Como fazer as crianças fazerem algo quando não querem?

· 11 de setembro de 2018
Para ensinar como lidar com a personalidade do seu filho e mostrar as melhores maneiras de fazer com que ele faça algo quando não quer fazer, nós decidimos escrever este artigo.

Fazer com que as crianças façam algo quando não querem pode ser uma tarefa colossal, especialmente quando se trata de crianças que, quando são pressionadas, protestam com uma birra ou rebeldia.

Segredos para fazer as crianças fazerem algo quando não querem

Não exija demais

Se seu filho já fez ou está fazendo algo que lhe custa muito trabalho para fazer, digamos, por exemplo, a tarefa de matemática, não queira que logo em seguida ele estude outra matéria. Quando ele terminar com a matemática, proponha um intervalo antes de tentar retomar com as lições de casa.

Exigir continuar logo em seguida irá apenas despertar e aumentar sua rebeldia.

Una a tarefa que ele rejeita com outra que ele gosta

Se o seu filho de 2 anos não gosta de escovar os dentes, junte essa parte da higiene com uma atividade que ele goste. Por exemplo, assistir desenhos animados.

Sente-o em frente à TV e coloque desenhos animados que ele gosta enquanto escova os dentes. Fique ao lado dele para ajudar a lembrar como se deve escovar. Como ele estará mais concentrado na televisão, não será tão difícil.

Faça um pacto com ele

Fazer um pacto com o seu filho é permitir algo que ele queira se ele fizer o que você quiser. Esse pacto deve ser um acordo mútuo. Assim, nenhuma das partes será influenciada ou controlada pela outra.

Por exemplo, seu filho adolescente quer sair no final de semana à noite. Você quer que ele vá bem na prova de sexta-feira. O pacto aqui está claro: “Se você tirar uma boa nota, eu deixo você sair no final de semana.”

Esse tipo de acordo cria na criança um sentimento de independência e autonomia único:

  • Sou o dono da minha vida
  • Está conseguir realizar meus desejos
  • Eu tenho o poder de decidir por mim mesmo
quando não querem

Não force. A criança deve fazer por vontade própria

Dizer que você não deve forçar ou exigir nada do seu filho, mas esperar que ele faça a lição de casa ou qualquer outra sugestão sua por vontade própria, certamente irá te fazer dar risada. Mas garantimos que você pode conseguir isso. Você simplesmente precisa vincular o que você deseja que ele faça com a consequência que ele não gosta.

Nesse sentido, vamos dar um exemplo de uma de nossas leitoras para que você saiba como ela conseguiu que seu filho adolescente guardasse as coisas e limpasse o próprio quarto. Chamaremos a mãe de Ana e seu filho, de Mário.

Como comentamos, para Ana, era impossível limpar o quarto de seu filho, Mário, simplesmente porque ele não queria. O menino gostava de ter seus pertences, segundo ele, onde ele sabia que ia encontrar. Por isso, ele mantinha o quarto em completa desordem.

Para não usar a força e despertar a rebeldia de seu filho, Ana tomou uma decisão irrefutável. Todas as visitas de Mario, incluindo uma meio namorada que ele tinha, quando entravam, era direcionadas diretamente para seu quarto.

quando não querem

Embora alguns amigos se sentissem confortáveis com o quarto do jovem, nem todos reagiam da mesma forma. Então, apenas para causar uma melhor impressão em seus companheiros, Mário começou a manter seu quarto um pouco mais arrumado. Ele passou a arrumar sua cama, pendurar as roupas dentro do armário e, ao final, não o limpou, mas pelo menos deixou que sua mãe entrasse uma vez por semana para fazer a limpeza.

Estabeleça uma rotina

As rotinas ajudam a resolver de uma melhor maneira aquilo que temos dificuldade para fazer. Se a criança não gosta de ajudar a limpar a mesa, defina o hábito, não só para ela, mas para todos os membros da família, de se levantar da mesa com seu prato, talheres e copo na mão.

As rotinas podem começar com tarefas simples. Mas, pouco a pouco, você poderá ir intensificando até que, eventualmente, seu filho aprenda a fazer tudo sem você precisar pedir.