Como curar as bolhas causadas pelo herpes

18 Março, 2020
As bolhas causadas pelo herpes geram terríveis desconfortos físicos e estéticos. Se você está procurando soluções para eliminar essas erupções cutâneas, não perca os remédios incríveis que vamos mostrar a seguir.

O herpes simples é um vírus que, uma vez contraído, não é completamente eliminado do organismo. Ele geralmente se manifesta com bolhas dolorosas na boca ou na área genital, conforme cada caso. Você sabe como curar as bolhas causadas pelo herpes?

Embora esteja claro que essa condição é permanente, isso não significa que você não possa combater os seus sintomas desagradáveis. É por isso que este texto informativo pode ser muito útil para quem sofre com esse problema.

Atualmente, existem várias opções usadas para eliminar as bolhas causadas pelo herpes. Elas incluem desde pomadas e comprimidos antivirais até remédios naturais. Em relação a estes últimos, a sua eficácia varia de acordo com as características das erupções cutâneas e as condições de saúde da pessoa que as apresenta.

Informações gerais sobre o herpes e o seu modo de contágio

O herpes simples é uma infecção bastante comum que geralmente afeta a pele em áreas como boca, genitais, mucosa faríngea e, em casos específicos, as córneas. Essa condição é considerada como um vírus citolítico. Isso significa que faz com que as células no organismo sejam infectadas e apareçam pústulas ou feridas com crostas nos tecidos infectados.

Mais especificamente, a sua aparência é descrita como bolhas pequenas e avermelhadas. Além disso, também há a secreção de um líquido amarelado.

Existem duas maneiras de contrair essa doença tão contagiosa. A primeira é por meio do contato sexual com uma pessoa infectada, com ou sem a presença de sintomas naquele momento.

A segunda maneira, geralmente ligada ao herpes labial, ocorre durante a infância devido à exposição ao vírus. Evidentemente, não está ligada ao contato sexual.

Bolhas causadas pelo herpes na mão de uma criança

Como curar as bolhas causadas pelo herpes

As bolhas ou aftas presentes na boca ou na área genital geralmente se manifestam sobre os tecidos durante períodos de tempo com duração de 7 a 10 dias e ocorrem pelo menos 4 ou 5 vezes por ano.

Para determinar as características específicas do tipo de herpes que você apresenta, é indispensável buscar um diagnóstico preciso de um médico por meio de um exame de cultura viral. Uma vez identificado, será mais fácil escolher o tratamento adequado.

Antes de detalhar a lista de opções para combater essas bolhas, é importante que você saiba que qualquer tratamento deve ser autorizado pelo seu médico. Este artigo serve apenas para fins informativos, ou seja, para que você conheça as opções e possa discuti-las com o seu médico.

“O herpes simples é uma infecção bastante comum que geralmente afeta a pele em áreas como boca, genitais, mucosa faríngea e, em casos específicos, as córneas”.

Tratamentos farmacêuticos

Os tratamentos farmacêuticos recomendados para combater essa condição geralmente são em forma de pomada. Nas suas fórmulas, elas incluem substâncias como aciclovir, valaciclovir e fanciclovir.

Essas pomadas devem ser aplicadas durante 7 dias, pelo menos 3 ou 4 vezes por dia. Lembre-se de que esses medicamentos não curam o herpes. Conforme indicado anteriormente, eles servirão apenas para aliviar os sintomas e reduzir a duração da bolha.

Tratamentos caseiros

Esses remédios caseiros, embora não façam parte da medicina tradicional, provaram ser altamente eficazes no combate às feridas causadas por bolhas. Suas propriedades trabalham para eliminar a coceira e a dor e contribuem para a cicatrização. Seu sucesso é igual ou superior ao das pomadas antivirais ao ponto de serem recomendados por muitos médicos.

1. Tintura de própolis

A tintura de própolis é uma excelente aliada para a cicatrização da pele e para eliminar bactérias. Uma gota deve ser aplicada sobre a bolha três vezes ao dia, até que a afta seque.

2. Chá de calêndula

A calêndula possui excelentes propriedades anti-inflamatórias que proporcionam alívio imediato para a dor e o prurido na região. Recomenda-se preparar uma infusão e tomá-la de forma abundante durante os dias em que o surto estiver presente. Ao mesmo tempo, aplique compressas impregnadas com o chá nas áreas afetadas.

Como curar as bolhas na boca causadas pelo herpes

3. Esfregar um alho

Estima-se que o alho tenha propriedades antibióticas que ajudam a secar as bolhas causadas pelo herpes. Para obter sucesso na cicatrização, recomenda-se picar um alho grande ao meio e esfregá-lo suavemente sobre a bolha.

Como informação final, é recomendável que você saiba que manter uma dieta saudável, dormir pelo menos oito horas por dia e levar uma vida tranquila, controlando os seus níveis de estresse, são medidas que podem ajudar bastante a evitar o aparecimento dessas terríveis bolhas.