Brincar com seus filhos: por que é algo positivo?

· 14 de novembro de 2018
Quando brincamos com nossos filhos, eles se relacionam melhor com os outros e aprendem a se comunicar. Inclusive, nós mesmos nos beneficiamos muito. Confira!

Brincar com seus filhos por, pelo menos, 15 minutos por dia faz com que se tornem crianças mais felizes. Além disso, fortalece os laços entre pais e filhos.

Embora seus filhos gostem de brincar com crianças da mesma idade e tenham amigos, eles não vão parar de pedir para que você brinque também.

Talvez você pense que brincar com seus filhos seja uma perda de tempo e esteja sempre procurando desculpas, como o excesso de trabalho.

No entanto, você pode ficar surpresa ao saber que, na verdade, brincar com seus filhos traz muitos benefícios.

Mas quais são esses benefícios? Para quem? Quanto tempo é necessário dedicar às brincadeiras? Encontre as respostas a seguir.

 

Benefícios brincar com seus filhos

O fato de os pais brincarem com seus filhos não é apenas um benefício para os pequenos, você também vai perceber as vantagens para si mesma.

Por exemplo, você os conhecerá de maneira mais completa, aprenderá quais são seus interesses e como eles reagem diante de dificuldades.

Isso permitirá que você semeie valores, maneiras de resolver problemas e crie fortes laços de amizade que durarão para sempre.

Quais são os benefícios para as crianças?

Quando os pais brincam com as crianças, elas ficam muito mais felizes. Além disso, crescerão como adultos de sucesso.

Não é uma simples coincidência. Alguns dos benefícios são:

  • Elas aprendem a se comunicar, cooperar com os outros e transmitir suas ideias e sentimentos.
  • Elas fortalecem a autoestima e a confiança porque sentem que você realmente as ama e quer estar com elas.
  • Desenvolvem suas habilidades motoras fazendo exercícios de uma maneira divertida.
  • Aumentam a capacidade de explorar e criar novas ideias.
  • O desempenho na escola melhora porque aumentam a capacidade de concentração. Assim elas têm menos dificuldade para entender o que é explicado nas aulas.
  • Aprendem a controlar suas emoções e a reconhecer os sentimentos dos outros. Aprendem até mesmo a serem líderes. Além disso, aprenderão valores como respeito, compreensão, tolerância, entre outros.
  • Nas brincadeiras sempre aparecem situações que devem ser resolvidas. Isso as ajudará a resolver problemas na vida cotidiana.
  • Criarão boas lembranças com você como uma figura materna ou paterna. Os pequenos nunca esquecerão os bons momentos que compartilharam com você.
brincar com seus filhos

Quanto tempo pode ser dedicado às brincadeiras?

Se você passa o dia inteiro trabalhando, com certeza quer chegar em casa e descansar.

Mas lembre-se de que seus filhos são muito importantes e, quando crescerem, você irá desejar ter passado muito mais tempo com eles.

Portanto, estabeleça o objetivo de passar mais tempo brincando com seus pequenos. Apenas 15 minutos por dia serão suficientes, desde que sejam de qualidade e com total dedicação.

O que levar em conta na hora de brincar com seus filhos?

Para que todos se sintam à vontade quando os pais brincam com seus filhos, é importante que você leve em consideração as seguintes sugestões:

  •  Muitos pais simplesmente param e esperam a bola para agarrá-la. Mas a verdade é que brincar implica muito mais. Se for necessário se jogar no chão, você não deve hesitar. Deixe sua imaginação voar e entre no personagem para que ambos se divirtam muito mais.
  • Cumpra com sua palavra. Se você disse que durante determinado tempo você vai brincar, então faça isso.
  • Não subestime a importância desse momento verificando seu telefone ou tentando terminar rapidamente.
  • Não intervenha tentando controlar a brincadeira. Este é o momento em que as crianças aprenderão sobre ser líderes e propor ideias.
  • As brincadeiras sempre serão diferentes. Por exemplo, quando é o pai quem brinca, talvez a atividade seja esportiva. Mas se for a mãe, podem ser outros tipos de brincadeiras, como as de estratégia, por exemplo.
brincar com seus filhos

Brinque de acordo com a idade de seus filhos

É sempre positivo que os pais brinquem com os filhos, mas a idade dos pequenos deve ser levada em consideração.

Isto é muito importante porque as crianças têm necessidades diferentes à medida que crescem. Assim, os tipos de brincadeiras que eles praticam irão ajudá-las em seu desenvolvimento.

Os seguintes parâmetros podem ser úteis para você:

Recém-nascidos aos 2 anos

Nessa idade, as brincadeiras que você pode fazer com seu bebê são do tipo motor. Elas consistem em mover os objetos e o corpo para ver a reação a esses movimentos.

A partir de 2 anos

Agora as crianças já têm uma grande capacidade de imaginação. Elas podem transformar qualquer objeto que veem em algo muito maior em sua mente.

“Lembre-se de que seus filhos são muito importantes e, quando crescerem, você irá desejar ter passado muito mais tempo com eles”

De 5 a 7 anos

Nessa faixa etária, as crianças já desenvolveram a capacidade de criar, tanto mental quanto manualmente.

Por exemplo, com caixas elas podem fazer uma casa. Assim, com uma pequena ajuda sua, as crianças explorarão essa habilidade ao máximo.

A partir dos 7 anos de idade

Nessa idade, elas já aprenderam a se relacionar com os outros e a aceitar as regras das brincadeiras para que possam realizar quase qualquer atividade recreativa juntos. Aproveite essa fase e entre completamente nas brincadeiras com seus pequenos!

Em suma, é muito bom para crianças que os pais brinquem com elas, assim como para os adultos.

Vá em frente e procure oportunidades para brincar com elas. Certamente, elas vão agradecer!