Como contar para os filhos sobre a chegada de um novo bebê?

7 de outubro de 2018
Se você encontrar o momento e as palavras certas, seus filhos e o restante da família vão ficar felizes em saber que logo estará gerando uma nova vida.

Contar para os filhos sobre a chegada de um novo bebê pode parecer mais difícil do que realmente é.

Os especialistas recomendam contar para as crianças sobre a gravidez uma vez que esta já tenha sido estabelecida. Ou seja, após o primeiro trimestre, quando já tiver passado o risco maior de aborto espontâneo.

Ideias para contar aos filhos sobre a chegada de um novo bebê

As expectativas que você e seu parceiro têm antes do nascimento do novo filho são muito grandes.

Imagine o que as crianças poderão sentir ao imaginar um outro pequeno na casa: as expectativas serão muito maiores e podem chegar a sentir medo de perder a sua atenção ou seu amor.

Para poupá-las dessa angústia, faça o anúncio de uma forma amena e divertida. Veja, a seguir, algumas ideias que você pode colocar em prática.

chegada de um

  • Envolva seus irmãos se você os tiver. Muitas crianças não entendem que o tio favorito é irmão de sua mãe. Leve seu filho para a casa de seus irmãos e irmãs para mostrar como é a relação familiar que poderá ter. A criança poderá ver que um irmãozinho é um companheiro de vida e de aventuras.
  • Leia uma história sobre o assunto. Conte uma história sobre o irmão ou irmã mais velhos e converse com eles sobre como se sentiriam sendo os “grandes” da família. Conte histórias felizes para que associem com a chegada de um irmãozinho.
  • Prepare uma festa. Convide seus filhos e seu parceiro para uma pequena festa de família. Decore a sua casa, sirva um bolo e conte a boa notícia para o seu filho. Comunique a notícia de uma forma festiva. Assim, você vai começar a mostrar para a criança que este é um acontecimento positivo para a família.
  • Mostre o álbum de fotos de quando ele era bebê. Conte ao seu filho como tem sido toda a vida dele desde que ele era um bebê. Como foram seus primeiros passos, suas primeiras palavras e todas as conquistas feitas. Assim, você cria um ambiente propício para que se saiba que agora terá alguém em quem poderá ver todos esses processos acontecerem.
  • Leve seu pequeno para ver o ultrassom. Quando as crianças são pequenas, é muito difícil para elas imaginar que dentro da sua barriga tem um bebê. Peça, então, para seu filho te acompanhar e ver seu irmãozinho em movimento. Dessa for,a começará a reconhecê-lo e saberá que é verdade que há um outro pequeno ser em você.
chegada de um

Não para por aí…

  • Prepare um diário de responsabilidades. Contar ao seu filho sobre a chegada de um bebê pode ser divertido se você o tornar sua mão direita. Ou seja, um ajudante e irmão mais velho. As crianças gostam de sentir que são uma parte importante da família e que suas ações contribuem ao bem comum. Dê tarefas de acordo com a idade da criança para que ela possa te ajudar e se envolver com as tarefas da casa e com o novo papel que irá desempenhar.
  • Veja uma série ou documentário educacional. Se definitivamente você não conseguir se armar com as palavras necessárias, você pode encontrar suporte em centenas de vídeos e filmes que falam sobre nascimento do bebês. Compartilhe esta atividade com seus filhos e lhes explique o que está acontecendo em seu corpo durante a gravidez.
  • Convide-os para decorar o quarto do bebê. Manter o entusiasmo e a expectativa é a chave para que as crianças possam esperar ansiosamente o dia em que irão conhecer o novo irmãozinho. Prepare artesanatos ou peça opinião sobre os objetos e brinquedos que devem ir em cada canto.
  • Dê a oportunidade de comprarem as roupas para o bebê. Peça para que te ajudem a escolher as roupinhas que o bebê vai usar durante os primeiros meses de vida. Essa é uma pequena responsabilidade vai significar muito para eles. Além disso, eles irão olhar de modo adorável para o bebê vestindo roupas combinando e que foram especialmente escolhidas pelos irmãos mais velhos.

O nascimento de um novo bebê é uma grande alegria que não deve se tornar um drama por causa das reações dos irmãos.

Portanto, procure maneiras de conseguir com que seus filhos mais velhos fiquem tão felizes quanto você durante e depois de sua gravidez.