Tosse seca em crianças durante a noite: o que fazer?

5 de agosto de 2019
Por que a tosse seca da criança ocorre à noite? A tosse é geralmente gerada quando há obstrução do trato respiratório devido ao muco ou a outros problemas. Existem algumas dicas práticas para o tratamento desta condição irritante, que impede o descanso da criança e seus pais.

Quando pequenas, é comum que as crianças apresentem muco nas vias aéreas com frequência. No entanto, o normal é que a tosse cesse após alguns dias. Porém, algumas vezes ela não para, e a tosse seca em crianças poderá aparecer durante a noite. O que fazer nesses casos?

A tosse é um mecanismo reflexo que o corpo coloca em funcionamento quando as vias aéreas ficam obstruídas pelo muco. Através do movimento que a tosse gera, o organismo tenta se livrar de agentes estranhos.

A tosse seca em crianças durante a noite aparece quando as vias aéreas superiores começam a ficar irritadas de uma maneira incomum. Semelhante ao que acontece com os adultos, a criança não consegue dormir nem descansar.

Características da tosse em crianças durante a noite

Resfriados podem desaparecer sem deixar vestígios ou também podem se prolongar e causar uma tosse seca ou crupeÀs vezes, essa grave irritação do trato respiratório aparece sem congestão nasal prévia, simplesmente devido a um contágio.

Devemos esclarecer que não se trata de uma emergência, embora necessite de tratamento médico. Em geral, a fonte dessa tosse chata é uma infecção causada por um vírus que se aloja nas vias aéreas superiores.

No momento em que essa situação ocorre, quando a criança já adormeceu, o som seco assusta toda a família. No entanto, é necessário manter a calma e não transmitir ansiedade à criança, pois o choro pode piorar a situação.

O que causa tosse durante a noite?

No inverno, ambientes excessivamente aquecidos levam a um ambiente seco. Sem ventilação e na posição horizontal típica das horas de sono, o calor seco influencia as mucosidades que tendem a engrossar e obstruir o trato respiratório.

Por outro lado, esse mesmo ar quente carrega partículas leves de poeira. Isso causa a irritação da garganta, o que desencadeia essa tosse irritante.

menina com tosse seca

Como evitar crises de tosse nas crianças?

Uma sala bem ventilada impedirá o ar de estagnar e secar. Embora o ambiente deva permanecer confortável para que a criança não sinta frio durante a noite, é preferível não colocar fontes diretas de calor no rosto da criança.

Se você quiser garantir um ambiente equilibrado em termos de porcentagem de umidade, umidificadores podem ser uma saída.

“A tosse é um mecanismo reflexo que o corpo coloca em funcionamento quando as vias aéreas ficam obstruídas por muco.”

Sintomas que acompanham a tosse seca durante a noite

A febre também pode acompanhar a tosse seca. No entanto, isso não deve ser um sinal de alerta imediato, já que a febre nada mais é do que um mecanismo de defesa natural para combater os vírus alojados no corpo.

Em qualquer caso, se a febre não diminuir para menos de 38,5°C, e a criança apresentar complicações para respirar, é necessário ir a um médico de emergência.

Além da febre, a tosse seca em crianças durante a noite pode ser acompanhada por náuseas e espasmos. Os espasmos brônquicos são reconhecidos por um assovio característico.

Pode ser muito exasperante para a criança sofrer um episódio de tosse seca com ruídos e falta de ar. Se você perceber que o pescoço dela começa a afundar até a altura das clavículas, procure o serviço de emergência médica para que isso seja tratado o mais rápido possível.

Um caso de tosse seca que não é tratado a tempo pode se transformar em algo muito mais grave, como pneumoniaPortanto, ao realizar o check-up médico, é possível que seja solicitada uma radiografia das vias aéreas superiores. Qualquer inflamação da epiglote ou outra razão que obstrua a passagem do ar também pode ser detectada.

xarope para tosse em crianças

Tratamento para tosse seca

Frequentemente, a medicação é feita com corticosteroides, que servem para desobstruir os brônquios. Alguns remédios naturais, como os banhos de vapor, são de grande ajuda para reduzir a inflamação das vias respiratórias. Da mesma forma, espaços ventilados são essenciais para prevenir futuros episódios de tosse seca.

Por sua vez, existem alguns remédios caseiros que complementam a prescrição médica:

  • Coloque copos de água em diferentes partes da casa para evitar que o ambiente fique muito seco.
  • Beber bastante líquido ajudará seu filho a se livrar do muco e a combater qualquer agente estranho.
  • Tente fazer a criança dormir com a cabeça elevada alguns centímetros. Isso pode ser conseguido colocando uma almofada debaixo do colchão.

Em suma, se for a primeira vez que a tosse seca ocorrer à noite, a situação poderá parecer dramática. Mas o conselho é não perder a calma, porque a tensão piorará a tosse. Você poderá tentar aliviar a tosse levando a criança para um espaço ventilado ou dando um banho com muito vapor até a tosse passar.