Como o cérebro adolescente funciona

28 Maio, 2020
Por ser uma fase intermediária entre a infância e a idade adulta, a adolescência pode ser um período complexo para os jovens. Como o cérebro do adolescente funciona e como ele se desenvolve?

A plasticidade é um dos principais atributos do cérebro. Especialmente durante os primeiros anos, as conexões neurais são estabelecidas e multiplicadas milhares de vezes conforme novos conhecimentos são adquiridos. O cérebro adolescente apresenta mudanças inimagináveis e, hoje, vamos comentá-las aqui.

O período durante o qual o cérebro é mais moldável vai desde o nascimento até aproximadamente os 20 anos de idade. Dessa forma, o cérebro adolescente tem um trabalho exigente e características únicas que é importante que os pais conheçam, pelo menos superficialmente.

Desde o útero e durante toda a infância, o cérebro vai se desenvolvendo gradualmente. Ao chegar à adolescência, o desenvolvimento está completo. No entanto, ainda falta mais uma fase: a maturação.

Processo de maturação do cérebro adolescente

Para que possamos ter uma ideia, a maturação do cérebro adolescente é muito bem ilustrada no filme ‘Divertida Mente’ (2015). Nele, Riley, uma garota que chega à puberdade, muda-se com os pais para uma nova cidade e precisa se despedir de sua antiga vida e amigos.

O enredo desse filme tem as emoções da garota como protagonistas, atuando e debatendo dentro do cérebro. Esse cérebro está estruturado como um centro de comando central que conecta os mundos da família, das brincadeiras, da infância, entre outros.

Logo após o início do filme, o cérebro de Riley se transforma em um caos. A tristeza começa a dominar o presente e parece vencer a alegria, mais ligada ao mundo infantil.

Finalmente, Riley deixará para trás certas ilusões do mundo infantildas quais apenas algumas memórias ficarão conectadas, enquanto outras serão apagadas para sempre. A alegria se recupera e convive harmoniosamente com as outras emoções, inclusive a tristeza.

Na verdade, durante essa fase, acontece um tipo de ‘poda neural’. Trata-se de mudanças estruturais com as quais a substância cinzenta é transformada em substância branca.

Na adolescência, as conexões mudam e algumas delas desaparecem permanentemente, dando lugar a outras. Essas são conexões em desuso que o cérebro adolescente elimina em um processo de economia sem precedentes.

Como o cérebro adolescente funciona

Essa maturação que ocorre na adolescência é localizada, começando na nuca e terminando na testa. Quando os adultos se perguntam por que os adolescentes geralmente são tão imprudentes, a incompletude do processo de maturação é uma das respostas.

O que acontece é que a reorganização neural deixa por último a área pré-frontal, responsável pelo julgamento, pelo controle dos impulsos e pelo tomada de decisões, entre outras coisas.   

O crescimento do cérebro adolescente

Assim como o restante do corpo, o cérebro adolescente se desenvolve de acordo com o tempo próprio de cada indivíduo. As diferentes partes do cérebro em si também não crescem ao mesmo tempo. Atualmente, entender essas discrepâncias na maturação é crucial para acompanhar o desenvolvimento emocional do adolescente.

Por exemplo, o córtex cerebral pré-frontal (CPF), localizado atrás da parte superior do rosto, termina a sua maturação apenas aos 24 anos. Muito antes disso, a amígdala cerebral, no centro do cérebro, já teria o seu processo de maturação concluído.

O CPF é responsável por regular o estado de humor, os impulsos e o pensamento abstrato. Dessa forma, a possibilidade de se planejar para o futuro está incluída em uma região que ainda não completou o seu crescimento.

“A reorganização neural deixa a área pré-frontal por último. Ela é responsável pelo julgamento, pelo controle dos impulsos e pela tomada de decisões, entre outras coisas.”

Dicas para famílias com adolescentes

Embora nem todos os adolescentes passem pelo processo de maturação de maneira conflituosa, é verdade que saber ‘o que acontece na cabeça deles’ fará com que as suas atividades tenham um melhor rendimento. Uma das dicas mais estimulantes para ajudar no crescimento ideal do cérebro adolescente é fazer com que eles pensem no futuro.

Como o cérebro adolescente funciona

Se o adolescente tem um plano para quando terminar a escola, isso significa que a transição neural está ocorrendo de maneira saudável. Os adolescentes que planejam o seu futuro desenvolvem o pensamento abstrato de forma adequada. No futuro, eles serão adultos capazes de gerenciar as suas emoções de uma maneira eficaz.

Cabe destacar que, às vezes, os problemas emocionais não estão relacionados ao desenvolvimento cognitivo e neuronal. Diante de uma situação de crise nos jovens, é necessário avaliar, acima de tudo, a sua relação com o ambiente. A qualidade de vida que o jovem em questão mantém também é essencial.

Por fim, vale a pena ressaltar que um adolescente saudável deve dormir e se alimentar bem, ser sociável e executar atividades gratificantes. Se nada disso acontecer, então tentar o diálogo e talvez pedir ajuda podem ser boas ideias.

  • Casado, I. (2013). Adolescencia. FMC – Formación Médica Continuada En Atención Primaria. https://doi.org/10.1016/s1134-2072(04)75726-6
  • Iglesias Diz, J. L. (2013). Desarrollo del adolescente: Aspectos físicos, psicológicos y sociales. Pediatria Integral.
  • Hurlock, E. (1995). Psicología de la adolescencia. Psicología de la adolescencia.
  • Papalia, D., Wendkos, S., & Duskin, R. (2009). Psicología del desarrollo. De la infancia a la adolescencia. Psicologia del desarrollo.
  • Roa, A. (1982). La adolescencia. Revista Chilena de Pediatria.