Benefícios do esporte para a saúde cardiovascular das crianças

O objetivo como mãe, além de obter os benefícios para o sistema cardiovascular, é que seus filhos pratiquem uma atividade esportiva que eles gostem. Nunca se esqueça disso!
Benefícios do esporte para a saúde cardiovascular das crianças
Andrés Felipe Cardona Lenis

Escrito e verificado por O graduado em educação física e esportes Andrés Felipe Cardona Lenis.

Última atualização: 20 fevereiro, 2023

A recomendação que você sempre ouviu como mãe é que seus filhos devem ser fisicamente ativos. Mas você realmente sabe por quê? O objetivo aqui é que conhecer os benefícios do esporte para a saúde cardiovascular das crianças a fim de encontrar uma forma de promovê-lo em seus filhos.

Geralmente, o esporte oferece inúmeros aspectos positivos desde a mais tenra idade. Claro que quanto mais novas as crianças, maiores suas adaptações às atividades para que possam praticá-las sem nenhum problema. Nesse caso, você deve se concentrar nos benefícios para a saúde cardiovascular. A seguir, mostraremos como isso influencia as crianças e como você pode implementá-lo em sua rotina diária.

Benefícios do esporte para a saúde das crianças

Antes de passar aos benefícios cardiovasculares, mostraremos quais são os principais aspectos positivos em geral que seus filhos obtêm ao praticar esportes regularmente:

  • Dormem melhor: estando ativos a maior parte do tempo, as horas de sono se tornam um tesouro valioso. Dessa forma, o descanso começa a ser um hábito importante para as crianças, e isso se consegue à noite. Além disso, o corpo por conta própria começa a encontrar uma forma de recuperar a energia que perdeu durante o dia.
  • Evitam o sedentarismo: um dos principais problemas do mundo é o sedentarismo, e até as crianças são afetadas. Além disso, esse problema tem crescido devido à má implementação da tecnologia. Portanto, certifique-se de que seus filhos sejam incentivados o esporte para que o sedentarismo não se torne uma parte ativa de suas vidas.
  • Fortalecem o corpo: manter-se ativo não só previne o aparecimento precoce de doenças não transmissíveis (DCNT), mas também contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos. Não importa o esporte que seus filhos praticam, o objetivo é manter-se em constante movimento.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre atividade física de intensidade moderada em crianças e jovens de 5 a 17 anos é de 60 minutos por dia.

Quais são os benefícios cardiovasculares em crianças?

Os benefícios citados podem ser considerados os mais relevantes para a criança através da prática do esporte. Agora, vamos expor os aspectos positivos a nível cardiovascular – coração e sistema circulatório -, que também devem ser obtidos por meio de hábitos saudáveis, conforme exposto nesta publicação científica.

Embora não tenha sido determinada a influência do esporte na saúde cardiovascular em crianças, pesquisas realizadas no Canadá são o ponto de partida para abrir um caminho repleto de conhecimento sobre o assunto.

Melhora a circulação sanguínea

O principal benefício da prática de atividade física esportiva é a melhora da circulação sanguínea. O simples fato de ser ativo aumenta a frequência cardíaca e faz com que mais sangue flua pelo corpo. No caso das crianças acontece da mesma forma, enquanto a pressão arterial é responsável por fortalecer os vasos sanguíneos, tanto as veias quanto as artérias.

Fortalece o coração

O fortalecimento do coração contribui não apenas para a capacidade de bombear o sangue, mas também para a condição física geral. Dessa forma, a criança começará a se condicionar a ser submetida a maiores esforços ligados à resistência, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos.

Por serem ativos, os corações das crianças começam a bater mais rápido, o que provoca o fortalecimento muscular das paredes do coração. Por outro lado, quanto maior a intensidade com que o esporte é praticado, maior a frequência.

Melhora a qualidade e a quantidade de oxigênio

Ligado à circulação sanguínea, outro dos benefícios do esporte para a saúde cardiovascular das crianças é a irrigação de sangue oxigenado nos órgãos do corpo. Se a atividade física esportiva for realizada de forma regular, o sangue terá maior quantidade de oxigênio. Isso ocorre devido à frequência com que o coração bombeia e às trocas gasosas que ocorrem nos pulmões, que acontecem de forma mais rápida.

Assim, não só a quantidade de sangue se beneficia, pois, por ter uma maior quantidade de oxigênio, sua qualidade também melhora. Em linhas gerais, esse benefício favorece as funções primárias e secundárias do corpo em geral.

Predispõe o organismo contra as DCNT

Combater os efeitos de um estilo de vida sedentário é um dos objetivos da atividade física esportiva. Nesse sentido, o mais importante é garantir que esses efeitos ocorram desde a infância.

A combinação dos já citados benefícios do esporte para a saúde cardiovascular é responsável pela proteção do organismo. Isso é verdade para doenças não transmissíveis (DCNTs), que estão associadas à saúde do coração e são mais propensas a um estilo de vida sedentário. Desta forma, os problemas associados à hipertensão, obesidade, acidentes vasculares cerebrais e outros semelhantes diminuem sua probabilidade.

O esporte mais benéfico é aquele que seu filho gosta

Como mãe, aconselhamos que você inclua seus filhos em programas esportivos desde cedo. Claro, para isso você deve ter o aval do pediatra e sua autorização após alguns exames e estudos. Por outro lado, tente fazer com que seus filhos pratiquem disciplinas ou atividades que eles realmente gostem. Lembre-se de que forçá-los só irá desmotiva-los e afastá-los do esporte.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Condición física y riesgo cardiovascular futuro en niños y adolescentes argentinos: una introducción de la batería ALPHA. (2014). Archivos Argentinos de Pediatria. https://doi.org/10.5546/aap.2014.132
  • Sanmartin, G. (2004). El valor del deporte en la educación integral del ser humano. Revista de Educación.
  • Carrera, A. (2015). Beneficios del deporte en la salud. Desacatos: Revista de Ciencias Sociales.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.