Como dizer não aos filhos

7 de julho de 2018
Em outras décadas, a criação autoritária foi muito popular. Ela se baseava na disciplina acompanhada pelo medo, pouco carinho, e demonstrações de afeto e comunicação relegadas ao segundo plano.

Na verdade, uma criação com autoridade pode, sim, ser firme, afetuosa e cheia de amor. Dizer não aos filhos não deve vir acompanhado de medo nem rigidez.

Um pai com autoridade escutará seus filhos, estabelecerá limites e será coerente sobre a aplicação desses limites na criação dos pequenos. Os pais autoritários também saberão dizer não a tempo e dizer sim sempre que for necessário.

Além disso, esse tipo de pai e mãe saberá admitir quando estiver errado para, assim, poder buscar as melhores soluções. Dessa forma, a partir do exemplo, ensinará aos seus filhos um bom modelo de comportamento, no qual os erros estão presentes e é possível aprender com eles.

dizer não

Um pai permissivo que não sabe dizer não aos seus filhos é afetuoso e amoroso. Mas não é capaz de oferecer aos pequenos os elementos essenciais para que possam ter uma infância saudável. Uma infância com limites e rotinas são fatores necessários na formação da personalidade das crianças.

Por que é tão difícil dizer “não” hoje em dia?

Ainda não se sabe ao certo por qual motivo é tão difícil para os pais dizer não hoje em dia. Cada família é um mundo particular e cada uma tem sua própria idiossincrasia.

Mas o acesso à informação e aos diferentes estilos educativos pode fazer com que os pais percebam que a disciplina é capaz de transmitir algo às crianças sem a necessidade de incutir o medo e sem ser tão negativista.

Mas o “não” deve estar presente na educação das crianças. Deve haver uma disciplina flexível, na qual os pais aprendam a estabelecer limites adequadamente.

Os pais devem estabelecer limites em muitas situações. Por exemplo, quanto à compra de brinquedos ou realização dos pedidos das crianças, já que as campanhas publicitárias são bastante agressivas e as crianças querem tudo o que veem, criando conflitos dentro de casa.

dizer não

Como aprender a dizer “não” aos filhos

Nem sempre é fácil dizer não aos filhos, sobretudo quando eles sabem chantagear emocionalmente para conseguir seus desejos. Mas é preciso dominar a arte da negociação e pensar que, seja qual for a intenção dos seus filhos, eles deverão avaliar se vale a pena lutar pelo desejo.

Você não deve criar o hábito de colocar os desejos dos seus filhos antes dos seus próprios desejos. Na maioria das vezes, simplesmente se trata de estabelecer uma ordem de prioridades.

As crianças sempre exigem o máximo possível e vão averiguar até onde podem chegar. Por isso, é necessário ser coerente e aprender a estabelecer limites claros.

Uma ideia é envolver as crianças em uma tomada de decisão antes de aceitar qualquer pedido e buscar oferecer somente as melhores dentre todas as opções. O objetivo é oferecer um “ganhar ou ganhar”, ou seja, levar a criança a realizar uma escolha na qual a vontade dos pais vai ser respeitada, mas que a criança acredite que está lidando com medidas tomadas por convicção própria.

Por exemplo, se a criança não quer ir para a cama dormir, você pode deixá-la assistindo seu programa favorito por mais 10 minutos com a condição de que depois ela vá para a cama. Se, após os 10 minutos, ela não quiser ir, sofrerá uma consequência negativa. Por exemplo, no dia seguinte ela terá que ir dormir 10 minutos mais cedo.

Dizer não e suas consequências

É muito importante ter consciência de que não se deve dizer sim somente par evitar conflitos. Apesar de parecer o caminho mais fácil, em longo prazo pode causar sérios problemas de comportamento nas crianças.

Se você diz sim para tudo, seus filhos vão pensar que têm absoluto direito de poder exigir tudo o que quiserem. Consequentemente, se você não os satisfaz, eles vão ficar muito bravos. Dizer não a tempo, sem dúvidas é a melhor opção para estabelecer limites.

Dizer não aos filhos pode ajudá-los a promover valores e aprender grandes lições de vida. Além disso, eles também vão aprender novas habilidades para se desenvolver em sociedade porque não estarão acostumados a ter tudo facilmente e saberão que vão precisar se esforçar para conseguir as coisas na vida.

Não se sinta culpada por dizer não. Como futuros adultos, as crianças vão encontrar o valor das coisas nas suas negações.

Recomendados para você