Como identificar o tipo de tosse das crianças?

A tosse é um mecanismo de defesa natural que é ativada sempre que algo irrita as membranas mucosas da garganta ou dos brônquios. Neste artigo, vamos diferenciar os tipos de tosse que podem afetar as crianças e como podemos identificá-los. Descubra agora!

Nas crianças, a tosse é sintoma de uma reação natural do corpo e é muito comum durante as infecções respiratórias. Por isso, vamos aproveitar o seguinte artigo para identificar o tipo de tosse das crianças e como tratar os sintomas que os precedem.

A primeira coisa que você deve considerar é que as crianças sofrem constantes episódios de infecção nas vias respiratórias, o que pode causar tosse. Portanto, trata-se de uma situação muito frequente, que aumenta nas zonas urbanas, devido à contaminação atmosférica ou à exposição a espaços com fumaça, poluição, entre outros fatores.

Um mecanismo de defesa

Certamente, a tosse é um mecanismo de defesa pulmonar que permite a expulsão de substâncias não desejadas nas vias respiratórias. Ela se ativa em resposta à irritação causada por um agente externo, como o frio, por exemplo.

Assim como os adultos, as crianças podem manifestar a tosse de muitas maneiras, embora os dois tipos mais comuns sejam a tosse seca e a tosse com catarro. A seguir, vamos analisar os aspectos principais de cada uma delas.

Qual pode ser a causa da tosse nas crianças?

  • Doenças respiratórias crônicas, como a asma.
  • Ingestão de alguma medicação.
  • Problemas estomacais.
  • Infecções ou sinusite.
  • Irritações.
o tipo de tosse

Tipos de tosse nas crianças: tosse seca e tosse com catarro

Como identificar a tosse seca?

A tosse seca ou irritativa é típica de uma inflamação da laringe e é fácil de identificar, já que, diferentemente da tosse com catarro, não produz muco. Além disso, é uma tosse que, às vezes, aparece acompanhada de perda de voz.

Em alguns casos, a tosse seca é dolorosa, acompanhada por ardor e uma sensação estranha no corpo. Pode aparecer com maior intensidade durante o dia ou à noite, embora geralmente se manifeste mais durante o dia.

Esse tipo de tosse é causado pela irritação da garganta e dos brônquios. Na maioria dos casos, o problema é causado por uma infecção benigna. Em outros mais particulares, é resultado de uma infecção bacteriana.

A tosse seca nas crianças é causada normalmente pelos resfriados, pela contaminação do ar ou por alguma alergia mais leve. Portanto, você não deve se preocupar em excesso.

Geralmente, dentro de poucos dias, esse tipo de tosse se transforma em tosse com catarro e, consequentemente, a dificuldade para respirar desaparece. Ao mesmo tempo, é muito importante que a criança beba muita água ou bebidas quentes para dissolver o muco e facilitar o processo de recuperação.

Por outro lado, se a tosse continuar, é provável que se trate de uma inflamação aguda da traqueia ou da faringe ou, ainda, que o catarro esteja muito sólido para ser eliminado.

“A tosse é um mecanismo de defesa pulmonar que permite a expulsão de substâncias não desejadas e irritantes das vias respiratórias”

 Como identificar a tosse com catarro?

A tosse com catarro também é conhecida como tosse produtiva, devido à presença abundante do muco, produzido principalmente pelos brônquios. Em geral, quando o catarro é eliminado, não há mais episódios de tosse.

Esse tipo de tosse confirma que há secreções nas vias respiratórias, deixando sair aquelas que estão na garganta e nos pulmões apesar de não existir irritação.

Certamente, a tosse com catarro assusta muito as mamães – talvez provavelmente devido ao som característico – apesar de nem sempre significar que a criança esteja com alguma infecção. Na verdade, a tosse com catarro representa o começo da recuperação porque o muco limpa as vias respiratórias. Além disso, também expulsa os vírus e as bactérias que possam estar nessa passagem.

As causas, geralmente, estão relacionadas a resfriados, gripe ou inflamação das vias respiratórias. Em geral, a tosse com catarro demora bastante para passar e se desenvolve por, pelo menos, 4 ou 5 dias.

o tipo de tosse

Quando é preciso consultar um médico?

A tosse nas crianças precisa de atenção especial quando surgem outros sintomas associados. Nas crianças, o uso de medicamentos para eliminar a tosse deve ser preferivelmente realizado apenas sob supervisão médica.

Se seu filho tiver menos de 6 anos, é preciso consultar um profissional da saúde a fim de determinar o tratamento adequado. Em todo caso, os seguintes sintomas podem determinar quando é preciso consultar um médico, seja qual for o tipo de tosse:

  • Dificuldade para respirar ou comer.
  • Comportamento incomum (desconfortos, dores).
  • Febre junto com a tosse.
  • Aparecimento de outros sintomas, como diarreia, vômitos, erupções cutâneas, etc.
  • Persistência da tosse por mais de três dias sem nenhuma melhora.
  • Lábios azulados.
  • Ruído na respiração.
  • Possibilidade de ter inalado algum objeto.

Por fim, você precisa estar ciente de que a principal diferença fisiológica entre os dois tipos de tosse citados é a presença ou a ausência de catarro. Independentemente da causa, sempre é recomendável consultar um especialista; especialmente se a tosse persistir por mais de 8 dias ou for acompanhada por uma febre de mais de 38° C.

Recomendados para você