Dieta leve para mulheres grávidas

· 18 de outubro de 2018
Durante a gravidez, a mulher pode sofrer muitas patologias. Algumas, por exemplo, como diarreia, gastrite ou outros problemas intestinais e digestivos.

Muitas mulheres têm diarreia durante a gravidez. Isso geralmente se deve a alterações hormonais e sensibilidade a certos alimentos.

Embora os episódios costumem ser pontuais e quase nunca terminem em um problema grave, é necessário tomar todas as precauções, como, por exemplo, uma dieta leve para mulheres grávidas.

Alguns cuidados caseiros costumam ser suficientes. Entretanto, devemos estar atentos a qualquer sinal de perigo e ir ao médico diante da menor dúvida.

A alimentação tem um papel importante na recuperação. Em seguida, veremos algumas recomendações e ideias de dieta leve para mulheres grávidas.

O que uma mulher grávida deve fazer caso tenha diarreia?

Quando uma mulher grávida tem episódios de diarreia, eles geralmente são curtos e desaparecem espontaneamente. Normalmente, não representam nenhum risco para a saúde do bebê.

No entanto, se a diarreia durar mais de três dias, o médico deverá ser consultado.

Da mesma forma, é necessário ir imediatamente a um serviço de saúde se as fezes tiverem sangue ou se a mulher tiver episódios de vômito ou febre.

Enquanto este problema persistir, a mulher grávida deve repousar.

Além disso, também é recomendável que não faça nenhum esforço significativo e que beba muitos líquidos, como água, chá ou sucos, para evitar a desidratação.

Por essa razão, a alimentação é uma parte fundamental da recuperação. De fato, ela pode ser o principal tratamento para a diarreia.

Uma dieta leve para gestantes pode garantir a recuperação da gestante e a nutrição adequada do bebê.

dieta leve

Como evitar episódios de diarreia?

Alguns episódios de diarreia podem ser evitados tomando algumas precauções. De acordo ao exposto, a gestante deve ter isso em mente para evitar preocupações e problemas desnecessários.

O mais importante é manter uma dieta equilibrada em todos os momentos. A dieta durante a gravidez deve atender às necessidades nutricionais do período da gestação.

No entanto, há muitas mulheres que, com a desculpa da gravidez, consomem doces de maneira excessiva ou refeições muito exageradas.

O consumo excessivo de gordura ou exagero no tamanho das porções podem afetar a saúde digestiva da gestante.

Por isso, também é importante tomar a precaução de sempre comer alimentos frescos, em bom estado e que cumpram todos os padrões de higiene.

O que é a dieta leve para mulheres grávidas?

A dieta leve é uma alimentação que busca a ingestão de alimentos menos pesados ​​para o organismo e de fácil digestão.

Se uma mulher grávida tem problemas digestivos, como diarreia, ela deve cuidar de si mesma.

É muito importante que ela respeite estritamente essa dieta por alguns dias, até que esteja totalmente recuperada.

Nesse sentido, o que pode ser ingerido em uma dieta leve para gestantes?

Uma das necessidades mais importantes nesta dieta é beber muito líquido. Pode ser sucos não-cítricos, chás e água.

Por razão nenhuma deve-se consumidas bebidas gaseificadas, leite ou café.

“É importante tomar a precaução de sempre comer alimentos frescos, em bom estado e que cumpram todos os padrões de higiene”

Em geral, os alimentos que compõem uma dieta leve devem ser cozidos, levemente condimentados, com uma textura macia e livres de gordura.

Alguns dos alimentos mais recomendados são o iogurte com probióticos, maçãs ou peras descascadas e cozidas, batatas e arroz.

Além disso, também é possível consumir aveia cozida e carnes macias, como frango e peru. Peixes também são permitidos.

Vegetais cozidos ou purês, assim como como cremes de verduras —sem laticínios— são ideais.

Por outro lado, entre os alimentos que devem ser evitados a todo custo, estão as nozes, o leite e o chocolate.

Carnes vermelhas, alimentos gordurosos, alimentos condimentados ou alimentos ricos em fibras também não devem ser consumidos.

dieta leve

Menu de dieta leve para mulheres grávidas

Quando precisa adotar uma dieta leve, a mulher grávida pode consumir no café da manhã um iogurte com probióticos e uma torrada com presunto de peru. Também pode adicionar um chá.

No meio da manhã, pode comer um pedaço de fruta, cereais ou pão integral com presunto de peru.

Para o almoço, um cardápio ideal seria frango ou peixe grelhados, acompanhado de batata e cenouras cozidas. Para finalizar, pode terminar com um chá de hortelã.

À tarde, pode comer outro pedaço de fruta, um suco que também pode ser de frutas e verduras.

Por fim, para o jantar, pode consumir uma sopa ou creme de legumes cozidos e batidos no liquidificador — frango ou vitela grelhados. Como no almoço, é muito bom finalizar com um chá de hortelã.