5 benefícios de ter animais de estimação quando se tem filhos

Os animais de estimação - especialmente os cães - podem ser muito engraçados e especiais para os pequenos da casa. Neste artigo, vamos contar todos os benefícios que isso pode trazer para a sua família.
5 benefícios de ter animais de estimação quando se tem filhos

Última atualização: 03 Maio, 2021

Ter animais de estimação quando se tem filhos é algo maravilhoso e cheio de vantagens. Um animal de estimação, seja qual for, traz muita alegria para seus tutores. Mas as vantagens de ter um animal de estimação em casa quando se tem filhos vão além da pura diversão.

Os animais de estimação podem aumentar a autoestima das crianças, reduzir o estresse de toda a família e nos ajudar a ensinar às crianças lições importantes sobre amor, responsabilidade, lealdade e muito mais. A seguir, vamos ver com mais detalhes esses benefícios e as vantagens de ter animais de estimação em casa.

Ter um animal de estimação ensina valores às crianças

Com um animal de estimação em casa, até uma criança pode aprender o que é responsabilidade. Embora sejam os pais que devem assumir a parte mais importante das necessidades do animal, as crianças também podem assumir algumas responsabilidades com tarefas fáceis.

Além disso, os pequenos terão um grande exemplo da importância de ser amável e gentil, assim como do que significa criar e educar um ser mais indefeso. Isso vai lhes permitir valorizar e entender melhor o que seus pais e educadores fazem por eles, além de aprenderem a importância de obedecer. Eles também desenvolverão habilidades relacionadas à empatia e à compaixão.

Os animais de estimação ajudam a aumentar a autoestima

Várias pesquisas mostram que crianças que convivem com animais de estimação em casa apresentam maior autoestima. Segundo as pesquisas, para as crianças, os animais de estimação são companheiros com os quais podem conversar e brincar, o que beneficia sua autoestima.

Além disso, quando os pequenos têm autoestima elevada, também apresentam uma melhora na autoconfiança, sentindo-se mais seguros, felizes e sociáveis. Tudo isso lhes permite ser mais ativos e motivados para se movimentar, se exercitar e brincar com seu animal de estimação.

Os animais de estimação ajudam a desenvolver habilidades sociais

Crianças que têm animais de estimação também mostram maior controle dos impulsos e melhoram suas habilidades sociais com outras crianças. Foi comprovado que as crianças que crescem com animais de estimação demonstram melhores habilidades sociais e se tornam adultos mais competentes socialmente do que as crianças que nunca tiveram um animal de estimação.

Além disso, de acordo com uma pesquisa recente conduzida na França, crianças autistas que tiveram um animal de estimação desde os cinco anos de idade mostraram progressos em sua capacidade de compartilhar e confortar os outros.

Menina e gato

Os bichinhos em casa estimulam a aprendizagem

As crianças costumam contar para as bonecas as coisas que estão aprendendo e, às vezes, até assumem o papel de professoras para ensiná-las como se fossem suas alunas. Quando há animais de estimação em casa, essa mesma brincadeira fica muito mais interessante. As crianças muitas vezes brincam de contar aos seus animais de estimação o que elas aprenderam e até tentar ensinar-lhes coisas.

Graças ao feedback que os animais de estimação oferecem, as crianças podem brincar de muito mais coisas com eles do que com suas bonecas. A maioria das crianças adora ler para seus animais de estimação ou mostrar-lhes fotos em livros, o que estimula sua própria curiosidade.

Ter um animal de estimação é um benefício para a saúde da família toda

Ter um animal de estimação ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Os especialistas dizem que crianças que crescem com animais de estimação têm menos probabilidade de desenvolver alergias comuns devido à exposição precoce a certas bactérias. Algumas pesquisas mostram que quem tem animais em casa tende a adoecer com menos frequência.

Por outro lado, o ato de acariciar, limpar e mimar o animal ajuda a reduzir o estresse de toda a família. Além disso, os cães tendem a seguir os sinais comunicativos humanos, o que pode ajudar no desenvolvimento emocional. Além disso, ter um animal de estimação ajuda nos momentos de tristeza, pois a sua presença oferece companhia, uma companhia silenciosa para se sentir amparado.

Pode interessar a você...
5 artesanatos de animais divertidos e fáceis
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 artesanatos de animais divertidos e fáceis

Vamos mostrar para você 5 artesanatos de animais. Aprenda o passo a passo para que as crianças se divirtam criando e aprendendo. Não perca!