4 alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

A vitamina C é um nutriente essencial para promover o bom funcionamento do sistema imunológico. Mas existem outros elementos que também podem ser decisivos.
4 alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

Última atualização: 10 Abril, 2021

Fortalecer o sistema imunológico das crianças é um dos objetivos da alimentação. Com um bom fornecimento de nutrientes, melhora-se a diferenciação das células da série branca, o que ajuda a aumentar as defesas. Dessa forma, a incidência de processos virais é reduzida no inverno.

Para atingir esse objetivo, além de melhorar a qualidade da alimentação, será necessário promover a prática de atividade física. Bons hábitos de estilo de vida proporcionarão resultados ótimos. Portanto, vamos começar dizendo quais alimentos você pode incluir na dieta dos pequenos para melhorar o sistema imunológico.

Alimentos para estimular o sistema imunológico das crianças

Não se trata apenas de incluir os seguintes produtos na dieta, pois também é preciso garantir que ela seja balanceada e variada.

Bebês comendo iogurte para fortalecer o sistema imunológico.

Iogurtes

Os laticínios fermentados são comestíveis e possuem um grande número de propriedades benéficas à saúde. Em primeiro lugar, eles contêm proteínas de alto valor biológico e minerais como o cálcio. Além disso, fornecem probióticos, bactérias que afetam o funcionamento do sistema imunológico.

Segundo estudo publicado na revista Probiotics and Antimicrobial Proteins, a inclusão de probióticos na dieta gera aumento da biodiversidade na microbiota. Assim, a permeabilidade da barreira intestinal é reduzida, fazendo com que menos microrganismos nocivos e compostos tóxicos cheguem à circulação.

Carne vermelha

Apesar da má reputação adquirida nos últimos anos, a carne vermelha ainda pode ser considerada um alimento saudável. Claro, é essencial evitar submetê-la a processos de cozimento agressivos, como a fritura ou o churrasco. Caso contrário, serão gerados ácidos graxos trans e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, capazes de prejudicar a saúde humana.

A carne vermelha contém, além de proteínas, quantidades significativas de zinco. Esse mineral é importante para garantir a diferenciação celular dos elementos que fazem parte do sistema imunológico. Isso é confirmado por pesquisas publicadas na revista Nutrients.

Por outro lado, a deficiência de zinco leva a falhas na produção de testosterona nos homens, o que causa problemas de desenvolvimento. Apesar de tudo, o consumo de carnes vermelhas deve ser moderado. É sempre recomendável dar preferência à ingestão de peixes.

Oleaginosas

As oleaginosas são alimentos que servem para fortalecer o sistema imunológico das crianças, entre outras coisas. Elas se destacam pela presença de proteínas em seu interior, mas também de ácidos graxos ômega-3. Esses nutrientes são capazes de modular os estados inflamatórios do organismo, aumentando a eficiência no funcionamento dos sistemas.

Eles também são uma boa fonte de zinco e outros minerais que estão envolvidos em muitas reações fisiológicas importantes.

Pimentões

A vitamina C é outro dos nutrientes que tem se mostrado de importância decisiva para fortalecer o sistema imunológico. Esse nutriente é encontrado principalmente no pimentão, embora seja tradicionalmente ligado principalmente às frutas cítricas.

Não só é útil para melhorar a eficiência desse sistema, como também é responsável por promover a síntese de colágeno. Pode até atuar como antioxidante, neutralizando a formação de radicais livres. Dessa forma, o risco de desenvolver patologias complexas a médio e longo prazo também é reduzido.

Criança com pimentão na cozinha.

Outros alimentos que contêm doses significativas de vitamina C são morango, kiwi e alguns tubérculos, como s batata e s batata-doce.

A dieta pode fortalecer o sistema imunológico das crianças

Um dos pilares de uma dieta saudável é a variedade. Nesse contexto, ao incluir alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças, será possível melhorar o funcionamento das defesas. Assim, os pequenos terão menos probabilidade de desenvolver processos virais durante o inverno.

Também deve ser levado em consideração que a suplementação pode ser usada para completar as necessidades de certos nutrientes. Em qualquer caso, deve ser recomendada e prescrita por um profissional que indicará a dosagem ideal, bem como os produtos ideais.

Por fim, não devemos esquecer que a atividade física é fundamental para melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Da mesma forma, promover um bom descanso é decisivo, principalmente nos primeiros anos de vida. Assim, um melhor desenvolvimento também será alcançado.

Pode interessar a você...
O formato da barriga pode indicar o sexo do bebê?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
O formato da barriga pode indicar o sexo do bebê?

Por muitos anos se ouviram mitos sobre a barriga da mulher grávida. A maioria deles fala sobre descobrir o sexo do bebê apenas observando o formato da barriga. Será que isso é verdade? Ou é só um mito?



  • La Fata G, Weber P, Mohajeri MH. Probiotics and the Gut Immune System: Indirect Regulation. Probiotics Antimicrob Proteins. 2018 Mar;10(1):11-21. doi: 10.1007/s12602-017-9322-6. PMID: 28861741; PMCID: PMC5801397.
  • Wessels I, Maywald M, Rink L. Zinc as a Gatekeeper of Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 25;9(12):1286. doi: 10.3390/nu9121286. PMID: 29186856; PMCID: PMC5748737.