Como evitar o ciúme quando um irmão chega

· 26 de março de 2019
Não sentir ciúmes pode parecer quase impossível, afinal, quem nunca passou por isso? Assim, a ideia de que os irmãos compartilhem tudo nem sempre se torna realidade. Pode ser um verdadeiro desafio para os pais ajudarem os filhos a evitar o ciúme quando um irmão chega.

Quando um irmão novo chega na família, o ciúme pode ser uma reação natural. Isso acontece porque a criança pode sentir uma ameaça de perder o amor dos pais. No entanto, os pequenos podem aprender muito ao competir pelo amor de seus pais. Mas como orientar nesse aprendizado para evitar o ciúme quando um irmão chega?

O que você pode fazer enquanto espera por outro filho?

A chegada de um novo filho acarreta muitas mudanças na família. É possível que os filhos mais velhos criem expectativas erradas ao esperar pelo bebê. Portanto, é preciso preparar a criança com antecedência. Isso pode ajudar a evitar o ciúme quando um irmão chega.

A primeira coisa é contar à criança que você está grávida antes que ela descubra por outras pessoas. Além disso, explique com antecedência que os bebês precisam de muito cuidado porque não podem se defender sozinhos. Para isso, você pode mostrar fotografias ou vídeos de quando ela era muito pequena, para que entenda mais facilmente.

Da mesma forma, tente incluir a criança nos preparativos para a chegada do bebê. Algumas ideias é mostrar os ultrassons ou permitir que ela coloque a mão na barriga e converse com o irmãozinho.

Sintomas de ciúmes antes da chegada de um irmão

Embora nem todas as crianças demonstrem ciúme da mesma forma, alguns sintomas podem ser:

  • Raiva, angústia, insegurança, tristeza. Tais sentimentos podem se tornar somáticos, como dores de cabeça, insônia ou tontura.
  • Rejeição completa do irmão.
  • A criança pode experimentar uma fase de regressão e tentar imitar o irmão mais novo. Nesse caso, ela volta a ter alguns comportamentos que já havia abandonado, como chupar o dedo.
  • Tenta chamar a atenção a todo custo, muitas vezes desprezando o irmão.
  • Pode apresentar comportamento agressivo, chegando ao confronto verbal ou mesmo físico.
evitar o ciúme quando um irmão chega

Como evitar o ciúme quando um irmão chega

Evidentemente, não há fórmula mágica para evitar o ciúme quando um irmão chega. No entanto, com as ferramentas certas, você pode ajudar as crianças a canalizar adequadamente esse sentimento. Aqui estão algumas dicas práticas:

Ofereça tempo de qualidade

Separe um tempo para passar com a criança e, principalmente, faça com que seja de qualidade. Esse fator é muito importante para que ela não se sinta deslocada com a chegada do novo bebê.

Inclua a criança na colaboração

Envolva a criança no cuidado do novo irmão. Dependendo da idade, você pode atribuir tarefas ao filho mais velho. Assim, você fará com que ele sinta que é uma parte importante da família. Porém, se não quiser ajudar, é melhor não forçar.

Ensine a compreender

Ensine a importância da compreensão. É necessário que a criança aprenda a entender os sentimentos dos outros. Assim, mostre as vantagens de ser o filho mais velho ou o mais novo.

É possível que os filhos mais velhos criem expectativas erradas ao esperar pelo bebê. Por isso, prepare-os o quanto antes para ajudá-los a evitar o ciúme quando um irmão chegar .

Trate igualmente

Procure tratar cada criança de maneira equilibrada. Embora o amor deva ser compartilhado igualmente, em muitos casos você terá que dar um tratamento especial. A atenção demandada dependerá da idade e personalidade de cada uma.

Peça a colaboração de outros adultos

Lembre sua família e amigos de que eles não devem deixar o filho mais velho de lado. Caso contrário, o seu esforço e dedicação podem ser em vão por causa de outra pessoa próxima à criança.

Ensine a compartilhar

Ajude a criança a desenvolver a sua individualidade e respeitar uns aos outros. À medida que crescem, as crianças devem saber compartilhar o espaço com seus irmãos.

6 coisas que você não deve fazer ao lidar com o ciúme

Se você quer evitar o ciúme quando um novo irmão chega e deseja favorecer os relacionamentos familiares, lembre-se destas dicas:

Não mude a rotina

Não altere a rotina que os seus filhos tinham antes do nascimento do outro bebê. Muitas mudanças ao mesmo tempo podem ser difíceis de assimilar. Certifique-se de que, na medida do possível, o novo nascimento não coincida com uma mudança de casa ou de escola.

Não ache que a criança não ama o novo irmão

Não pense que o ciúme é um sinal de que o seu filho não ama o novo irmãozinho. Na grande maioria dos casos, os pequenos constroem vínculos muito fortes com o tempo e amadurecimento.

Evite fazer comparações

Nunca compare seus filhos. Alguns de seus comentários podem parecer uma simples observação, mas o modo como você diz pode ter um forte impacto nas crianças.

Evitar o ciúme quando um irmão chega nem sempre é uma tarefa fácil para os adultos.

Tenha cuidado com os comentários

Evite frases que censurem a criança ou interprete mal as suas ações. Por exemplo, dizer “Fique longe do bebê” ou “Não toque nele” podem fazer com que o irmão mais velho rejeite o mais novo.

Corrija se necessário

Corrija o mau comportamento e não permita que isso aconteça. Algumas crianças podem querer chamar atenção menosprezando, ridicularizando e ameaçando o irmão mais novo. Embora você não deva ignorar seus sentimentos, não ceda quando se comportarem mal.

Em suma, evitar o ciúme quando um irmão chega é praticamente impossível. No entanto, com paciência e carinho, você pode ajudar a criança a lidar com esses sentimentos. Dessa maneira, os seus filhos aprenderão a viver juntos, aceitar as suas responsabilidades e respeitar uns aos outros.