Como estimular o bebê a começar a falar?

· 8 de fevereiro de 2019
Ouvir as primeiras palavras de uma criança é algo emocionante, especialmente para os pais. Neste artigo, vamos rever como você pode estimular o bebê a começar a falar. Anote!

Depois de meses ouvindo o seu bebê balbuciar, certamente é um momento emocionante quando ele finalmente pronuncia sua primeira palavra. Embora esse processo seja parte natural do desenvolvimento, existem maneiras de estimular o bebê a começar a falar. Veja nesse artigo.

Aprender a falar é um processo que leva muito tempo. Na verdade, a criança não conseguirá formar sentenças de duas ou três palavras até mais ou menos os dois anos, ou até mesmo mais tarde.

No entanto, você pode ajudar nessa evolução desde o primeiro dia. Aqui estão algumas dicas para acelerar esse processo emocionante. Não se esqueça de que você sempre deve comemorar os esforços!

Dicas para estimular o bebê a começar a falar

1. Comece desde cedo

Embora possa parecer inútil falar com um recém-nascido, seus ouvidos e cérebro respondem ao som desde o nascimento.

Por essa razão, quanto mais palavras os bebês ouvirem, mais o desenvolvimento da fala vai ser estimulado. Talvez nos primeiros meses o bebê não entenda o que você diz, mas gostará da sua voz e do seu sorriso.

Essa estratégia beneficia a criança, por isso é recomendável que você fale o máximo possível. Isso porque ela absorve mais do que você imagina.

Portanto, você tem um papel fundamental quando se trata do desenvolvimento da linguagem do bebê. Procure falar com o seu filho da maneira certa para que ele consiga se comunicar o mais rápido possível.

2. Leia um livro

Em segundo lugar, ler um livro para o seu bebê pode ser uma ótima ideia. Obviamente, não esperamos que a criança esteja atenta ao enredo e também não é necessário que ela entenda a história. Aqui o importante é a experiência compartilhada.

A mãe tem um papel fundamental ao estimular o bebê a começar a falar.

Passar tempo juntos é uma ferramenta primordial para inspirar a criança a ter um vocabulário maior e se acostumar  com as palavras o mais rápido possível. Tudo isso ajuda a sua compreensão para começar a falar. Em breve, o bebê vai mexer os lábios como se estivesse falando, vai começar a fazer ruídos e balbuciar.

3. Balbucie com ele

Quando o bebê balbucia, balbucie de volta como resposta. Repita os sons e o ritmo de seus ruídos e participe de um jogo de imitação.

Tenha em mente que o seu bebê vai gostar de chamar a sua atenção, brincando e imitando você. Você pode até introduzir novos sons no jogo para que o pequeno seja ainda mais estimulado.

4. Responda às suas tentativas

Quando a criança for um pouco mais velha e conseguir se comunicar usando uma única palavra, certifique-se de responder com frases completas. Se ela ainda usar apenas sons, responda usando as palavras apropriadas.

Embora ela ainda não consiga falar frases completas ou dizer as palavras certas, você estará criando uma oportunidade de aprendizado ao responder corretamente.

“Quanto mais palavras o bebê ouvir, mais o desenvolvimento da fala será estimulado. Talvez nos primeiros meses ele não entenda o que você diz, mas vai gostar da sua voz e do seu sorriso “

5. Repita as palavras

Repetir as palavras também ajuda no desenvolvimento da fala do bebê. Se você escolher um objeto e repetir o nome dele várias vezes, esse nome vai começar a fazer sentido para ele.

Pouco a pouco, ele vai começar a relacionar esse termo ao objeto e poderá pronunciar por conta própria. Afinal, o bebê aprende imitando. Quanto mais você repetir as palavras para ele, mas ele vai querer imitar e aprender as palavras dessa maneira.

6. Relaxe e seja paciente

As crianças pequenas geralmente sentem as preocupações dos pais. Isso impede de criar o clima ideal para grandes avanços no desenvolvimento, já que começar a falar exige coragem. Relaxe, seja paciente e confie no crescimento natural do seu filho.

A mãe tem um papel fundamental ao estimular o bebê a começar a falar.

Muitos pais passaram pela experiência de ver as habilidades verbais dos seus filhos emergirem de uma hora para outra, como uma explosão de linguagem.

Por outro lado, se você achar que o seu filho está um pouco atrasado em sua capacidade de entender a linguagem, sempre é possível recorrer à avaliação de um especialista.

Por fim, não se esqueça de que cada bebê se desenvolve de maneira diferente e, consequentemente, afetando o tempo que leva para começar a falar. Neste estágio inicial, o importante é que você tente usar palavras adequadas enquanto fala ou canta para o seu filho.

Estamos convencidos de que com essa lista de dicas e com o seu desejo de compartilhar tudo com o seu bebê você vai conseguir acelerar o aprendizado dele. Não se preocupe, em breve você vai ouvir seu pequeno pronunciado as primeiras palavras!

  • Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação.