Coisas que os pais fazem que podem levar as crianças a chorar

· 24 de junho de 2018
As crianças são indivíduos cheios de energia, mas também estão carregados de emoções que devem aprender a expressar. Dessa maneira, poderão se sentir bem e em harmonia consigo mesmas.

Mas, talvez, as crianças tenham algum tipo de tristeza secreta e chorem quando ninguém está olhando para que ninguém saiba o que está acontecendo. Talvez essa tristeza seja causada pelos pais.

Às vezes os pais não se dão conta do impacto que alguns dos seus comportamentos têm nos filhos. Mas é necessário olhar para si mesmos para saber se tudo está bem ou se realmente notam que algo não anda como deveria.

Os pais que amam seus filhos não querem que eles sofram, nem fisicamente nem psicologicamente. Mas, em algumas ocasiões, quando não percebem algum comportamento errado que têm, as crianças podem sofrer as consequências.

Quando sofrem, as crianças choram e todos nós deveríamos fazer o mesmo para limpar nossa alma. Mas o que pode levar as crianças a chorar sem que os pais percebam?

Assistir as notícias e permitir que as crianças assistam também

Quando as notícias estão passando na televisão, poucas vezes são coisas boas. O noticiário geralmente fala de tragédias que ocorrem no mundo e algumas delas são muito reais e impactantes. As crianças podem pensar que todo esse mal também pode acontecer com elas.

É preciso que os adultos controlem o que se assiste nas notícias e também o que se fala na presença das crianças. É necessário que as crianças estejam protegidas das notícias de catástrofes que acontecem no mundo para que não tenham medo.

Se você acredita que o seu filho sente medo por algo que viu na televisão ou que escutou os adultos falando, é preciso que você o incentive a falar e a expressar os seus sentimentos.

levar as crianças a chorar

Gritar com as crianças

Quando você grita com uma criança porque não foi capaz de se controlar emocionalmente, você estará destruindo o vínculo que existe entre você e o seu filho. Os gritos são tapas no coração das crianças que apenas fará com que elas se afastem emocionalmente de você. As crianças não precisam de gritos para entender as coisas.

Os gritos dos pais, geralmente, ocorrem pela incapacidade de controlar suas próprias emoções. Isso é perigoso porque pode fazer com que as crianças aprendam a gritar como um meio habitual e normal de comunicação entre as pessoas.

O mesmo acontece quando, além de gritar, você insulta e inclusive dá umas palmadas nas crianças. Os pequenos precisam crescer em um ambiente de carinho, amor e respeito. O que foge disso simplesmente fará com eles chorem e se sintam mal.

Discussões de casal

Algumas vezes os pais não conseguem evitar as brigas diante das crianças porque o calor do momento acende aquela faísca. Dizem que nunca se pode ir para a cama irritado com o parceiro, e é verdade… porque senão o problema tende a ficar pior. Mas o que os seus filhos podem pensar quando escutam (ou assistem) uma discussão entre os pais?

levar as crianças a chorar

É provável que odeiem esse momento com todas as suas forças. Quando as crianças escutam ou assistem os pais discutirem, elas pensam que algo terrível pode acontecer na família e sentem um verdadeiro medo. Elas não devem carregar esse peso nos ombros.

Mesmo que você brigue por coisas que não são importantes, para elas pode ser a pior coisa que já escutaram na vida. Por isso, é importante conversar de forma pausada e tranquila quando discute os problemas com seu parceiro. A melhor forma de fazer isso é procurar ter uma discussão construtiva, na qual a assertividade e a empatia estejam em primeiro lugar.

O ideal é que as crianças não escutem nem estejam presentes quando você e seu parceiro brigam. Vocês podem ir fazer uma caminhada para conversar enquanto as crianças brincam para que não escutem o que está acontecendo entre vocês.

Com isso não quero dizer que as crianças não devem saber que os pais possuem opiniões diferentes sobre algo. Isso não é ruim. Mas a briga, os gritos e os maus modos podem levar uma criança a chorar porque não encontram solução para o problema.