Brincar com barro estimula e deixa as crianças mais felizes

18 Janeiro, 2021
O barro é um material muito versátil com o qual é possível brincar de milhares de maneiras. As crianças que brincam com esse material ficam mais felizes e se sentem mais livres, pois ele traz grandes benefícios para a sua saúde.

Brincar com barro é uma experiência estimulante e divertida que toda criança deveria experimentar. Quem nunca brincou dessa forma? Certamente, muitos de vocês devem se lembrar de quando eram pequenos e brincavam com barro. Nesse sentido, quando manuseamos o barro, o nosso estado de humor melhora. Dessa forma, essa brincadeira deixa as crianças mais felizes.

Tocar no barro, sentir a sua textura, o frescor… isso estimula não só os sentidos da criança, mas também as suas emoções. Traz calma, relaxamento e uma sensação de felicidade.

As crianças são especialistas em barro: assim que veem a terra molhada, correm para tocá-la e brincar com ela. Deixe que elas façam isso, pois as deixa mais felizes!

Incentive as crianças a brincar com barro

O manuseio do barro traz enormes benefícios para os pequenos, e isso é algo que deve ser levado em consideração pelos pais. Por causa da sua textura, seu cheiro e sua umidade, o barro é um material que proporciona uma enorme experiência sensorial.

Brincar com barro estimula e faz as crianças mais felizes

Também é preciso dizer que há meninos e meninas que sentem dificuldade para tocar o barro ou se sujar com ele. Por isso, devemos respeitar os ritmos e tempos de cada um, já que o limiar de estimulação sensorial varia de uma criança para outra. É preciso ter paciência para encorajar essa experiência quando a criança realmente for aproveitá-la.

Brincar com barro deixa as crianças mais felizes

Em uma entrevista, o pedagogo italiano Francesco Tonucci comentou que “o barro é o príncipe dos brinquedos”, já que ele não é nada, mas pode ser tudo. É um material natural que podemos ter em qualquer momento do ano, embora a melhor época para se divertir com ele seja o verão, pois o calor e a necessidade de nos refrescar tornam a experiência mais enriquecedora.

Benefícios para a saúde de brincar com barro

Pesquisas recentes mostraram que brincar com barro melhora o sistema imunológico e, além disso, também pode prevenir futuras alergias. Os pais se empenham em correr para limpar as mãos das crianças quando elas ficam cheias de barro, mas isso deixa os pequenos indefesos.

Cientistas descobriram que o barro contém bactérias (Mycobacterium vaccae) que não são patogênicas e são responsáveis ​​por diminuir a ansiedade e o estresse, aumentando, assim, a sensação de bem-estar e felicidade. Essa experiência sensorial ajudará as crianças a crescer de forma saudável.

Alguns dos benefícios que podemos encontrar ao brincar com barro são:

  • Melhoras na aprendizagem: a serotonina que é secretada quando as crianças estão felizes facilita a concentração e, dessa forma, elas também aprendem melhor.
  • Redução das alergias: o sistema imunológico é fortalecido. Ele precisa estar em ação, mas, se os pequenos sempre estiverem longe dos germes, ele vai reagir diante de outras substâncias que não são bactérias, tais como pólen, frutas, etc.
  • Redução dos níveis de asma.
  • Aumento da vitamina D no corpo: brincar com barro ao ar livre faz com que as crianças recebam essa preciosa vitamina a partir do sol.

Ideias de jogos para brincar com barro

O barro pode se tornar milhões de coisas se deixarmos as crianças brincarem com ele. Isso favorece, além da parte sensorial, outras habilidades, como as motoras, cognitivas e linguísticas, e também estimula a criatividade. Vamos ver alguns jogos para colocar em prática.

A grande torre de barro

O barro estimula cada um dos sentidos através do cheiro, do som (aquele barulho peculiar ao manipulá-lo), da sua textura úmida e fresca… Podemos brincar de criar a maior torre de barro. Como? Empilhando camadas de lama para aumentar a torre. Essa atividade será muito divertida e estimulante para as crianças.

Brincar com barro estimula e faz as crianças mais felizes

Cozinhar com barro

Essa atividade é um clássico. Eu mesma, quando criança, brinquei dessa forma milhões de vezes. Sempre queria ir ao campo para brincar de comidinha com o barro.

É possível preparar bolos aproveitando plantas, flores e pedras que estiverem ao redor. As crianças também podem fazer as suas próprias receitas. Assim, estarão trabalhando a criatividade e a concentração. A natureza pode ser o melhor brinquedo para os nossos filhos.

Personagens de barro

Como vimos, o barro é muito versátil e podemos fazer mil coisas com ele, como, por exemplo, criar personagens trabalhando com um barro mais consistente para que eles possam fazer parte das brincadeiras. Com esses personagens que as próprias crianças criaram e outros objetos que possuírem, elas podem montar os seus próprios mundos em miniatura.

Brincar com barro, uma experiência lúdica que deixa as crianças felizes

Está claro que brincar com barro é benéfico para as crianças. Por isso, devemos deixar que o toquem, manipulem e se sujem, beneficiando-se dessa experiência maravilhosa oferecida por esse material.

Além disso, o barro vai trazer uma sensação de liberdade, já que as crianças podem fazer mil coisas com ele e também podem incorporar uma infinidade de aprendizados através da experiência, criando memórias felizes e inesquecíveis. Então, vamos brincar com barro para aproveitar os seus grandes benefícios e nos divertir!

  • Matthews, D. M., & Jenks, S. M. (2013). Ingestion of Mycobacterium vaccae decreases anxiety-related behavior and improves learning in mice. Behavioural processes, 96, 27-35.
  • Reber, S. O., Siebler, P. H., Donner, N. C., Morton, J. T., Smith, D. G., Kopelman, J. M., … & Greenwood, B. N. (2016). Immunization with a heat-killed preparation of the environmental bacterium Mycobacterium vaccae promotes stress resilience in mice. Proceedings of the National Academy of Sciences, 113(22), E3130-E3139. https://www.pcaaz.org/wp-content/uploads/2017/07/E44-Nature-Play-Real-Benefits.pdf
  • Lowry, C.A.; Hollis, J.H.; De Vries, A.; Pan, B.; Brunet, L.R.; Hunt, J.R.F.; Paton, J.F.R.; Van Kampen, E. et al. (2007). “Identification of an immune-responsive mesolimbocortical serotonergic system: Potential role in regulation of emotional behavior”. Neuroscience.