Benefícios dos cuidados pós-parto para seu bebê

23 de agosto de 2018
Neste artigo, contaremos o que acontece depois que seu bebê nasce. Veremos juntos quais são os benefícios para seu bebê nos cuidados pós-parto.

Você sabia que nós, seres humanos, continuamos ainda em uma etapa da gestação após termos chegado ao mundo? O período compreendido entre os primeiros nove meses de vida de um bebê, nos quais se desenvolve dentro do útero, é chamado de gestação.

Nessa etapa, a criança se forma, cresce e se desenvolve num ambiente protegido e confortável. Um lugar onde se sente como um peixe na água, até a hora do parto.

Desde que começa a se desenvolver no ventre, o bebê cria uma conexão única e especial com sua mãe. Entre a 38ª e a 40ª semanas, o que normalmente dura uma gravidez, surge um vínculo quase impossível de romper entre uma mãe e seu bebê.

Os cuidados pós-parto se transformam, portanto, em uma das etapas mais importantes na vida de nosso filho, já que, após o nascimento, continua precisando da mãe para crescer e se desenvolver.

O que acontece após o nascimento?

cuidados pós-parto

Em comparação com o resto dos mamíferos, nós, seres humanos, nascemos de certa forma “antes do tempo”. Pois, no momento do nascimento, existem funções gastrointestinais que não temos desenvolvidas nos primeiros meses de gestação. Inclusive, nosso sistema renal não esta completamente formado.

O ser humano precisaria de, pelo menos, dezoito meses dentro do útero para poder estar completamente pronto na hora vir ao mundo. Porém, essa situação não está prescrita em nossa natureza.

A gestação sinaliza que um bebê nasce “antes do tempo”. Isso significa que esse novo ser requer um período para se adaptar ao novo mundo.

Enquanto nosso bebê está no útero, ele se mantém seguro, em um ambiente absolutamente acolhedor para ele. Além disso, obtém os nutrientes que necessita do nosso corpo.

Suas necessidades são quase automáticas e imediatamente supridas por nosso próprio organismo, muitas vezes sem que nos demos conta. Contudo, após o nascimento, o bebê passa a depender diretamente do que você faz para protegê-lo. É nesse momento que ele mais precisa de seus cuidados e de sua atenção.

É nessa fase que acontece um dos processos mais importantes para uma mãe e seu filho: a amamentaçãoSegundo especialistas, é a ação de amamentar ou alimentar nosso bebê diretamente de nosso peito que vai terminar de gestar e formar nosso bebê.

A amamentação age não só como um método de alimentação, mas também como uma ferramenta mais eficaz para proporcionar para nosso bebê o calor humano que ele sente enquanto está no útero.

Além disso, a amamentação proporcionará as substâncias que vão permitir a criação dos anticorpos, fortalecer seu sistema imunológico e terminar de formar seu sistema gástrico e intestinal.

Como meu bebe se beneficia?

cuidados pós-parto

Agora que você já conhece os cuidados que deve ter no pós-parto, você pode estar se perguntando sobre quais são os benefícios que seu bebê obtêm nesta fase. A seguir, listamos alguns deles:

  • Conexão. Depois do nascimento, você só tem olhos para seu bebê. Você sabe que é um ser frágil, pequeno e que deve ser delicadamente cuidado. Cada abraço, seu cheiro e seus carinhos vão criar uma conexão inestimável entre ambos.
  • Novas sensações. Apesar de os especialistas afirmarem que nós, humanos, chegamos ao mundo antes de estar completamente prontos, seu bebê experimentará novas sensações que irão ajudá-lo no futuro. Ao mesmo tempo, você poderá conhecê-lo aos poucos. Você vai descobrir suas reações em cada uma das novas experiências.
  • Amamentação. Insistimos que a amamentação é uma das fases mais importantes do pós-parto, alimentando e dando o calor que o bebê necessita. Nesses momentos, o recém-nascido se sente tão próximo de você. Ele escuta sua voz e se torna quase impossível querer se separar de você.
  • Sistema imunológico forte. Através da amamentação, você transmite muitos dos anticorpos que seu bebê necessita. Ao mesmo tempo, o contato com o meio ambiente permitirá que ele desenvolva um organismo resistente aos vírus e às doenças. É assim que se forma um sistema imunológico forte para as seguintes etapas da vida.

Conhecendo esses benefícios, com certeza você desfrutará ainda mais da sua nova fase como mãe.