Como ensinar seus filhos a serem organizados

26 de julho de 2018
Os pais desejam incutir nas crianças a importância de serem organizadas desde cedo. Para ter sucesso nesse ensinamento, você verá aqui alguns truques de como ensinar seus filhos a serem organizados.

Eduque seu filho para que cresça dentro da disciplina da organização. Assim, em pouco tempo ela vai se acostumar e fará disso um hábito de vida. Explique que ser organizado em casa é indispensável para seu desenvolvimento, pois lhe servirá para organizar e enfrentar o mundo que está começando a descobrir.

Qualquer momento e espaço é oportuno para ensinar uma criança a ser organizada em casa. Quanto mais cedo começar, melhor será a assimilação. Dessa forma, com os conhecimentos que a criança for adquirindo a cada dia, ajudamos com que se transforme em qualidades e atitudes que farão ele ou ela se tornar uma pessoa melhor.

É importante ensinar nossos filhos que a ordem é fundamental na vida. Aplicá-la ela em coisas como a alimentação, ou, por exemplo, dormir, é comparável com a higiene. É um elemento necessário para seu aprendizado e, além de criar bons hábitos, proporcionará segurança em seu desenvolvimento.

Faça destas atividades relacionadas com a organização e limpeza algo divertido. Assim conseguirá que as crianças te ajudem com as tarefas de casa

Sua atitude e exemplo são fundamentais

organizado em casa

Dê um bom exemplo ao seu filho e ensine como conseguir ser organizado em casa. Assim, você irá incutindo nele a ideia de que não pode ter tudo desordenado. A bagunça sempre produz nervosismo e dificulta a tarefa de encontrar as coisas. Ao passo que a ordem transmite calma, favorece a concentração e ajuda a pensar e raciocinar serenamente.

Você pode começar por mostrar a maneira de guardar os brinquedos, colocar os livros na estante, não deixar os sapatos jogados pelo quarto e guardá-los, pendurar as toalhas molhadas, guardar a roupa suja e outras inúmeras atividades simples que tornarão seu filho uma pessoa organizada.

É preciso ter consciência de que nem todos os dias da semana são iguais no momento de estabelecer horários diariamente, nas refeições, no estudo, no sono, na higiene e nas brincadeiras. Por isso, é importante fazer tudo de uma maneira tranquila, flexível e prazerosa, evitando mudanças drásticas constantemente. Caso contrário, você somente conseguirá deixar seus filhos desorientados.

Dicas para que nossos filhos sejam organizados em casa

Às vezes, para os pais é difícil ter paciência quando a casa se transforma em um caos. Porém, recomendamos aqui como enfatizar e conseguir o objetivo de manter tudo arrumado.

  • Evite adotar uma atitude de reclamação constante pela desordem, pois as críticas nunca ajudam. Na maioria dos casos, as crianças não arrumam porque não podem.
  • Também não tome a atitude contrária. Assim, você acabará superprotegendo, assumindo que como as crianças são pequenas não podem arrumar. Dessa forma, você vai acabar arrumando tudo como sempre.
  • Até os 7 ou 8 anos você terá que ajudar a criança depois da brincadeira. Isso não significa que seu filho deverá apenas olhar enquanto você tudo. O ideal é arrumar as coisas junto com a criança bem devagar. É normal que seu filho brinque na bagunça, com tudo ao mesmo tempo. As crianças precisam se sentir livres em suas atividades.
  • De tempos em tempos, separar alguns brinquedos com seu filho e incentivá-lo a doar para crianças necessitadas. Além de evitar acumular coisas e manter tudo limpo, você estará ensinando valores muito positivos à respeito da importância da caridade.

Desde pequenos e para que, quando adolescentes, seja algo natural e o adotem como parte de seu comportamento habitual, as atividades de casa devem ser utilizadas como uma norma de respeito. Assim, as crianças podem compreender o compromisso de levar adiante uma casa e uma família, além de aprender a colaborar.

organizado em casa

Cada coisa em seu lugar

Manter uma casa arrumada não é tarefa fácil, menos ainda quando existem crianças. Todavia mantê-la limpa e ordenada não só é importante por motivos estéticos. Também é fundamental para evitar doenças e reduzir os níveis de estresse no âmbito familiar.

O hábito de ser organizado se constrói todos os dias. Ser organizado não é algo que você vai conseguir do dia para a noite. Entretanto, é um excelente começo para criar uma via de comunicação positiva. Portanto, estimule seus filhos a deixar as coisas sempre em um lugar específico para que não percam tempo na procura.

Quando seu filho conseguir ser organizado em alguma coisa, por menor que seja, será muito significativo que você elogie seu esforço. Nunca utilize frases como: “bom, desta vez você fez bem”, “vamos ver se agora você muda!” ou “já era hora de você ser organizado!”. Com isso você só conseguira o efeito contrário ao que desejava.