Como criar uma criança bem equilibrada

02 Julho, 2018
O mais importante para se criar uma criança bem equilibrada é estabelecer um sistema de suporte sólido em casa, para que o menino ou a menina seja capaz de crescer bem-sucedido em suas realizações e ambições.

É necessário que os pais saibam que para ajudar os filhos a se sentirem seguros de si mesmos e competentes deverão ajudá-los a desenvolver a noção de paixão para que sejam não apenas perseverantes, mas que entendam que para conseguir algo devem ser persistentes.

Há pais que pensam que a educação é aplicada desde o momento em que a criança põe seus pés na escola. Mas, na verdade, começa muito antes disso. A criança começará a conhecer o mundo e descobrir como se desenvolver nele quase desde o nascimento. Pois quando puder interagir com o ambiente a sua volta, é quando começará a mostrar como é.

Se você quer que seu filho, além de ser mais equilibrado, consiga aumentar sua capacidade de aprender, será necessário que você tenha persistência, dedicação e paciência na educação dos seus filhos. Neste artigo queremos falar sobre algumas estratégias que você pode usar para poder criar uma criança bem equilibrada, saudável e feliz em todas as suas realizações.

criança bem equilibrada

Potencializar o talento

Todas as crianças têm dons e talentos únicos que devem ser descobertos. Esses talentos aparecem sempre quando os pais estão bem atentos. As crianças brilham naquilo que se dão bem e têm prazer em fazer. Existem crianças que amam música, outras as artes marciais, e outras o desenho ou talvez a dança.

Você precisa apenas ter muita atenção para descobrir como seu filho pode brilhar para potencializar esse talento de forma lúdica sem pressão, e assim potencializar a autoestima. Para isso, é necessário incentivar as crianças a realizar atividades extracurriculares para que elas encontrem sua paixão e as atividades com as quais se sintam mais à vontade.

Aplaudir os esforços

A mentalidade de uma pessoa pode influir diretamente em seu comportamento, e é assim que construímos nossa realidade, à medida que acreditamos em nossos dons ou não. Quando se trata de criar os filhos, é necessário elogiá-los por seus esforços em vez de visar o resultado do que fizeram.

Não se pode rotular as crianças como “inteligentes” ou “talentosas”. Elas devem saber que os elogios estão associados ao esforço que fizeram e o sentimento de superação dos próprios resultados anteriores.

É preciso que as crianças se tornem pessoas com uma mentalidade de crescimento. Dessa forma, serão capazes de aprender novas habilidades e estarão mais dispostas a enfrentar os desafios com trabalho duro e muita perseverança. Lembre-se de que o que impulsiona um aluno a aprender é sobretudo a motivação pela aprendizagem.

Respeitar o ritmo de aprendizagem

O que se deve fazer por último com uma criança é compará-la com outra. Há crianças que precisam de silêncio absoluto enquanto escrevem e outras que não importam que haja barulho ou música enquanto estão terminando uma tarefa.

É preciso que, independentemente do ritmo de aprendizagem de seu filho, você o respeite para que ele se sinta compreendido frente às possíveis dificuldades. Além disso, é importante que você possa observar seu filho para poder identificar seu estilo de aprendizagem e poder ajudá-lo a ter um rendimento melhor. 

criança bem equilibrada

Potencializar a leitura

A leitura nutre o cérebro e faz a alma crescer. Por isso, será sempre boa ideia ler com seu filho quando ele estiver em idade escolar e desenvolver o hábito da leitura em casa desde sempre. É importante que seus filhos te vejam ler para enxergar em você o melhor exemplo de leitor. A leitura o ajudará a construir uma linguagem melhor. Assim, ele poderá construir um vocabulário muito mais rico. 

Além disso, será também imprescindível que todos os dias vocês encontrem um momento para poder passar tempo de qualidade com a família. Assim, as crianças podem aproveitar o tempo com seus pais para expressar seus sentimentos e suas experiências.

A comunicação e proximidade emocional em casa são muito importantes para criar crianças equilibradas. Dessa forma, elas se sentirão seguras, compreendidas e apoiadas em todo os momentos pelos pilares mais importantes: seus pais.