Como ensinar as crianças a saber esperar?

1 de junho de 2018
Tal como os adultos, as crianças hoje em dia vivem em uma sociedade onde tudo acontece extremamente rápido. Como mãe, é de suma importância que você ensine aos seus filhos o valor da paciência. Por esse motivo, colocamos a sua disposição 4 conselhos sobre como ensinar as crianças a saber esperar.

Ensinar as crianças a saber esperar é algo muito importante, já que aprendem a desenvolver os mecanismos de enfrentamento necessários para sua vida cotidiana. Para a criança, saber esperar engloba observação, concentração e aprendizado.

A paciência é um valor extremamente importante para o ser humano, porém não é uma habilidade inata. As crianças devem aprender gradualmente desde seus primeiros anos de vida. Apesar de não ser uma tarefa fácil, já que como nós, as crianças também vivem em uma sociedade onde tudo acontece rapidamente e na qual tudo progride exponencialmente.

Antes de colocar em prática alguns conselhos para ensinar as crianças a saber esperar, é bastante oportuno entender melhor como funcionam os mecanismos de espera e as emoções envolvidas neste processo.

Como as crianças enfrentam a espera conforme sua idade?

Durante os primeiros doze meses, o bebê não tem a capacidade de controlar suas emoções e expressar claramente suas necessidades. Quando chora, expressa um mal-estar, uma necessidade não satisfeita como a fome, a dor ou o cansaço.

Para o bebê, a espera lhe causa pânico, medo e vulnerabilidade. Essa experiência pode chegar a ser traumática caso se prolongue, por isso é importante tentar responder rapidamente as suas necessidades.

A partir dos doze meses até os três anos de vida, a criança será capaz de ter um pouco mais de controle sobre suas emoções, porém possui dificuldades para saber esperar, já que ainda não desenvolveu a noção de tempo. Portanto, dependendo das circunstâncias, a espera pode parecer muito longa ou muito curta.

menina chateada na mesa

Até que seja suficientemente crescida para ser mais receptiva à noção de tempo, é melhor oferecer pontos de referência de espaço e de tempo concretos para que ela entenda. Por exemplo, diga “depois do soninho”, “quando o papai chegar em casa do trabalho” ou “quando você terminar de comer”.

Estes termos serão mais fáceis para que ela entenda. Nesta fase, é aconselhável fazer com que a criança espere um ou dois minutos antes de satisfazer seus desejos.

A partir dos quatro anos, a criança começa a entender melhor o conceito da paciência e assim pode suportar a espera antes de satisfazer suas necessidades. Com essa idade, já é mais independente e é capaz de se virar sozinha. Se o seu pedido não for urgente, poderá esperar.

“Aquele que souber ter paciência pode ter o que quiser”

—Benjamin Franklin—

Conselhos para ensinar as crianças a saber esperar

Agora que entendemos o funcionamento dos mecanismos e as emoções envolvidas, você tem abaixo 4 truques para ensinar seus filhos a saber esperar:

1.- Explicar

Você deve explicar ao seu filho com muita calma, o porquê de não poder ter o que se pede imediatamente. A criança será capaz de entender porque tem de esperar e por quanto tempo.

Por exemplo, caso deseje um brinquedo, explique que terá de esperar por uma ocasião especial: seu aniversário, uma festa da família ou o Natal. Ao adiar essa situação, você estará fazendo a criança compreender que existe um tempo entre seus desejos pessoais e mundo exterior.

2.- Valorizar e recompensar

Lembre-se sempre de elogiar  seu filho quando demonstrar paciência e mostre a ele o orgulho que você sente por isso. Sempre o parabenize por seu bom comportamento, dando a ele algumas recompensas ou talvez privilégios para coroar seus esforços ao saber esperar.

3.- Dar um sinal visual

As linhas de tempo concretas também ajudam o seu filho a saber esperar. Por exemplo, coloque pequenos adesivos na forma de animais ou frutas no relógio. Você pode pedir a ele que espere até que o ponteiro chegue no cavalo ou na maçã, por exemplo.

Quando seu filho começar a ler as horas, compre para ele um relógio para que possa aprender a noção de tempo e transformar isso numa referência.

meninas gemeas jogando xadrez

4.- Organizar

Caso você saiba de antemão que seu filho terá um tempo de espera durante o dia (consulta do médico, excursão, restaurante, etc.) planeje levar pequenas coisas que despertem seu interesse. Não se esqueça de seu bichinho de pelúcia, seu livro favorito, seus lápis ou um simples lanche para que fique entretido.

Definitivamente, caso não saiba como ensinar seu filho a saber esperar, os 4 conselhos acima ajudarão e muito para que você treine as ferramentas que melhoram a paciência das crianças, a fim de que aprendam a dominar a arte de saber esperar.

Recomendados para você