5 brinquedos para crianças de 5 anos que contribuirão para o seu desenvolvimento social

17 Março, 2020
Brincar é essencial para o desenvolvimento social das crianças, e é responsabilidade dos pais escolher com o que elas vão brincar. Para isso, há vários aspectos a serem levados em consideração quando compramos brinquedos para crianças de 5 anos.
 

A recreação e a diversão de uma criança é algo prioritário, ainda mais no início da infância. Os nossos filhos precisam se divertir e compartilhar de forma saudável usando os seus brinquedos favoritos. Por essa razão, é importante que você escolha os melhores de acordo com a idade deles. Descubra quais são os melhores brinquedos para crianças de 5 anos para favorecer o desenvolvimento delas na sociedade.

Os brinquedos têm um papel muito importante na vida de uma criança, já que eles fornecem emoção, destreza, diversão e experiências novas para a sua vida. Nesse sentido, os brinquedos para crianças de 5 anos em diante devem cumprir alguns requisitos para que permitam que elas tenham um melhor desenvolvimento cognitivo, social e físico.

Aspectos importantes nos brinquedos para crianças de 5 anos

Antes de mais nada, você tem que procurar brinquedos que permitam que a criança desenvolva a criatividade e a imaginação. Geralmente, eles tendem a ser os preferidos com os quais as crianças querem brincar. Dessa forma, você precisa escolher brinquedos para crianças de 5 anos que, além de entretê-las, também ajudem a educar e ensinar.

Além disso, você sempre deve levar em conta o rótulo da idade, que é sugerida pelos desenvolvedores dos brinquedos, para ver se esse brinquedo é adequado ao seu filho. Sem dúvida, é bom que o seu filho tenha brinquedos que o permitam desenvolver habilidades motoras e possibilitem uma boa convivência com outras crianças.

 

Os melhores brinquedos para crianças de 5 anos

Por natureza, as crianças se divertem bastante quando sentem que estão competindo com os seus amigos ou que as suas habilidades estão sendo colocadas à prova. Por isso, os jogos de tabuleiro nos quais participem mais de um jogador são perfeitos para compartilhar com outras crianças.

Além disso, também há os brinquedos de brincar ao ar livre. O seu filho vai adorar, já que eles o ajudarão a desenvolver as suas habilidades sociais e motoras.

Os brinquedos para crianças de 5 anos devem ter certo nível de dificuldade ou regras para que elas aprendam a acatar e seguir ordens ou sugestões. Além disso, entretenimentos como construções, quebra-cabeças e outros brinquedos didáticos ajudam a melhorar a sua motricidade fina, assim como a desenvolver um bom nível de raciocínio e de concentração.

Quebra-cabeça: brinquedos para crianças de 5 anos

1. Patinete de três rodas

Os patinetes de três rodas são excelentes para as crianças de 5 anos, já que ajudam a drenar a hiperatividade que elas costumam ter. Além disso, eles são projetados com uma plataforma baixa e equilibrada com três arruelas, com a finalidade de oferecer uma diversão segura.

 

Igualmente, eles também têm um botão de bloqueio de direção e um freio na frente para poder ser controlado de forma simples. Com esse brinquedo, o seu filho poderá desenvolver as suas habilidades motoras e obterá segurança e confiança em si mesmo à medida que for crescendo. Tudo isso torna o patinete ideal para compartilhar com outras crianças e adquirir competências.

2. Bolinha de gude

Sem dúvida, é um brinquedo que passou por várias gerações e que nunca deixou de divertir as crianças. Com esse brinquedo de cores bonitas, o seu filho poderá se divertir com os seus colegas jogando no pátio ou na escola. Essa atividade o ajudará a seguir regras e ter paciência de esperar a sua vez, entre outros benefícios.

3. Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são muito divertidos e, além disso, contribuem para desenvolver a capacidade lógica com a qual a criança organizará de forma coerente as peças para montar a figura. Na idade de 5 anos, as crianças podem montar quebra-cabeças com mais de 50 peças. De fato, isso será um desafio que a colocará à prova, mas ela não vai ficar entediada.

“É bom que o seu filho tenha brinquedos que permitam que ele desenvolva habilidades motoras e possibilitem uma boa convivência com outras crianças”.

4. Jogo da memória

Os jogos da memória são excelentes para o bom desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas. Além disso, seu filho poderá compartilhá-lo com outras crianças, enquanto aprende a se lembrar das localizações de cada uma das figuras.

 
O piano é um dos brinquedos para crianças de 5 anos

5. Piano de brinquedo

Os pianos de brinquedo podem ajudar o seu filho a se desenvolver na parte cultural e criativa. Dessa forma, ele pode desenvolver a inteligência musical e descobrir uma possível paixão pela música enquanto se diverte.

Os brinquedos vão evoluindo com o tempo e estão cada vez mais sofisticados. No entanto, o propósito continua sendo o mesmo: divertir a criança de forma saudável.

Portanto, se você escolher bem os melhores brinquedos para crianças de 5 anos, vai garantir que eles contribuirão para o desenvolvimento físico, emocional e social do seu filho. Por fim, algo que você jamais deve esquecer é ensinar o seu filho a compartilhar os brinquedos. Além disso, você também deve passar um tempo com ele brincando do que ele mais gostar de fazer.