Como organizar a sala de aula segundo o método Montessori?

· 21 de abril de 2018
As salas de aula do método Montessori são lugares pacíficos e felizes, pensados para satisfazer as necessidades de desenvolvimento de cada criança nas diferentes etapas da vida. Conheça mais sobre esta inovadora técnica.

A organização e a disposição das salas de aula Montessori são uma das características mais importantes neste tipo de centros de estudo. Nessas salas de aula, as crianças aprendem como regular suas próprias interações sociais. Saiba de que maneira você pode organizar a sala de aula segundo o método Montessori.

Para organizar a sala de aula segundo o método Montessori deve-se garantir que o espaço proporcione lugares para que os pequenos aprendam e brinquem. Estas atividades deveriam ser realizadas de muitas maneiras diferentes: de modo individual ou coletivo, em grupos pequenos, em grupos grandes, etc.

Todos os materiais disponíveis no ambiente são adaptados ao tamanho das crianças; nesta regra incluem-se também os móveis, as estantes, os utensílios e os materiais educacionais.

Outra das características mais peculiares sobre como organizar a sala de aula segundo o método Montessori é que não há um centro focal para a sala. Isto significa, entre outras coisas, que o professor não se situa no centro da sala nem é o foco de atenção das crianças, já que todos formam uma comunidade.

Importância da organização

Como já mencionamos anteriormente, a organização é uma das chaves do método Montessori. Caracteriza-se por favorecer o desenvolvimento da criança mediante a independência, a liberdade com limites, o respeito à psicologia natural e o desenvolvimento físico e social.

Entre outras características, as salas são aconchegantes, bem organizadas e acolhedoras. Contam com sofás, tapetes e flores que fazem com que as crianças se sintam tranquilas, como em casa.

Importância da organização

“Organizar a sala segundo o método Montessori implica liberdade de movimentos e acessibilidade.”

Como organizar a sala de aula segundo o método Montessori?

A seguir, trazemos 10 pontos importantes para que você saiba como organizar a sala de aula segundo o método Montessori:

1.- Boa iluminação

O primeiro elemento que se deve ter em conta é a iluminação. Deve ser natural, com tonalidades suaves e espaços livres. Assim se consegue criar um ambiente que permite a realização de uma atividade focada e relaxada.

2.- Acessibilidade aos materiais

Os materiais de aprendizagem encontram-se em estantes acessíveis. Isto incentiva a independência à medida que os estudantes realizam seu trabalho.

Nas salas Montessori, tudo está onde se supõe que deve estar. Transmite-se, assim, um sentimento de harmonia e ordem que conforta e inspira os estudantes.

3.- Espaços definidos

Neste tipo de salas existem espaços adequados para atividades grupais e individuais. Neles, o aluno poderá desenvolver e aprimorar suas habilidades. Todas as áreas se encontram delimitadas na sala; há estantes ou mesas com grande variedade de materiais atrativos.

4.- Área dedicada à paz e à reflexão

Uma das principais diferenças das salas Montessori é o fato de que contam com uma área dedicada à paz e à reflexão. Trata-se de um cantinho ou uma mesa com elementos bem selecionados — como um vaso de margaridas ou um aquário com peixes coloridos — que permitirão que os estudantes alcancem o pensamento meditativo.

“O sistema educacional deveria ser construído com o objetivo de promover o desenvolvimento das crianças”

—Richard Gerver—

5.- Áreas de leitura

Nas salas Montessori sempre há lugares para livros. Esses espaços são planejados para que os alunos possam fazer suas leituras. Desta maneira, estimula-se que as crianças desenvolvam seu interesse e paixão pelos livros.

6.- Design de qualidade

Outra característica é que as salas são muito bem planejadas. Todos os materiais de aprendizagem se encontram em prateleiras abertas e de fácil acesso. Consequentemente, os materiais sempre estão ordenados desde o mais simples até o mais complexo.

7.- Liberdade do professor

Como o professor não deve ser o centro das atenções, comumente é difícil localizá-lo à primeira vista. Na maioria dos casos, está sentado no chão ou em uma mesa; isso lhe permite observar seus alunos enquanto trabalham, fazer anotações sobre seus progressos e ficar atento aos questionamentos dos pequenos.

8.- Imagens nas paredes

As salas Montessori costumam conter imagens da vida real penduradas nas paredes, com o objetivo de provocar o interesse dos pequenos. As imagens devem mostrar pessoas, objetos ou cenas da vida real e estar na altura dos olhos das crianças.

organizar a sala segundo o método Montessori

“O método Montessori também pode ser aplicado em casa para organizar o quarto de uma criança.”

9.- Móveis com dimensões reduzidas

Todos os móveis da sala devem estar adaptados à altura dos pequenos, assim como as estantes. Estas devem permitir que as crianças consigam pegar os livros sem a ajuda do professor.

Mesmo assim, as mesas e cadeiras devem ser de tamanho infantil para que possam ser manipuladas com facilidade pelos alunos.

10.- Presença de plantas

Por fim, todas as salas Montessori incluem plantas em seu interior. Esta é outra das características mais importantes, já que faz com que os pequenos trabalhem de maneira conjunta como administradores de seu meio, como pode ser o fato de que se revezem para cuidar e regar as plantas.

O método Montessori para organizar os espaços educativos tem grandes benefícios e ganha cada vez mais aceitação. Implemente algumas destas mudanças e avalie seus resultados nas crianças.