Biblioterapia e cineterapia em crianças: livros e filmes que ajudam a curar
As crianças podem enfrentar vários problemas psicológicos. Na infância, surgem medos, problemas de comportamento e emoções difíceis de controlar que não devem ser ignoradas. Essa etapa é crucial para receber um bom acompanhamento e adquirir as ferramentas que nos permitem enfrentar essas adversidades antes que elas avancem e acabem se tornando crônicas. Nesse sentido, a biblioterapia e a cineterapia em crianças são excelentes alternativas de trabalho.
Devemos ter em mente que ler histórias e ver filmes são atividades que as crianças gostam naturalmente e que podem partilhar com os seus adultos de referência. Mas, além de proporcionar um momento de lazer, esses recursos são ideais para explicar sobre problemas e mostrar diferentes formas de lidar com eles. E é assim que, por meio desses personagens fictícios, podem ser adquiridos valiosos aprendizados vitais.
Biblioterapia e cineterapia em crianças: em que consistem?
A biblioterapia já é um recurso com uma longa história, pois começou na década de 30 do século passado. Foi William Menninger, renomado psiquiatra americano, quem recomendou o uso da ficção a seus pacientes para melhor compreender e sanar suas dificuldades. Desde então, inúmeros terapeutas de todas as correntes passaram a utilizá-la. Ademais, isso fez surgir, em consonância com os tempos atuais, a opção da cineterapia.
Em ambos os casos, são usadas narrativas ficcionais para intervir em problemas psicológicos. Assim, ao observar as histórias dos personagens de livros e filmes, é possível compreender melhor o problema, sua origem e as formas de abordá-lo. Dessa forma, as crianças podem se sentir identificadas com os protagonistas e compreender como podem melhorar a sua própria situação.
Embora seja um recurso utilizado na psicoterapia com adultos, também pode ser especialmente indicado para crianças. Isso porque tem um componente lúdico que é positiva por envolvê-las.
Como esses recursos podem ajudar as crianças?
A biblioterapia e a cineterapia em crianças proporcionam diferentes benefícios. Entre os principais estão os seguintes:
- Permitem que as crianças se sintam compreendidas e acompanhadas ao se identificar com personagens fictícios. Às vezes, quando se deparam com uma dificuldade, podem sentir que são as únicos que sofrem com isso. Portanto, ver que é algo que também acontece com outras pessoas pode lhes trazer alívio e confiança.
- Ajudam os pequenos a colocarem suas emoções em palavras e a entendê-las melhor. Em tenra idade, as crianças ainda não possuem um amplo vocabulário emocional e pode ser difícil para elas entender o que estão sentindo. Porém, ao observar os protagonistas verbalizarem e expressarem sua situação, fica mais fácil para elas entenderem o que está acontecendo consigo mesmas.
- Podem ajudá-las a identificar a origem de seu desconforto. Se a história dos personagens for semelhante à sua própria vida, elas podem ver quais partes do seu dia a dia afetam o problema.
- Procuram maneiras diferentes de lidar com suas dificuldades. Às vezes, as crianças podem não saber como reagir a situações difíceis. Nesse aspecto, os personagens podem servir de modelo para elas. Imitar e possuir os recursos de enfrentamento que elas veem em filmes e livros pode ser muito útil.
- É uma boa oportunidade para compartilhar com os pais como a criança se sente. Assistir a esses filmes ou ler esses livros juntos leva a conversas abertas e estimulantes sobre o problema que, de outra forma, não ocorreriam.
Usando biblioterapia e cineterapia em crianças: o que levar em conta?
São muitas as situações que podem ser abordadas pela biblioterapia e pela cinematerapia em crianças. Por exemplo, resistência em ir à escola, medo de dormir sozinho ou ciúmes com a chegada de um novo irmãozinho. Além disso, sintomas de ansiedade ou problemas de comportamento podem ser tratados. Na verdade, existe um livro ou filme apropriado para cada problema. No entanto, para serem úteis, essas ferramentas devem atender a algumas características:
- Ser adequada para a faixa etária das crianças. Dessa forma, terá uma linguagem e um ritmo que prendam sua atenção e sejam facilmente compreendidos.
- Capturar situações semelhantes à vida da criança. Quanto mais a história dos protagonistas se assemelhar à da própria criança, mais fácil será para ela se sentir identificada. Nesse sentido, se os personagens tiverem a mesma idade, gênero, etnia e circunstâncias, eles serão modelos mais eficazes.
- Oferecer um exemplo apropriado. Tenhamos em mente que buscamos que a criança tenha uma referência para se apoiar. Por isso, esse personagem deve ser positivo e modelar os comportamentos que queremos que ela assimile como seus.
Livros e filmes que podem ser úteis
Como dissemos, qualquer livro ou filme que atenda aos parâmetros acima pode ser útil. Estes são alguns dos exemplos que podem ser usados:
- O filme O Discurso do Rei, para ajudar crianças com gagueira ou disfemia.
- Minions é um filme que pode ser especialmente positivo para crianças com autismo.
- A história infantil Vai Embora, Grande Monstro Verde!, ajuda os pequenos a superar o medo do escuro.
Livros e filmes como espelho para as crianças
Em suma, filmes e livros podem ser um grande apoio para certos problemas infantis e são uma ferramenta valiosa. Os personagens fictícios podem servir como um espelho no qual as crianças se veem e as ajudam a superar seus problemas. Às vezes, fazem parte de uma intervenção realizada por psicólogos infantis ou parte de uma sugestão de educadores. No entanto, os pais e outros encarregados de educação também podem recorrer a esse recurso para ajudar os pequenos a vencerem as dificuldades do cotidiano.
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