O que comer após o parto para aumentar as defesas?

28 de fevereiro de 2019
A alimentação da mãe após o parto é essencial para garantir a recuperação física e mental de seu corpo. Dessa forma, ela poderá oferecer a alimentação perfeita para o bebê.

Saber o que comer após o parto para aumentar as defesas é uma das preocupações de todas as mães. Nessa fase, a nova mamãe deseja ter uma saúde excelente para poder recuperar a sua força e o seu melhor estado. Com o parto, o corpo vai precisar dos nutrientes e das vitaminas certas para normalizar as feridas.

Com relação à alimentação saudável, não há muitos segredos. Todos nós sabemos que comer frutas e legumes, carnes magras, nozes e óleos ricos em ômega 3 aumenta as defesas do organismo e leva a uma estabilização do corpo como um todo.

Pois bem, a questão é saber quais desses alimentos devem ser ingeridos em maior quantidade e as porções recomendadas de cada um.

Por isso, apresentamos neste artigo alguns dos alimentos mais recomendados por suas vitaminas. Com eles, você pode começar a aumentar suas defesas imediatamente.

O que comer após o parto para aumentar as defesas?

A primeira coisa a se considerar após o parto é que o período de amamentação começa imediatamente. Sendo assim, a mãe deve comer alimentos muito específicos.

Lembre-se de que é importante que a dieta que você decidir seguir seja aprovada pelo médico ou por um nutricionista. Eles serão os profissionais mais indicados para prescrever uma guia de alimentação balanceada.

Isto posto, o objetivo deste artigo é indicar os alimentos naturais e saudáveis ​​que já são reconhecidos por beneficiar as defesas. Além disso, também vamos oferecer algumas ideias simples para que você saiba como preparar de uma forma de dar água na boca.

Alimentos recomendados

Frutas

As frutas são o primeiro item esta lista porque representam um dos grupos alimentares mais poderosos para elevar as defesas graças a alta concentração de vitaminas. A maioria tem uma grande quantidade de vitamina C, responsável por manter o sistema imunológico em ótimas condições.

As saladas de frutas são uma ótima opção para comer após o parto

Entre as frutas que concentram mais nutrientes por porção, destacam-se:

  • Laranjas
  • Cassis
  • Kiwi
  • Mamão
  • Frutas vermelhas

O momento do dia mais indicado para o seu consumo é durante as manhãs, em forma de uma deliciosa salada de frutas.

Legumes e verduras

Entre os legumes e as verduras que contêm mais vitaminas e fortalecem as defesas, os principais são o pimentão, a abóbora e a salsa. A salsa, em especial, é muito útil por sua versatilidade, podendo ser usada em praticamente em todas as refeições.

As leguminosas também são recomendadas, destacando-se as lentilhas. Além de nutritivo, esse grão tem um sabor delicioso.

Ademais, todos os vegetais de folhas verdes como o espinafre, a couve ou a acelga devem ser consumidos em abundância. Eles ajudam a restaurar a saúde da mãe após o parto pois são ricos em vitamina K. Esta vitamina ajuda a restaurar a ruptura dos tecidos que foram comprometidos no momento do parto ou da cesariana.

É importante que a dieta a ser seguida seja aprovada pelo médico assistente ou por um nutricionista. Eles serão os profissionais mais indicados para prescrever uma guia de alimentação equilibrada.

Peixes ricos em ômega 3

Os chamados peixes gordurosos, como o salmão, a sardinha, a truta e o arenque, ganham destaque ​​por conterem grandes quantidades de ômega 3. Esse componente é essencial para manter a saúde do organismo em ótimas condições e até mesmo evitar o surgimento de inúmeras patologias.

A quantidade recomendada para garantir um consumo suficiente de ômega 3 em mulheres em fase de amamentação é de 1,3 gramas diários.

No caso de você decidir manter uma dieta vegetariana, não se preocupe. É possível encontrar ômega 3 em abundância em produtos como ovos, linhaça, chia, nozes e castanhas diversas. Da mesma forma, eles estão em menor escala em produtos lácteos, como o iogurte e o leite de soja.

Em qualquer caso, é preciso consultar o médico antes de tomar qualquer decisão radical em relação à sua dieta.

aumentar as defesas

Chás

Os chás são os aliados perfeitos quando se trata de aumentar as defesas do corpo. E não é só isso. Os chás trazem um grande bem-estar e um estado de relaxamento para a mãe, o que, sem dúvida, contribui para a sua saúde.

Entre os que se destacam por suas múltiplas propriedades, temos a valeriana, o coentro, o hibisco, o oxicoco (cranberry), a canela, o lúpulo e a melissa.

Por fim, lembre-se de que a recuperação após o parto para ter as defesas elevadas também depende muito de como você se alimentou durante a gravidez. Portanto, é preciso se concentrar em se manter saudável antes, durante e depois do parto.

  • Baião, M. R., & Deslandes, S. F. (2006). Alimentação na gestação e puerpério. Revista de Nutricao. https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000200011