Benefícios do Tangram

19 Outubro, 2020
Neste artigo, vamos falar sobre o Tangram, um jogo educativo que desenvolve a criatividade e a imaginação de crianças e adultos.

O Tangram é um jogo milenar de origem chinesa que foi inventado no início do século XIX. Também é conhecido como tábua da sabedoria ou tábua dos sete elementos. Seu uso oferece inúmeros benefícios, incluindo a aprendizagem da matemática e o desenvolvimento de habilidades intelectuais, bem como o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

O Tangram

O Tangram é um excelente jogo educativo que desenvolve a criatividade e a imaginação de crianças e adultos. É composto por sete peças geométricas chamadas de Tans: cinco triângulos de três tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelogramo. Essas sete peças formam um quadrado.

Por meio da combinação dessas peças e um pouco de imaginação, podemos fazer inúmeras figuras geométricas. Tudo depende da nossa engenhosidade e imaginação. A única regra do jogo é que todas as peças devem ser usadas.

Se quisermos ter uma ideia das figuras que podem ser formadas com o Tangram, existem guias e páginas da internet que oferecem uma grande variedade de modelos. No entanto, o ideal é estimular a nossa imaginação. Com um pouco de criatividade e paciência, podemos criar animais, pessoas, objetos, letras…

Benefícios do Tangram

Benefícios do Tangram

O Tangram é um bom recurso educativo para o ensino de diferentes disciplinas matemáticas. Da mesma forma, também é um jogo que estimula a imaginação e a criatividade, tanto em crianças quanto em adultos. Seu uso contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento de aspectos como:

  • A atenção e a concentração.
  • O desenvolvimento das habilidades psicomotoras e intelectuais.
  • A memória visual: a criança deve observar o modelo para depois reproduzi-lo. Dessa forma, promove-se o desenvolvimento da memorização.
  • Permite treinar a coordenação visomotora: coordenação olho-mão.
  • A percepção visual: alguns estímulos visuais são interpretados e diferenciados de outros.
  • A orientação e estruturação espacial: a criança aprende e relaciona alguns objetos a outros em relação à posição em que se encontram (acima, abaixo, esquerda e direita).

Da mesma forma, o Tangram:

  • Contribui para a formação de ideias abstratas.
  • Promove a capacidade de descobrir coisas por conta própria.
  • Permite chegar a conclusões e gerar o próprio conhecimento.
  • Desenvolve a habilidade de refletir e raciocinar para chegar a uma solução.
  • Favorece a paciência e a engenhosidade.

O Tangram como recurso matemático

Conforme mencionamos anteriormente, o Tangram também pode ser usado como um recurso para o ensino de diferentes disciplinas matemáticas. Por exemplo: geometria, álgebra ou combinatória.

A manipulação das peças permite compor e decompor diferentes figuras geométricas, construir outras e estabelecer relações entre elas. Da mesma forma, por meio do Tangram, é possível aprender infinitos conceitos matemáticos que vão desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior. Entre eles estão:

  • Medir, descrever e classificar ângulos.
  • Reconhecer figuras congruentes.
  • Definir o conceito de congruência.
  • Calcular áreas de polígonos e figuras de diferentes tipos.
  • Medir perímetros de polígonos e figuras.

“Para uma criança, brincar é a possibilidade de recortar um pedaço do mundo e manipulá-lo para entendê-lo.”

-Francesco Tonucci –

Benefícios do Tangram

Algumas atividades para os pequenos

Além disso, o Tangram é considerado um grande estímulo para desenvolver a criatividade e a imaginação. Além de trabalhar a matemática, por meio do Tangram, também podemos construir e inventar histórias. Uma vez que esse jogo oferece a possibilidade de criar inúmeras figuras, ele também oferece a possibilidade de criar grandes histórias.

  • Inventar silhuetas. O objetivo é a manipulação e a criação de figuras, de forma que a criança explore as diferentes possibilidades do jogo. É possível começar com duas ou três peças e ir aumentando. Assim que as figuras forem feitas, o seu contorno pode ser desenhado em um pedaço de papel. Da mesma forma, também é possível colorir.
  • Contar histórias. Com a ajuda dos adultos, as crianças podem criar figuras de animais, pessoas, objetos inventados, etc., para criar histórias. Dessa forma, a criatividade e a imaginação da criança serão promovidas.

Posteriormente, as silhuetas das figuras podem ser utilizadas para colorir e recortar. Assim, também será trabalhado o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Por sua vez, isso também servirá para recriar a história.

Por fim, se você quiser fazer o seu próprio Tangram, aqui está um link para um vídeo que explica o processo de uma forma muito simples. Boa sorte para criar muitas figuras!