Como conseguir uma barriga sarada após o parto?

· 30 de abril de 2018
Uma das preocupações das mães, especialmente das mães de primeira viagem, é a recuperação da barriga sarada. É necessário ter paciência e também levar em consideração uma série de conselhos e diretrizes para recuperar a forma.

Conseguir uma barriga sarada após o parto é uma das preocupações de muitas mulheres. A barriga que era orgulhosamente exibida enquanto o bebê estava dentro se torna um pesadelo quando a criança nasce. O abdome fica arredondado e flácido, produto do aumento natural do útero, do estiramento da pele e do acúmulo de gordura.

O organismo leva tempo para retornar a forma anterior à gravidez e o abdômen não é exceção. O corpo irá eliminar progressivamente o líquido acumulado; e também a gordura extra irá começar a reduzir.

Há mães que completam esse processo em poucos dias, embora sejam uma porcentagem menor. A maioria das mulheres leva vários meses para conseguir uma barriga sarada após o parto; geralmente, é necessário acompanhar esse processo com ações específicas.

Amamentar ajuda a conseguir uma barriga sarada após o parto

Amamentar o bebê imediatamente após o parto é essencial para que o útero se contraia. Assim, seu volume é reduzido e o abdome é achatado.

Ao alimentar a criança desta maneira, calorias adicionais são queimadas e as mamães perdem peso mais rapidamente. Todo o processo de produção de leite e alimentação do bebê, por si só, ajuda a reduzir o abdome; é como se fosse um exercício adicional para todo o organismo.

“Após o nascimento, o corpo irá eliminar progressivamente o líquido acumulado; e também a gordura extra irá começar a reduzir.”

A dieta para conseguir uma barriga sarada após o parto

Uma dieta equilibrada é sempre o melhor conselho. A sugestão é consultar um nutricionista, que determinará a alimentação específica para cada situação.

Se a mulher estiver amamentando, deve esperar dois ou três meses após o parto antes de iniciar uma dieta. Para poder produzir leite, o corpo precisa da gordura que foi acumulada.

Uma dieta rica em frutas, vegetais e proteínas é muito saudável e irá favorecer a obtenção de uma barriga sarada após o parto. Além disso, reduzir o consumo de carboidratos também é importante.

A dieta não deve se tornar uma obsessão em nenhum caso; o bebê recém-nascido exige muita energia e bom ânimo; os alimentos são fundamentais para isso.

A retenção de líquidos provoca o inchaço do abdome

Às vezes a mulher não está gorda, mas retém líquidos e todo o seu corpo parece inchado. Existem duas ações simples para combater a retenção de líquidos, que não exigem muito esforço:

  • Reduzir a ingestão de sal. O sal mantém os líquidos desnecessariamente no corpo; além disso, pode causar problemas de hipertensão. Portanto, ao comer alimentos com pouco ou nenhum sal, você está favorecendo não apenas a barriga sarada após o parto, mas também a saúde em geral.
  • Aumentar o consumo de água ajuda a eliminar o excesso de líquidos. Embora possa parecer uma contradição, é realmente assim que funciona; o consumo de muita água evita a retenção de líquidos e contribui para a hidratação do corpo.

Exercícios para obter uma barriga sarada após o parto

As dicas acima são muito úteis, mas geralmente são insuficientes. O tempo passa e a mulher começa a se preocupar porque ainda tem alguns quilos extras; é a hora de começar o exercício físico, que deve ser feito pelo menos três horas por semana.

Seis semanas após o parto, pode se começar gradualmente com a atividade física. Se a intenção é conseguir uma barriga sarada, os exercícios serão focados nesse propósito.

  • Estão na moda os exercícios hipopressivos, baseados em posturas e repetições. Não se trata de movimentos acelerados, mas da manutenção prolongada de certas posições corporais e da respiração adequada.

Com essa ginástica, o assoalho pélvico é fortalecido, o abdome é reduzido e a área intra-abdominal é fortalecida; é uma boa rotina para começar. Não é cansativo, então pode ser perfeitamente compatível com todo o trabalho da mãe com seu bebê.

  • Caminhadas e pequenas maratonas são exercícios muito completos. Com eles, a mulher alcançará resultados muito bons em pouco tempo; o ideal é caminhar ou correr 45 minutos três vezes por semana, embora, se feito diariamente, os bons resultados chegam mais rápido.
  • Abdominais. São exercícios localizados que dão resultados muito bons; redirecionam os músculos abdominais e corrigem a separação muscular do abdome.

“Seis semanas após o parto, pode-se começar gradualmente com a atividade física”

Pouco a pouco, a barriga irá recuperar sua firmeza; mas também é importante que esse objetivo não ofusque a alegria da maternidade. É um processo belo, natural e que valerá o esforço por toda a sua vida.