Como cuidar dos pés das crianças

7 de junho de 2019
Os pés das crianças precisam de cuidados especiais. Por essa razão, no artigo a seguir, vamos te contar como você pode fazer isso.

Cuidar dos pés das crianças ajudará a protegê-las de problemas durante a vida adulta. Por esse motivo, queremos aproveitar este artigo para mostrar como cuidar dos pés das crianças de forma simples e rápida.

Certamente, as dores nas costas, joelhos e tornozelos acontece, na maior parte das vezes, por causa de um problema nos pés. Felizmente, não é preciso muito tempo nem muito esforço para cuidar bem dos pés das crianças.

Ocorre que cuidar deles vai garantir que, no futuro, qualquer tipo de problema adicional possa ser evitado. De qualquer forma, a seguir vamos dar algumas dicas para que você saiba como cuidar dos pés das crianças. Tome nota e escolha a sua favorita!

Como cuidar dos pés das crianças?

1. Lave os pés delas todos os dias

A primeira das dicas para cuidar dos pés das crianças é que eles devem ser lavados e muito bem secos todos os dias, principalmente entre os dedos. É muito fácil que as crianças desenvolvam uma infecção fúngica como, por exemplo, o pé de atleta, se os seus pés ficarem constantemente suados e molhados.

Por isso, na hora de tomar banho, você deve ter especial atenção para lavar os pés das crianças da melhor maneira possível. Além disso,também é possível usar um pouco de talco para ajudar a mantê-los secos e saudáveis. Você só precisa se certificar de remover o excesso de talco para que não fique acumulado entre os dedos.

2. Escolha o tamanho certo de sapato

Assim que suspeitar que os sapatos do seu filho estão muito pequenos, não fique esperando! Substitua os sapatos que não servem mais, imediatamente, a fim de evitar prejudicar os pés do seu filho.

De fato, comprar o tamanho certo é muito importante. Por isso, recomendamos que você procure uma loja com um especialista em sapatos que possa se certificar de indicar o tamanho certo para a criança.

Deve haver espaço suficiente na área dos dedos para que os pés possam crescer. Por isso, verifique o tamanho pressionando suavemente a parte superior da ponta enquanto a criança estiver com os sapatos nos pés.

3. Use meias apropriadas para os pés das crianças

As meias feitas de algodão e de lã vão manter os pés do seu filho aquecidos e, ao mesmo tempo, lhes proporcionarão espaço para que possam se desenvolver. Por isso, é necessário verificar regularmente se ele está usando o tamanho correto. Principalmente se você secar as meias em uma secadora.

Tenha em mente que as meias podem encolher. Assim, se elas ficarem muito apertadas, isso pode restringir o crescimento dos pés da criança.

Aliás, mesmo que o seu filho ainda não ande, certifique-se de que qualquer calçado macio que ele use também tenha espaço suficiente para os dedos se movimentarem livremente.

4. Corte as unhas da criança em linha reta

Cortar as unhas dos pés em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Essa é uma das dicas mais importantes para cuidar dos pés das crianças.

As unhas encravadas surgem quando crescem em direção à pele ao seu redor. Assim, elas podem fazer com que a pele ao lado da unha fique vermelha ou inchada, bem como deixar o dedo do pé muito dolorido.

Por isso, você deve ter cuidado com o modo como as unhas da criança são cortadas para evitar que elas fiquem encravadas. Você pode até mesmo usar um cortador de unhas e lixar as pontas afiadas, se necessário. Nunca corte a lateral das unhas dos pés do seu filho nem deixe as unhas dele muito curtas.

5. Faça com que andem descalças

Por fim, recomendamos que você incentive as crianças a andar descalças em casa, sempre que possível. Assim, enquanto a criança estiver aprendendo a andar, deixe que ela fique descalça dentro de casa.

Isso permite que os seus pés se desenvolvam e se fortaleçam sem restrições. Apenas se certifique de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque a segurança do seu pequeno em risco.

Lave os pés

Ocorre que, embora isso possa parecer contraditório, andar descalço é uma das melhores coisas que você pode fazer para o bom crescimento dos pés da criança. Entre outras coisas, isso ajuda os músculos a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, também permite que o ar circule pelo pé inteiro.

Antes de terminar, lembramos que os sapatos ficam com o formato dos pés que os usam. Embora seja tentador economizar dinheiro na compra de sapatos, os sapatos de baixa qualidade podem ser prejudiciais aos pés do seu filho.

De qualquer forma, recomendamos que você sempre siga nossa lista de dicas para garantir o bom cuidado dos pés das crianças. Então, o que você está esperando para implementar esses hábitos?

  • Rosselli, P. (2002). Pie Plano. El Pediatra Eficiente, (6), 538–539.
  • Morin, C., Chrestian, P., & Ilharreborde, B. (2015). Infecciones osteoarticulares del pie en el niño. EMC – Podología17(4), 1–7.