Histórias ideais para trabalhar a autoestima

Trabalhar a autoestima desde a infância é fundamental para um bom desenvolvimento pessoal e psicológico dos pequenos.
Histórias ideais para trabalhar a autoestima

Última atualização: 05 Abril, 2021

No mundo em que vivemos, trabalhar a autoestima desde a infância é essencial, tanto para enfrentar e superar problemas, como o bullying, quanto para desenvolver a personalidade e o amor-próprio.

Cada pessoa deve aceitar e amar a si mesma do jeito que ela é, porque é preciso entender que todos nós temos qualidades nas quais nos destacamos e defeitos que devemos aprimorar.

A pressão que existe atualmente sobre os padrões de beleza e perfeição nas pessoas torna até mesmo os adultos incapazes de amar a si mesmos da maneira como são. Como vamos ajudar as crianças a trabalhar a autoestima dessa forma?

Uma das melhores ferramentas para isso serão os livros infantis. Esses livros contam histórias com um aprendizado comum: aceitar e amar a si mesmo do jeito como cada pessoa é.

Histórias para trabalhar a autoestima com as crianças

1. No quiero el cabello rizado (Eu não quero cabelos cacheados)

A aceitação do corpo é algo intimamente relacionado à autoestima. Nesse caso, a história se concentra no formato do cabelo da protagonista do livro, que odeia seu cabelo com todas as forças.

Ao longo dessa divertida história, veremos como a protagonista tentará de diferentes maneiras alisar seu cabelo sem resultado. Depois de conhecer uma garota de cabelos lisos que adoraria encaracolá-los, a protagonista entende que cada um deve se aceitar do jeito que é, já que todos os tipos de cabelos são lindos.

A história conta com ilustrações muito dinâmicas e coloridas que, aliadas a uma história extremamente divertida, farão com que as crianças se divirtam tratando a sua autoestima da mesma forma que a protagonista do livro.

2. No como todos (Não sou como todo mundo)

Um dos melhores livros ilustrados para trabalhar a autoestima das crianças com menos de três anos é sem dúvida esse estrelado por uma cachorrinha salsicha.

Uma história muito simples, com ilustrações bem chamativas e facilmente identificáveis pelas crianças, mostra uma mensagem muito necessária e aplicável tanto para adultos como para crianças: não é uma questão de se encaixar, mas de ser você mesmo.

Ao longo das páginas veremos como a salsichinha é completamente diferente dos outros cães que estão ao seu redor. Depois de uma longa jornada, ela entende como é importante não perder sua identidade e ser sempre ela mesma.

3. Malena Ballena (Malena Baleia)

A história de Malena é uma história de superação. Malena é a protagonista dessa história. Ela é uma menina um pouco ‘gordinha’ e adora pular na piscina e nadar. No entanto, todos os seus colegas riem dela pela quantidade de água que ela espirra ao pular e a reprovam por estar acima do peso.

Por todas essas circunstâncias, Malena fica triste e sua autoestima está muito baixa. Porém, as palavras de sua professora de natação farão com que a protagonista da história reverta seus pensamentos e veja tudo de forma diferente.

Essa história, com um texto simples e belas ilustrações, é ideal para mostrar às crianças que mudando de ideia e mudando o ponto de vista tudo pode ficar muito mais fácil e bonito.

Mais livros para trabalhar a autoestima

4. Totalmente Adrián

O medo de ser rejeitado é o enredo da história que tem o pequeno Adrián como protagonista. A questão é que Adrián sempre foi normal até que, de repente, um dia, ele ganhou asas para voar! Adrián está encantado com suas novas asas, mas tem medo das pessoas ao redor, então decide escondê-las.

Uma boa história para trabalhar a autoestima das crianças e mostrar a elas a importância de se amar como elas realmente são e serem felizes consigo mesmas.

5. Yo voy conmigo (Vou comigo), um dos melhores livros para trabalhar a autoestima

A contracapa desse maravilhoso livro para trabalhar a autoestima define totalmente a essência dele: “Estamos dispostos a mudar o melhor da nossa forma de ser para agradar aos outros? Vale a pena?”

A história desse livro é sobre nosso primeiro amor, aquele que todos tivemos nos anos de escola, quando tentamos por todos os meios fazer com que o menino ou a menina que gostávamos nos notassem.

E é isso que acontece com a protagonista da história. O problema é que Martín, o menino de quem ela gosta, não a nota. A partir desse momento, os amigos da protagonista vão aconselhá-la a mudar certos aspectos físicos e da personalidade para que Martín a note.

Com algumas ilustrações divertidas e lindas, a mensagem desse livro é uma das melhores que podem ser oferecidas às crianças: você nunca precisa desistir de ser você mesmo para ser amada pelos outros.

Pode interessar a você...
Livros infantis mais destacados pela crítica
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Livros infantis mais destacados pela crítica

Uma seleção de livros infantis de qualidade para você curtir verdadeiras histórias fascinantes juntamente com os seus filhos. Não perca!



  • Anderson, L. (2017). No quiero el cabello rizado. Editorial Picarona.
  • Biddulph, R. (2017). No como todos. Editorial Andana.
  • Cali, D. (2010). Malena Ballena. Editorial Libros del Zorro Rojo.
  • Percival, T. (2017). Totalmente Adrián. Ediciones SM.
  • Díaz, R. (2015). Yo voy conmigo. Thule Ediciones.