Boas maneiras à mesa: dicas para ensinar seu filho

Comer de maneira adequada e se comportar bem à mesa é um aprendizado importante para nossos filhos desde cedo. Vamos aprender neste artigo alguns segredos para ensinar boas maneiras à mesa aos nossos filhos.
Boas maneiras à mesa: dicas para ensinar seu filho

Última atualização: 04 Outubro, 2021

Ter boas maneiras à mesa, e na vida em geral, e saber se comportar em todos os momentos e em cada lugar é essencial. Isso nos permite ter um relacionamento adequado com os outros e conseguir atingir nossos objetivos em todos os momentos e situações.

Por isso, insistimos na importância de ensinar as crianças a terem boas maneiras à mesa. Esse comportamento as ajudarão, à medida que forem crescendo e quando adultas, a se comportar bem em qualquer tipo de refeição formal ou de trabalho, no restaurante ou na casa de um amigo.

O que são as boas maneiras?

As boas maneiras são atitudes ou normas de conduta que mostram que uma pessoa é educada e sabe se comportar de forma coerente com o local e com as pessoas com as quais se encontra. As boas maneiras são necessárias para conviver com os outros, tanto no seio da família como em outras áreas, como no ambiente profissional e na sociedade em geral.

No fundo, ter boas maneiras significa saber estar e interagir em vários locais ou espaços diferentes. Ou seja, dizem respeito a gestos ou atitudes tão básicas como: cumprimentar antes de entrar ou sair de um local, desligar o celular quando estiver em locais sossegados ou com mais pessoas (como em uma peça de teatro, cinema ou conferência), não jogar lixo nas vias públicas e dizer obrigado ou pedir desculpas.

Criança comendo sem ter boas maneiras à mesa ainda.

E, em relação aos bons modos à mesa, são as atitudes e condutas que devem ser seguidas para se comportar adequadamente em uma refeição. Ou seja, comer corretamente e interagir de forma adequada com os outros.

“As boas maneiras adornam o conhecimento e abrem caminho pelo mundo.”

– Felipe Stanhope de Chesterfield-

Dicas para ensinar boas maneiras à mesa aos seus filhos

Existem regras e regulamentos muito rígidos definidos por um protocolo em relação ao comportamento à mesa. E não podemos esperar que nossos filhos aprendam tudo estritamente. No entanto, podemos considerar algumas dicas para insistir em alguns comportamentos básicos e, assim, levar as crianças, desde cedo, a internalizar hábitos relacionados aos momentos à mesa (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

  • Nunca permita que elas se sentem à mesa sem antes lavar as mãos.
  • Chame a atenção quando a criança não sentar corretamente na cadeira, com as costas retas e encostadas no encosto.
  • Corrija os cotovelos se eles estiverem apoiados na mesa ou se a criança se apoiar neles.
  • Ensine desde muito cedo a segurar os talheres corretamente.
  • Chame a atenção quando fizerem barulho ao mastigar ou falar com a boca cheia.
  • Faça seus filhos esperarem para começar a comer até que todos estejam sentados à mesa.
    Menina comendo uma salada com bons modos à mesa.
  • Explique que, se precisarem palitar os dentes, não devem fazer isso à mesa, e sim ao final da refeição e com privacidade.
  • Aconselhe a não tocar nos alimentos com as mãos ou empurrá-los com os dedos. Ensine a pegar um pedaço de pão, se necessário.
  • Lembre sempre da necessidade de usar um guardanapo para limpar a boca, em vez das mãos ou roupas.
  • Estabeleça como rotina que, ao comer, não se deve assistir televisão, nem usar o celular ou tablet. Sob nenhuma circunstância.

Insista e eduque pelo exemplo: a dica principal

Podemos dar muitas dicas e compartilhar muitas recomendações para ajudar as crianças a aprenderem boas maneiras à mesa. No entanto, isso não será possível se não as educarmos no dia a dia e pelo exemplo.

Não se trata de chamar a atenção de vez em quando ou quando não agirem corretamente, e sim de insistir nos pequenos detalhes e a cada refeição. Acima de tudo e em última instância, esteja ciente de que, se como pais e adultos não soubermos comer com boas maneiras na frente dos nossos filhos, dificilmente poderemos ensinar isso a eles.

Pode interessar a você...
A partir de que idade as crianças devem aprender boas maneiras?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A partir de que idade as crianças devem aprender boas maneiras?

Uma criança com boas maneiras é adorável.Como sabemos que nosso filho está pronto para aprender boas maneiras? Existe uma idade ideal para isso?