Pintar pedras: artesanatos originais para crianças

22 Maio, 2020
Pintar pedras é uma atividade muito divertida e, ao mesmo tempo, relaxante para as crianças, pois as afasta da televisão e dos jogos no celular. Assim, é perfeita para as férias, um dia chuvoso ou simplesmente para mudar a rotina.

Talvez você acredite que pintar pedras não seja um artesanato para as crianças de hoje, que passam muitas horas ao longo do dia com o olhar fixo em uma tela.

No entanto, pode ser uma ideia excelente quando estamos de férias, quando a chuva não nos permite ir ao parque ou se você estiver tentando fazer com que elas não fiquem tão “viciadas em tecnologia”. Neste artigo, vamos te dar algumas ideias muito originais.

Como pintar pedras: artesanato para crianças

Quando temos algum tempo livre, nós, os pais, queremos aproveitar esse tempo com nossos filhos. Isso significa tirar o celular, o computador ou o tablet e organizar outros planos, como ir ao parque, à praia ou passear de carro.

No entanto, às vezes, certas situações frustram nossos planos e precisamos buscar alternativas para que as crianças se divirtam. Por exemplo, se houver uma tempestade, se a energia acabar, se estivermos de férias em um chalé no campo ou simplesmente se quisermos passar um tempo de qualidade em família.

Pintar pedras pode ser uma opção muito interessante, já que existem artesanatos para todas as idades. Seus filhos poderão revelar suas habilidades artísticas e você poderá reduzir o estresse e voltar à infância.

É possível coletar as próprias pedras em uma viagem ou até comprá-las para que sejam todas iguais. Algumas opções de artesanato divertido e original com esse material podem ser:

1. Pintar monstros

Se as crianças gostarem de filmes sobre esse tema ou se houver um jogo com monstros, elas podem desenhar seus personagens favoritos com pedras. É bem simples: primeiro, usando pincel e tinta acrílica, a pedra é pintada de uma cor, que pode ser vermelho, amarelo, laranja ou azul-celeste.

Quando a pedra estiver seca, colocamos um ou dois olhos móveis – que podem ser comprados em lojas de artesanato – e , com uma canetinha, desenhamos o nariz, a boca, os dentes e os detalhes que quisermos para o rosto. Depois de terminado, podemos inventar alguma brincadeira ou história que inclua esses monstros divertidos.

2. Pintar os integrantes da família

Usando um pincel muito fino ou uma canetinha, podemos pintar pedras para cada membro da família. Assim, separamos uma pedra para o pai, outra para a mãe e uma para cada um dos pequenos da casa. Também podemos incluir os animais de estimação, os avós, os primos ou quem a criança quiser.

Pintar pedras

É uma ideia excelente para fazer uma árvore genealógica original! Não se esqueçam de adicionar as características distintas de cada pessoa: se usa óculos , se tem bigodes, se as sobrancelhas são grossas ou se tem um piercing no nariz.

3. Dominó

Pintar pedras não é uma atividade que termina quando a peça está seca e pronta. Ou seja, pode ser o pontapé inicial para muitas aventuras e tardes divertidas. Por exemplo, podemos usar pedras que sejam semelhantes entre si para montar as peças do dominó.

Primeiro, você precisará pintá-las com cores diferentes, sem nenhuma regra ou sequência. Conforme vão secando, com uma canetinha preta, fazemos uma linha vertical no meio e depois os pontos usados para designar os números.

O dominó possui 28 peças, divididas em dois espaços com pontuações que variam do zero – vazio – até o seis. As combinações de números podem ser feitas seguindo as peças originais do jogo ou juntando-as como desejarmos.

4. Carros

Os pequenos adoram ter carros coloridos para brincar de corrida, mas às vezes têm tantos que já não prestam mais atenção neles. Podemos pintar carros de cores diferentes e então adicionar detalhes: dois círculos para as rodas, um semicírculo para as luzes, duas janelas em cinza ou branco…

Depois, é apenas uma questão de montar a pista ou a estrada e criar as brincadeiras que mais entretenham seus filhos. Diversão garantida!

Outra opção é fabricar carros diferentes – por exemplo, polícia, ambulância, ônibus ou bombeiros – e construir uma cidade inteira com pedras. Algumas podem ser casas, outras semáforos, um posto de combustível ou um hospital.

Pintar pedras

5. Ímãs

Pintar pedras é uma atividade muito divertida que certamente você já deve ter notado. No entanto, também pode ser bastante útil. Por exemplo, você pode criar ímãs para a geladeira ou para um quadro magnetizado no quarto das crianças.

Em primeiro lugar, escolha pedras pequenas e leves. Em seguida, pinte-as como quiser e, quando estiverem secas, adicione um ímã na parte de trás. Os ímãs podem ser usados para deixar papéis com mensagens, a lista de compras ou as atividades diárias que cada um deve realizar.

Em resumo, não perca a oportunidade de pintar pedras com seus filhos assim que vocês tiverem um tempinho livre. Será uma atividade muito divertida e enriquecedora para todos!