Como ensinar seu filho a ser uma boa pessoa?

· 24 de fevereiro de 2018
Ensinar a ser uma boa pessoa é apostar em semear valores positivos que contribuam para o desenvolvimento das crianças de forma agradável e eficaz.

A lição mais importante que você dará ao seu filho para a vida é a de valores e integridade. Além de ensiná-lo a ser responsável e estudioso, seu maior dever é fazer dele uma boa pessoa.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de seres humanos bons que criem um ambiente melhor.

Seus filhos têm o potencial de fazer com que o mundo seja um lugar mais agradável e eles precisam de você para conseguir isso. Acompanhe-os e guie-os para agirem de maneira certa e mantenham suas vidas sob controle.

O título mais valioso que você pode obter nesta vida é o de uma boa pessoa. As universidades não o concedem, apenas os valores o dão.

Os segredos para que seu filho possa ser uma boa pessoa

Mudanças pessoais

Se houver algo no comportamento de seus filhos que você deseja melhorar, comece por mudar você mesma e dê o exemplo.

Se você se desespera ou se irrita facilmente, é muito difícil pedir para as crianças serem pacientes e tranquilas. Para conseguir uma atitude positiva em seus filhos, você deve se melhorar também.

Ensine a importância do exercício

A saúde tem um relacionamento muito próximo com o humor, é por isso que é tão importante cuidar dele.

Uma vida sedentária leva as pessoas a terem problemas físicos e emocionais. Toda célula do corpo precisa de oxigênio e a maneira de obtê-lo é através do exercício.

Por outro lado, o exercício é importante para nos mantermos com energia e de bom humor. Nesse sentido, o esporte ou o simples fato de caminhar ao ar livre por 30 minutos, pelo menos, permite a liberação de toxinas e tensões.

Incentive-os a encontrar algo que desperte o interesse

Além dos assuntos escolares, convide seus filhos a participar de uma atividade extracurricular. Claro, você não deve preencher todo o cronograma de atividades. Os extremos são prejudiciais. No entanto, uma atividade extracurricular pode ser benéfica para a mente espairecer.

As artes, os esportes e a ciência podem ajudá-los a desenvolver várias habilidades para a vida.

Permita que seus filhos experimentem diferentes passatempos e identifiquem os que realmente amam. Uma atividade que é apreciada ajuda a forjar disciplina e a ter melhor saúde mental.

Mostre a importância de cooperar

As atividades em que as crianças compartilham tanto com seus pares quanto com pessoas mais velhas ensinam a conviver em comunidade e a compreender a importância de serem solidárias, proativas e boas pessoas.

Através da socialização e do desenvolvimento da independência, eles se tornarão pessoas mais tolerantes e aprenderão a respeitar as diferenças. Outro aspecto que se desenvolverá em crianças é a capacidade de valorizar e aproveitar o trabalho em equipe.

Ensine a sempre dizer “por favor” e “obrigado”

Desde os primeiros anos de vida, as crianças devem aprender a importância dessas expressões de gratidão e valorização. A capacidade de reconhecer o outro como igual lhe ajudará a ser uma boa pessoa e a praticar a empatia.

Além dessas palavras básicas, ensine seus filhos outras fórmulas de cortesia honesta que os ajudem a se desenvolver melhor em sociedade e se sentirem melhor com eles mesmos.

Ajude a estabelecer relações sociais saudáveis

Uma maneira para que seu filho seja inteligente, confiante e tolerante é permitir que ele socialize com frequência. Em casa, você deve ser um modelo do tipo de relacionamentos interpessoais que você deseja que seu filho tenha.

Deixe que comece a construir laços sociais com outras pessoas e lhe mostre quais aspectos pode melhorar quando o faz. Será inútil isolá-lo para protegê-lo dos problemas das interações. Pelo contrário, você deve lhes dar as ferramentas para socializar de forma assertiva.

Enfatize sobre a importância da higiene e do cuidado pessoal

O ponto de partida para ser uma boa pessoa é aprender a cuidar de si mesmo. Isso significa cuidar da sua saúde, consultar o médico quando for necessário e se manter limpo.

Desde a primeira etapa da infância de seus filhos, diga-lhes que eles devem colocar em prática medidas básicas de higiene pessoal. Comece ensinando a lavar as mãos e escovar os dentes. Então você pode introduzir hábitos mais complexos.

Ensine o amor pela natureza

Com a crise ambiental do planeta, é essencial que as crianças tenham um estilo de vida amigável com a natureza. Incentive-as a reciclar, a serem conscientes no cuidado da água e a interagir saudavelmente com o meio ambiente. Mostre-lhes que elas podem fazer parte da mudança que a humanidade precisa.

Ajude a terem conexões reais

Com a invasão da tecnologia no cotidiano, é difícil não abandonar o contato humano. Todos os dias, lembre-os da importância de dar e receber afeto físico, de apreciar o outro como indivíduo.

Ser uma boa pessoa é um processo formativo que requer dedicação por parte dos pais. No entanto, todos os esforços valerão a pena quando você ver que seus filhos tornam o ambiente um lugar melhor.

O mundo precisa de pessoas bem educadas, acadêmica e eticamente, para melhorar a convivência e fazer do mundo um lugar mais habitável.