Brincadeiras com água para crianças

08 Março, 2020
As brincadeiras com água são algumas das mais divertidas durante a infância. Elas ajudam a combater o calor e promovem momentos de muita diversão em grupo. A seguir, vamos falar mais sobre o assunto.

As brincadeiras com água promovem interação social, espontaneidade, criatividade e, até certo ponto, engenhosidade. Por nem sempre terem tudo o que imaginam, as crianças têm que encontrar maneiras de conseguir o que precisam para as brincadeiras.

Por exemplo, ao estar na piscina, se as crianças decidirem brincar de crocodilos no pântano, elas nem sempre terão todos os brinquedos para sustentar a sua fantasia e, por isso, terão que recorrer ao que estiver ao seu alcance para completá-la.

É aconselhável permitir que a criança experimente por conta própria, mas, primeiramente, ela sempre deve ouvir atentamente as medidas preventivas a serem consideradas, para a sua própria segurança e a de outras crianças. Dessa forma, ela pode se familiarizar com o ambiente aquático e se divertir sem inconvenientes. Naturalmente, a criança não deve ser deixada sem supervisão.

O grande benefício das brincadeiras com água para crianças reside principalmente no desenvolvimento de habilidades motoras, tais como equilíbrio e coordenação.

Brincadeiras com água para crianças

A seguir, vamos apresentar a nossa seleção de brincadeiras com água para crianças. Com elas, o verão poderá se tornar uma época muito mais divertida e dinâmica. Aproveite-as!

Brincadeiras com água para crianças

1. Corrida com um copo d’água

Para iniciar a brincadeira, você deve desenhar duas linhas: uma que indica a largada e outra indicando a linha de chegada. Em seguida, divida as crianças em equipes com o mesmo número de participantes e peça para que fiquem alinhadas atrás da linha da largada.

Para começar, haverá apenas um membro da equipe localizado na linha da largada. E, assim como acontece no revezamento clássico, os primeiros ficam na linha da largada, segurando o copo d’água, para entregar o copo ao respectivo parceiro que está esperando na linha de chegada.

O objetivo é fazer o percurso o mais rápido possível, sem derramar muita água do copo. No final da corrida, o time que tiver mais água no copo ao completar a primeira rodada é o vencedor.

2. Pegar o lenço

Essa brincadeira é ideal para praticar em qualquer piscina e requer grande velocidade. Para brincar, você precisará de um lenço para cada jogador. O número de jogadores será limitado apenas pelo tamanho da piscina.

Cada participante deve colocar um lenço nas costas da camisa. O objetivo do jogo é coletar o maior número possível de lenços, porém sem perder o próprio lenço. O grande vencedor será aquele que conseguir pegar mais lenços.

Aqueles que perderem os lenços devem sair imediatamente da piscina enquanto aguardam a próxima rodada de jogo. Por outro lado, os lenços que caírem no fundo da piscina pertencerão ao primeiro que for buscá-los.

3. Acertar os balões

Os jogadores devem ser divididos em 2 equipes de pelo menos 4 jogadores. A primeira coisa que deve ser feita é dar um balde para o capitão de cada equipe e um balão para cada um dos outros jogadores.

Os jogadores devem encher os balões com água, mas sem dar nenhum nó. Depois disso, as equipes devem se alinhar uma ao lado da outra, diante da linha de lançamento.

Cada capitão deve dar cinco passos do primeiro de seus companheiros, virar-se para ele e segurar o balde firmemente sobre a cabeça. Por sua vez, os membros de cada equipe devem lançar os seus próprios balões abertos. O objetivo é que o balão caia no balde que o capitão está segurando sobre a cabeça.

Vale destacar que o capitão pode se mover para pegar o balão, mas não deve tirar o recipiente da cabeça.

Brincadeiras com água para crianças

4. Atirar no balão

Essa brincadeira pode ser feita tanto dentro da piscina quanto em um jardim ou pátio. Os jogadores devem se organizar em duas equipes de 3 a 5 participantes.

Ambas as equipes devem ficar frente a frente, a 3 ou 4 metros uma da outra, se estiverem brincando em uma piscina grande ou nas duas extremidades, se for uma inflável. Cada jogador estará equipado com uma pistola de água.

Um balão deve ser colocado no centro da piscina e, após o sinal de partida, os jogadores devem mirar na bola a fim de deslocá-la para a frente com os jatos de água lançados com as pistolas. Assim, o time que conseguir colocar a bola no seu canto será o vencedor.

Para essa brincadeira, é importante cooperar e unir forças a fim de mover a bola na direção certa e neutralizar os tiros dos adversários. Pode haver momentos de pausa para recarregar as pistolas com água. 

Em suma, as brincadeiras com água para crianças constituem um conjunto de atividades recreativas, mas também fundamentais para o desenvolvimento físico, social e emocional. Ensine as crianças a apreciá-las!