Como criar um cantinho perfeito para relaxar em casa

Os pequenos sentem fortes emoções e devem aprender a lidar com elas. Portanto, é melhor arrumar tempo e espaço para que eles possam fazer isso com tranquilidade.
Como criar um cantinho perfeito para relaxar em casa

Última atualização: 07 Novembro, 2021

Gerenciar as emoções é algo que as crianças começam a aprender desde o momento em que nascem. Ensiná-las a fazer é essencial, e por isso hoje vamos compartilhar com vocês uma ferramenta muito eficaz: a criação de um espaço para relaxar em casa.

O cantinho da calma ou da tranquilidade é um lugar especial na casa onde a criança pode ficar a fim de administrar suas variadas emoções.

A seguir, explicaremos como colocar em prática essa interessante técnica e como criar esse cantinho perfeito para os seus filhos.

O cantinho para relaxar

A educação emocional começa no ambiente familiar, onde as crianças passam a maior parte de suas vidas. Em casa, elas aprendem a conviver e expressar o que sentem e o que acontece com elas.

Mas nem tudo é paz e harmonia, pois a cada dia surgem situações que ultrapassam a capacidade das crianças de administrar suas emoções. O domínio das habilidades exige um aprendizado ativo, e é aqui que as soluções práticas, como o cantinho para relaxar em casa, entram em jogo.

Essa área é um local onde as crianças podem aprender a se regular e não exige grandes apresentações arquitetônicas. Basta preparar um canto da sala ou um lugar especial debaixo de uma árvore. O mais importante é que a criança se sinta confortável o suficiente para ficar lá por quanto tempo precisar.

canto de relaxamento em casa sala de estar crianças

Quando usar o cantinho?

Tanto os pais quanto os filhos devem aprender a identificar os horários apropriados para usar esse espaço. Vamos listar algumas dessas situações a seguir.

Antes que as coisas fiquem tensas

Quando sinais de irritação são observados por algum motivo, como jogar brinquedos, chutar coisas ou gritar, estamos no pré-evento de um ataque de raiva. Como mãe ou pai, é bom ensinar seu filho a reconhecer essa situação e encaminhá-lo para o cantinho da calma nesse exato momento.

Quando há estimulação excessiva

Em situações de estimulação excessiva, como depois de jogar videogame ou passar várias horas sem descansar, chega um momento crítico.

Crianças alteradas entram em uma espiral de irritabilidade, desrespeito ou palavrões, que é mascarada pela emocionalidade do jogo. Diante desses episódios, o cantinho da calma é um ótimo recurso para baixar as energias e se acalmar.

Sempre que julgar necessário

Se seu filho começar a ir para o cantinho da calma sozinho, abrace-o e parabenize-o! Significa que ele mesmo conseguiu identificar suas emoções e que precisa superar sua perturbação para voltar ao equilíbrio.

Um lugar para relaxar em casa que é usado à vontade ajuda as crianças a terem mais confiança em si mesmas, a serem independentes e muito mais decididas.

Como criar o melhor cantinho para relaxar?

O espaço do cantinho da tranquilidade pode ter o formato que cada família escolher, embora seja muito importante levar em conta os seguintes aspectos para criá-lo.

Planejamento conjunto

Esse lugar é para as crianças, então ouça as sugestões delas. Além disso, essa medida serve para garantir que elas aceitem esse espaço e concordem em usá-lo. É importante que seus filhos se sintam envolvidos em sua criação.

Escolha de elementos funcionais

Escolha com seus filhos quais elementos colocar nesse espaço e dê a cada um uma função. Nesse sentido, não vale a pena pressupor nada, mas encontrar um propósito para cada coisa e entrar em um consenso em família. Alguns elementos úteis para relaxar podem ser os seguintes:

  • Plástico bolha.
  • Um cobertor.
  • Uma almofada para sentar.
  • Um travesseiro.
  • Bola anti-stress.
  • Diário de emoções (para crianças mais velhas).
  • Uma imagem para respirar, como uma paisagem marinha.
  • Materiais de arte.
  • Uma história.

Definição das regras de uso do espaço

É imprescindível concordar entre todos em quais circunstâncias o seu uso será imprescindível e é fundamental esclarecer que não se trata de um lugar de punição ou ‘intervalo’, mas de reflexão e relaxamento.

Relaxar em casa: uma maneira inteligente de lidar com as emoções

conceito relaxamento crianças deitadas na poltrona da sala de estar

O cantinho da calma é um grande aliado no desenvolvimento emocional dos seus filhos, e você mesmo pode perceber isso. Certifique-se de estar presente quando o tempo de relaxamento terminar e converse com seu filho sobre a necessidade de usar esse espaço.

Peça para que ele conte como se sentiu antes e depois de passar um tempo no cantinho e oriente-o com as perguntas corretas para ajudá-lo a decifrar suas emoções. Você verá como seu filho entende tudo melhor do que você imagina!

Esse tipo de aprendizagem e experiência ajuda as crianças a desenvolver sua inteligência emocional.

“Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivar, de lidar corretamente com as emoções, tanto em nós como em nossas relações humanas.”

-Daniel Goleman-

Depois que a criança entende suas emoções, ela consegue lidar com a vida com mais calma e enfrentar melhor as situações perturbadoras do dia a dia.

Com base nessa estratégia, ela entende que o espaço de relaxamento é uma alternativa útil para superar sozinha essas situações incômodas.

Pode interessar a você...
5 dicas para criar uma área de estudo em casa
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 dicas para criar uma área de estudo em casa

Você quer saber como criar uma área de estudo perfeita para os seus filhos? A seguir, vamos dar algumas dicas. Tome nota de todas as ideias!