Como descongestionar o nariz do bebê

· 12 de janeiro de 2018

A congestão nasal pode ser muito incômoda para os bebês. A solução salina é bastante útil para resolver esse problema, assim como os umidificadores de ambiente. Ensinaremos, a seguir, as melhores maneiras de descongestionar o nariz do bebê.

A congestão nasal pode fazer o bebê se sentir incomodado e apresentar dificuldades para comer ou dormir. Esse problema é muito comum e pode ser causado por alergias ou gripes. Além disso, os bebês têm uma tendência maior de contrair vírus em geral. Você sabe como descongestionar o nariz do bebê? Neste artigo explicaremos passo a passo como fazer isso corretamente.

Como descongestionar o nariz do bebê com aspirador nasal de borracha

O aspirador nasal é muito útil e fácil de usar para descongestionar o nariz do bebê. Para isso, você só precisa de um aspirador nasal de borracha, uma solução salina (que pode ser preparada em casa ou comprada em uma farmácia) e um pano.

Saiba como descongestionar o nariz do bebê seguindo os seguintes passos:

  1. Deite o bebê de barriga para cima. Coloque uma ou duas gotas de solução salina em cada narina. Se preferir preparar a solução em casa, você só vai precisar de um copo com água morna e uma colher de chá de sal.
  2. Espere alguns segundo para a solução salina agir. Quando você levantar o bebê, o muco vai sair sozinho. Se isso não acontecer, você pode utilizar o aspirador nasal.
  3. Você deve pressionar corretamente o aspirador. Para que ele funcione bem, você deve introduzir o instrumento no nariz do bebê e aspirar. Não é preciso ter medo de introduzi-lo, as fossas nasais do bebê são bem profundas e se o instrumento não for bem introduzido, não vai aspirar nada.
  4. Esvazie o aspirador pressionando de novo e utilizando o pano. Para limpar, use água com sabão e deixe apoiado de cabeça para baixo para secar.
congestão nasal

Outros conselhos para descongestionar o nariz do bebê

Existem outros métodos bem práticos e menos incômodos para descongestionar o nariz do bebê. É importante destacar que somente devemos descongestionar o nariz do bebê quando for extremamente necessário. Ou seja, quando for possível ver um muco esverdeado. Se não for o caso, você deve apenas colocar as gotas de solução salina duas a três vezes ao dia.

Umidificador

Uma das melhores maneiras de descongestionar o nariz do bebê é usando vapor de água. Você não deve aplicar diretamente no rosto do pequeno, pois pode causar queimaduras realmente graves. O umidificador elétrico é utilizado para manter o ambiente úmido e facilitar a expulsão do muco.

“Nunca se deve introduzir um cotonete para limpar o nariz do bebê”

Spray de solução salina

Alguns aerossóis com soluções salinas são muito eficazes para descongestionar o nariz do bebê e podem ser utilizados para hidratar as fossas nasais que podem ficar secas em climas áridos. Embora seja simples de utilizar, alguns podem conter ingredientes que não são adequados para o bebê. Por esse motivo, sempre é importante consultar o pediatra.

congestão nasal

Como evitar a congestão nasal

Primeiro, é recomendável prolongar o período de amamentação, pois o recém-nascido é imunizado com o leite da mãe. É muito importante, ao mesmo tempo, descobrir a causa da congestão nasal, pois disso vai depender o tratamento mais adequado.

A seguir oferecemos alguns conselhos para evitar a congestão nasal no bebê.

  • O quarto do bebê deve ser ventilado e livre de poeira.
  • Os adultos não devem fumar com o bebê por perto.
  • O ambiente do quarto do bebê não pode ser muito seco nem muito úmido.
  • Se você tiver um umidificador no quarto, deve mantê-lo bem limpo para que não crie mofo, pois isso complicaria a congestão do bebê.
  • Não use aromatizadores químicos de ambiente nem produtos de limpeza muito fortes, pois podem causar uma reação alérgica.
  • O pelo dos animais de estimação também pode causar alergia.
  • Evite o uso de ar condicionado e calefações. O ar condicionado deixa o ambiente muito seco, mas o uso de um ventilador elétrico também pode acabar sendo um problema. Um umidificador elétrico pode ajudar a aumentar a umidade do ar.

Agora que você já sabe como descongestionar o nariz do bebê, você vai precisar ter bastante paciência, pois pode ser um problema muito desagradável para o pequeno. Você sempre deve realizar o processo lentamente e com muito cuidado. O ideal é fazer antes de o bebê mamar para que ele se alimente bem ou antes de dormir para que não acorde por causa do incômodo. Não se esqueça de fazer o bebê beber bastante água se já pode consumir, pois o líquido ajuda a prevenir a congestão nasal.