Como as dietas veganas influenciam a vida das crianças?

· 15 de março de 2018
As dietas veganas estão na moda. No caso da alimentação infantil, as preocupações têm que ser extremas em relação à oferta de nutrientes.

É inegável que o veganismo se popularizou ultimamente e que as dietas veganas para as crianças são cada vez mais comuns. Existem muitas celebridades que, rapidamente, decidiram mudar seu estilo de vida. Por diversas razões, mas, principalmente, para melhorar a saúde.

A maioria dos seres humanos é carnívora e tem uma dieta rica em proteínas. Porém, o veganismo propõe uma dieta que exclui os alimentos de origem animal por completo para respeitar os direitos dos animais e reduzir o impacto no meio ambiente.

O que é o veganismo?

O veganismo é um estilo de vida. Esta maneira de ser no mundo se opõe a qualquer forma de abuso ou exploração animal. Desta forma, há que partir por retificar essa visão errada que tende a ver o veganismo só como uma dieta.

Pode-se falar, por exemplo, de certos produtos de beleza cujo processo de fabricação inclui elementos de origem animalNesse processo de deduz que há sofrimento de animais e, portanto, são descartados pelo vegano. O mesmo acontece com as peles de roupas.

O que é a dieta vegana?

Para saber como as dietas veganas influenciam a vida das crianças, é preciso saber bem no que elas consistem. Este tipo de dieta exclui todos os tipos de alimento de origem animal e seus derivados. Assim, é evidente que descarta a carne (de qualquer tipo) e também os ovos, o mel de abelhas, o leite, o queijo, o iogurte, dentre outros.

Os veganos só consomem alimentos de origem vegetal. Consideram que podem encontrar todos os nutrientes necessários para o organismo em sementes, grãos, vegetais, hortaliças, frutas, cereais, dentre outros.

Cabe destacar que os ovolactovegetarianos são aqueles indivíduos que só consomem produtos derivados dos animais (ovos, leite, iogurte, queijo, mel de abelhas) mas não carne. Em contrapartida, os veganos são mais estritos com seus alimentos e estilo de vida.

As dietas veganas para as crianças

O veganismo manifesta que o ser humano não necessita comer nenhum produto de caráter animal para viver e estar saudável. Isso aumenta a controvérsia quando se trata dos menores de idade; é evidente que as necessidades de um adulto não são as mesmas que as de uma criança.

Quando uma criança está no apogeu de seu crescimento, deve receber quantidades superiores de proteínas e de algumas vitaminas que são fundamentais para um crescimento adequado da massa muscular e do conjunto de ossos e cérebro.

Se há um cuidado restrito dos pais da criança em relação à alimentação, tudo deve correr normalmente. O problema aparece com preocupações exageradas quando não há uma dieta infantil correta, que complemente as vitaminas que os produtos animais oferecem.

Possíveis problemas das dietas veganas para as crianças

Veja a seguir alguns dos principais problemas que podem ocorrer se não houver cuidado dos pais com a alimentação das crianças, sejam famílias veganas ou não.

Problemas com o cálcio

Como bem se sabe, o cálcio é fundamental para o desenvolvimento dos ossosEste elemento é ainda mais necessário durante a infância. Nesta etapa da vida os ossos estão em pleno desenvolvimento e crescimento.

Há alguns vegetais que têm bons teores de cálcio, mas não são adequados para menores de 12 meses. Este é o caso do brócolis ou da acelga. Eles têm, além de cálcio, grandes quantidades de nitratos que podem ser prejudiciais para crianças com menos de um ano.

Ausência de ferro

O ferro é um elemento fundamental para prevenir e evitar a anemia. Quando há anemia, há falta de glóbulos vermelhos. É verdade que o mundo vegetal contém ferro, mas este é diferente do ferro do mundo animal. O ferro que os vegetais possuem é absorvido pelo corpo humano em menor quantidade.

Problemas com vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento do cérebro humano e das células de todo o organismo; as dieta veganas nas crianças não podem prescindir desta vitamina. O problema é que é quase impossível encontrá-la no mundo vegetal.

A única maneira de compensar este tipo de carência é com complementos vitamínicos. Até o sistema nervoso pode ser afetado se houver déficit desta vitamina no corpo.

Vitamina D e zinco

Quando há ausência de vitamina D no organismo humano, dificulta-se a absorção do cálcio e isso prejudica os ossos. Ainda, o déficit de zinco pode causar danos ao sistema imunológico do organismo.

Todos estes elementos podem ser compensados com um controle estrito da dieta de uma criança desde o seu nascimento. As dietas veganas para crianças não podem ser improvisadas. Ainda que seja uma decisão dos pais, sempre é preciso zelar pelo desenvolvimento adequado das crianças.