Cardápio saudável para curtir com as crianças na praia ou na piscina

Se você vai passar um dia na praia ou na piscina com as crianças, precisa preparar lanches saudáveis para garantir um ótimo aporte de nutrientes.
Cardápio saudável para curtir com as crianças na praia ou na piscina

Última atualização: 18 agosto, 2022

Para planejar um dia de verão, é fundamental preparar um cardápio saudável para consumir na praia ou na piscina. Especialmente ao viajar com crianças, pois é importante garantir um fornecimento de nutrientes essenciais de alta qualidade. Além disso, devem ser propostos pratos de baixo risco microbiológico para evitar choques desnecessários. Continue lendo e anote essas sugestões!

Tenha em mente que durante a estação quente, os passeios fora de casa e as viagens aumentam. Mas isso não significa que você tenha que abrir mão da possibilidade de comer bem todos os dias. Com boas orientações alimentares, será possível cuidar e manter um bom estado de saúde ao longo dos anos.

Vamos para a cozinha?

Primeiro prato do cardápio saudável para curtir com as crianças na praia

A coisa mais simples para comer como primeiro prato é um wrap, pois esse alimento consegue fornecer uma dose de carboidratos com baixo índice glicêmico. Além disso, será necessário escolher como recheio alguns alimentos com alto teor de proteína.

Esses nutrientes são cruciais para garantir o crescimento adequado durante a infância e adolescência, conforme evidenciado pela pesquisa publicada na revista Nutrients.

Os wraps de frango e os rolos de salada são refeições ideais para desfrutar na praia ou à beira da piscina nos dias de calor. Em geral, os pequenos adoram!

Wrap de frango e abacate

Uma das melhores opções é o wrap de frango e abacate. É de fácil preparo e contém proteínas de alto valor biológico, que contêm todos os aminoácidos essenciais e também têm uma pontuação notável em termos de digestibilidade. Portanto, serão usadas de forma otimizada e cumprirão todas as suas funções.

Por sua vez, o abacate é uma fonte de ácidos graxos insaturados e vitamina E. Este último nutriente tem um forte caráter antioxidante, por isso é fundamental para neutralizar a formação de radicais livres e evitar a sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Graças a isso, muitas patologias crônicas e complexas podem ser prevenidas ao longo dos anos.

Segundo prato, uma salada

A melhor opção para o segundo prato do cardápio saudável para curtir com as crianças na piscina ou na praia é a salada. Não só é muito refrescante, como também garante uma alta concentração de vitaminas. Entre elas, devemos destacar a vitamina C, um elemento que demonstrou fortalecer o sistema imunológico e consegue reduzir a incidência de infecções.

Além disso, você sempre pode adicionar outra porção de carboidratos complexos para garantir energia suficiente para toda a tarde e aumentar o nível de atividade física. Também não devemos esquecer as proteínas e gorduras de qualidade. Um exemplo a ter em conta é a salada de quinoa com conserva de atum e tomate-cereja. É muito saboroso e nutritivo, além de fácil de preparar.

Alimentos a evitar

Ao pensar no cardápio de verão, é preciso evitar o consumo de alimentos com alto risco microbiológico, como alimentos crus. Além disso, é ideal colocar todos os pratos em uma bolsa térmica, com gelo dentro, para garantir que permaneçam frescos.

Em geral, em altas temperaturas, é melhor evitar comer os seguintes alimentos:

  • Salmão defumado.
  • Peixe cru.
  • Molhos com ovos, como maionese.
Durante o verão, as crianças vão tomar sorvete e não há nada de errado com isso! O ideal é apreciá-lo como sobremesa depois de ter consumido um cardápio saudável.

A sobremesa não pode faltar

No final da refeição, as crianças certamente pedirão a sobremesa. Em dias quentes, é melhor comer frutas ou iogurte. No entanto, você pode oferecer uma opção mais doce, como o sorvete.

Planeje um cardápio saudável para ir com as crianças à praia ou à piscina

Como você viu, é fácil preparar um cardápio saudável em pouco tempo, o que pode garantir um suprimento de nutrientes essenciais, para ir com as crianças à praia ou à piscina. No final das contas, o mais importante é que os alimentos ultraprocessados não apareçam com frequência na dieta, mas não há problema em consumi-los esporadicamente.

Para finalizar, devemos lembrar que, se o plano for passar o dia inteiro exposto ao sol, uma série de medidas preventivas terão que ser tomadas. É sempre fundamental ter água mineral natural disponível para manter um bom estado de hidratação. Da mesma forma, será decisivo proteger-se das queimaduras solares com um filtro UV. Aproveite essas dicas e prepare-se para curtir uma linda tarde de verão junto com seus filhos!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.