As oficinas criativas também contribuem para o desenvolvimento da criatividade ao mesmo tempo que também trabalham a concentração da criança. Vamos ver a seguir quais são os benefícios de oficinas criativas para crianças.

Benefícios das oficinas criativas para crianças

Os benefícios das oficinas criativas estão mais relacionados ao processo de criação do que à qualidade artística do trabalho criado em si. Nesse momento, as crianças devem esquecer as restrições da vida real e deixar a imaginação voar.

As oficinas criativas para crianças são muito benéficas para elas. Entre outros, estes são os pontos fortes:

1. Diversão garantida

O ato de criar é divertido. Assim, as oficinas criativas oferecem a possibilidade de as crianças aprenderem coisas novas de uma forma lúdica.

Além disso, permite que elas compartilhem tempo e experiências com pessoas que fazem a mesma atividade. Conhecer novas pessoas é sempre divertido para as crianças, e os momentos de conversa e risadas são garantidos.

Oficinas criativas têm muitos benefícios para as crianças.

2. Inspiração ao seu alcance

Uma grande vantagem de ir a uma oficina criativa é que as crianças têm tudo o que precisam para fazer as suas criações. Portanto, elas não precisam encontrar espaço para trabalhar nem ficam sem os materiais necessários para realizar as invenções.

Nas oficinas, os instrutores orientam as crianças com diferentes técnicas para realizar os mais diversos projetos. A liberdade não tem limites, assim como as habilidades de aprendizado. Além do acompanhamento dos professores, as crianças também serão inspiradas pelas criações de seus colegas.

Então, a mágica acontece: todas começam a trabalhar com os materiais, elas exploram, experimentam e inconscientemente exteriorizam o seu próprio estilo.

“Toda criança é artista, o problema é permanecer um artista quando crescer.”
-Pablo Picasso-

3. Liberdade criativa

O fato de ser capaz de criar com total liberdade encoraja as crianças no processo de criação. Ademais, permite que elas mostrem quem são e como se sentem. A magia da liberdade é criada pelo próprio processo criativo, e tudo isso é refletido no trabalho final.

A sensação de liberdade proporciona a criação livre de qualquer preconceito porque permite que elas façam o que sentem. Tenha em mente que, se forem impostas regras demais na hora de criar, as crianças não vão conseguir atingir o seu potencial máximo.

4. Incentiva os relacionamentos pessoais

As oficinas criativas são muito positivas para as crianças pois permitem que elas se abram e mostrem como realmente são. Além disso, elas compartilham a experiência com as outras, o que ajuda a aprender de uma maneira mais ampla.

Esse tipo de atividade possibilita que as crianças conheçam outros colegas com ideias semelhantes. As crianças podem mostrar o seu verdadeiro lado e isso facilita o relacionamento com os outros. O fato de estarem abertas permite que elas se relacionem mais facilmente com os demais.

Encontrar alguém com a mesma paixão que você é sempre um prazer. Certamente, as oficinas são uma excelente maneira de conhecer outras pessoas com interesses em comum.

Oficinas criativas para crianças permitem que eles criem novos relacionamentos.

5. Trabalho em equipe

Através das oficinas criativas, as crianças também podem aprender a importância do trabalho em equipe. Os pequenos que frequentam essas atividades realizam as criações com outros colegas. Isso permite que eles vejam o potencial que podem ter quando trabalham juntos e têm um objetivo em comum.

Em suma, as crianças precisam descobrir e aprender com o mundo ao seu redor. Para os pais que desejam promover habilidades artísticas e intelectuais de crianças, as oficinas criativas são de fato uma ótima opção.

  • Lowenfeld, V. (1987). Desarrollo de la capacidad creadora. Ed. Kapelusz. Argentina: Buenos aires.
  • Madi, I. (2012). La creatividad y el Niño. Palibrio. Estados Unidos.
  • Navarro Lozano, J. (2009). Mejora de la creatividad en el aula de primaria. Proyecto de investigación. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/3049
  • Vargas, R. R. (2001). Niños creativos.
  • Wallon, P., Cambier, A. y Engelhart, D. (1992). El dibujo del niño. Siglo XXI editores. España: Madrid.