Como amamentar com mamilos planos ou invertidos?

A amamentação é um momento de gozo, prazer e desenvolvimento do vínculo materno. No entanto, a presença de mamilos planos ou invertidos pode dificultar o processo.
Como amamentar com mamilos planos ou invertidos?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Os mamilos invertidos são uma condição que ocorre em 10-20% da população em geral. Embora seja uma condição que não é grave para toda a vida, ela altera a fisiologia e a psicologia da pessoa. Pode até dificultar alguns aspetos da amamentação, mas não se deve perder a motivação e se deixar vencer por essas dificuldades. Aqui estão algumas dicas para amamentar com mamilos planos ou invertidos.

O que são mamilos planos ou invertidos?

Os mamilos invertidos são uma condição na qual o mamilo se retrai para dentro, em vez de apontar para fora, como na anatomia normal. Além disso, pode ser adquirida ou congênita e ocorrer em ambos os sexos. Portanto, quando ocorre em mulheres, pode ser um aspecto problemático durante a lactação, permanecendo assintomática antes disso.

Classificação dos mamilos invertidos

Existe uma classificação cirúrgica que os divide em 3 graus, de acordo com a facilidade de manipulação, o grau de fibrose e a extensão do dano sofrido pelos ductos lactíferos:

  • Grau 1: são conhecidos como mamilos tímidos. Eles têm uma leve fibrose e seus ductos lactíferos são normais, o que lhes permite amamentar com facilidade, embora o início possa ser difícil.
  • Grau 2: apresentam fibrose moderada e seus ductos lactíferos apresentam leve retração. Portanto, é possível amamentar, mas pode ser que o bebê tenha dificuldade de pegar.
  • Grau 3: há fibrose significativa, os ductos lactíferos são pequenos, muito retraídos e contraídos. Portanto, a lactação torna-se quase impossível. Além disso, muitas vezes apresentam erupções cutâneas, mastite recorrente e mamilos doloridos.
Em geral, muitos mamilos invertidos desaparecem espontaneamente durante a puberdade. No entanto, se isso não ocorrer, o reparo pode ser indicado por razões de amamentação, estética ou psicossociais na vida adulta.

Amamentação com mamilos planos ou invertidos

O mais importante é buscar ajuda especializada se você tiver mamilos planos ou invertidos. Além disso, experimentar diferentes posições ajuda a encontrar a mais confortável e eficiente para a pega correta do recém-nascido. Existem até dispositivos ou elementos que podem contribuir e facilitar a amamentação.

Usando formadores de mamilo

Há muito debate sobre o manejo de mamilos planos ou invertidos durante a gravidez. No entanto, acredita-se que o uso de formadores de mamilo colocados dentro do sutiã sirva para retrair os mamilos.

É aconselhável começar a usá-lo a partir da 32ª semana. Deve-se começar com uma hora por dia e aumentar gradativamente até atingir 8 horas por dia. Mesmo após o nascimento, eles podem ser usados pelo menos meia hora antes da amamentação para extrair o mamilo.

Amamentar cedo

O ideal é tentar vivenciar o contato pele a pele com o recém-nascido logo após o parto e deixá-lo permanecer entre as mamas pelo maior tempo possível. Na verdade, esta prática permite e estimula o pequeno a usar seus reflexos inatos para localizar os seios da mãe e aderir mais facilmente a eles.

Nos casos em que o bebê tem dificuldade para pegar e mamar corretamente, você pode tentar projetar o mamilo antes da mamada. Mesmo uma compressa fria costuma ser útil para manter o mamilo evertido por alguns minutos.

Use uma bomba tira-leite

O uso da bomba tira-leite pode ser indicado para retirar o mamilo antes da mamada. Além disso, de acordo com uma revisão de 2021, a amamentação bem-sucedida está intimamente relacionada à pega adequada. Por sua vez, os extratores costumam ser indicados após o nascimento para remover aderências que existem abaixo do mamilo.

O uso de uma bomba tira-leite ajuda a colocar o mamilo para fora e ajuda o recém-nascido a pegar mais rápido e corretamente.

Estimulação manual do mamilo

Antes de alimentar o bebê, recomenda-se segurar o mamilo e girá-lo suavemente por dois minutos. Por sua vez, se houver dificuldade apenas em um único mamilo, deve-se iniciar nessa mama, pois o bebê suga mais no início.

A técnica de Hoffman, que consiste em massagens para auxiliar a eversão do mamilo, já foi recomendada, mas atualmente está em desuso por não haver evidências de seus benefícios.

Usando a técnica da seringa

Essa técnica utiliza uma seringa comum, mas com algumas modificações caseiras. Ou seja, a parte onde se encontra a agulha é cortada e o êmbolo é invertido para mudar sua direção. A parte de trás da seringa é então colocada sobre o mamilo e o êmbolo é empurrado para trás para ajudar a retirá-lo. Consequentemente, os estudos publicados pelo Trial concluem que é uma técnica segura, econômica e simples.

Usar protetores de mamilo

O ideal é optar por um protetor que seja o mais fino possível. Na verdade, existem silicones ultrafinos que não precisam ser removidos, pois são eficazes. A função dos protetores de mamilo é proporcionar uma superfície mais firme e ampla para o bebê, além de estimular seu paladar para que ele tenha mais facilidade para sugar.

Mamilos planos ou invertidos e amamentação

Mesmo com mamilos planos ou invertidos, todos os seios são adequados para a amamentação. No entanto, alguns exigirão colocar em prática conselhos específicos e, ao mesmo tempo, ter perseverança e paciência. Por isso, em caso de dúvida, você pode consultar um especialista em amamentação ou um consultor em lactação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chow, S., Chow, R., Popovic, M., Lam, H., Merrick, J., Ventegodt, S., Milakovic, M., Lam, M., Popovic, M., Chow, E., Y Popovic, J. (2015). El uso de protectores para pezones: una revisión. Fronteras en salud pública , 3 , 236. https://doi.org/10.3389/fpubh.2015.00236
  • Kalarikkal SM, Pfleghaar JL. Breastfeeding. [Updated 2021 Jul 26]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534767/
  • Nabulsi M, Ghanem R, Abou-Jaoude M, Khalil A. Breastfeeding success with the use of the inverted syringe technique for management of inverted nipples in lactating women: a study protocol for a randomized controlled trial. Trials. 2019 Dec 16;20(1):737. doi: 10.1186/s13063-019-3880-8. PMID: 31842992; PMCID: PMC6916061.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.