Sopa: uma refeição ideal para as crianças

· 9 de julho de 2018
São muitas as características que transformam um prato de sopa em uma refeição muito prática e saudável para as crianças, em especial porque é versátil na preparação e nos ingredientes.

A junção de alimentos que compõem as sopas são uma forma de proporcionar importantes nutrientes às crianças. Além disso, a sopa é uma refeição que pode ser consumida desde cedo.

Essa refeição traz muitos benefícios, além de variar de acordo com a receita que utilizamos. Um bom caldo deve ter o equilíbrio adequado para que seu aporte nutricional seja o ideal, sobretudo quando se trata do alimento que vamos dar a nossos filhos.

Tanto as carnes de ave, peixe e vaca podem ser incluídas na sopa. Também podemos incluir qualquer tipo de vegetais, transformando a sopa em uma opção perfeita caso as crianças não gostem de comer esses alimentos. Posto que as combinações que a sopa admite são tão variadas, é muito provável que consigamos chegar a uma receita saborosa para as crianças.

Quais são os benefícios de tomar sopa?

A sopa pode ser tomada em diferentes versões, horas e gostos. Além disso, seus benefícios também são muito variados. Podemos preparar uma sopa com produtos que temos na geladeira ou comprar outros, que em geral são baratos; e ela encaixa em uma refeição tanto como prato principal quanto como entrada.

É um prato muito útil para aquecer em épocas frias ou para dar início à esperada dieta complementar. Podemos utilizar de um caldo muito nutritivo em caso de resfriado ou para restabelecer os eletrólitos perdidos pelo corpo durante uma febre ou atividade física.

Outros benefícios relacionados ao consumo de sopa podem ser:

  • Como é feita com grande quantidade de água, é um alimento hidratante, permitindo uma melhor absorção de nutrientes
  • É um prato simples de preparar, pois em geral se trata de uma combinação de alimentos e água fervente. Também existem nas versões industriais para micro-ondas, sopas de envelope ou creme de verduras.
a sopa

  • Ajuda a prevenir a obesidade infantil ou o sobrepeso quando a receita tem poucas calorias.
  • Como primeiro prato, serve para reduzir a quantidade de alimentos que ingerimos na refeição. Visto que são muito nutritivas, podem saciar rapidamente; poupamos por volta de 20% das calorias quando incorporamos a sopa no cardápio.
  • É ideal para regular a densidade energética, pois em cada porção existe mais volume e menos conteúdo calórico.
  • Promove uma alimentação saudável. Uma vez que as crianças adquirem um hábito alimentar relacionado com o consumo de sopa, vão preferir este tipo de alimento.
  • Favorece a ingestão dos alimentos de maneira pausada. Comer pausadamente é algo que as crianças devem aprender desde muito pequenas porque é mais seguro para elas. Além disso, favorece o processo digestivo, permite apreciar melhor o sabor dos alimentos e controlar a quantidade de comida consumida.
  • A sopa permite aproveitar os nutrientes das verduras e dos legumes de forma mais efetiva. Algo que em geral se perde na água onde são cozidos quando servidos de outra forma. Isso implica em que as crianças obtêm valores nutricionais de um produto que nem sempre gostam.

Como preparar a sopa ideal para as crianças?

Como já havíamos dito, preparar sopa não é um processo muito complicado. Entretanto existem certas dúvidas a respeito de quais são os ingredientes adequados para as crianças menores. Independente de você ser uma uma “expert” na cozinha, esta receita pode te ajudar a se especializar em uma versão saborosa.

Como um bom caldo é suficiente, você não precisa seguir as ideias que vamos apresentar ao pé da letra, basta colocar o que é do seu gosto. Esta é a receita sugerida para hoje.

a sopa

  • Para começar, escolha a carne a ser utilizada para a base; o osso é muito recomendado no caso de a escolha ser carne de vaca. Frango também é indicado. Se a escolha for peixe, recomendamos utilizar as espinhas e a cabeça.
  • Ponha a carne ou o que você escolheu para ferver com água suficiente, enquanto você corta algumas verduras: cenoura, abobrinha, batata, cebola, alho- poró, brócolis, coentro, pimentão, todas se encaixam.
  • Recomendamos colocar a metade destes ingredientes de uma vez com a carne e a outra metade depois que água tenha fervido uns quarenta minutos.
  • Os temperos e o sal podem ser colocados de uma vez ao seu gosto, e se necessitarmos mais sabor, experimente colocar um pouco de cebola frita com alho logo antes de apagar o fogo.
  • Como é para crianças, uma opção é dar uma batida no liquidificador junto com alguns pedaços de carne. Se você fez a sopa utilizando peixe, lembre-se de passar a sopa por um guardanapo de algodão ou mesmo um coador de café de papel para separar as espinhas e impurezas.
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