Como evitar que as crianças roam as unhas?

4 de julho de 2019
Roer as unhas durante a infância é muito comum, mas impedir as crianças de fazer isso não é uma tarefa fácil.

“Como evitar que as crianças roam as unhas?” Você certamente já se perguntou isso milhões de vezes. Pois bem, a onicofagia (mais conhecida como o ato de roer as unhas) durante a infância é algo completamente comum.

Muitas vezes os pais pensam que os filhos fazem isso para chamar a atenção, mas na verdade não é bem assim. Na maioria das vezes, as crianças roem as unhas de forma inconsciente. Por isso, não adianta repreendê-las e até mesmo puni-las se continuarem a fazer isso.

A seguir, vamos mostrar uma série de ideias para evitar que as crianças roam as unhas.

Como evitar que as crianças roam as unhas

Use o diálogo

A primeira maneira de evitar que as crianças roam as unhas é dialogar com elas. Como dissemos antes, quando você vir o seu filho fazendo isso, repreendê-lo na defensiva, de forma mal educada ou com ameaças não vai servir para nada.

Dessa forma, a criança ficará ainda mais nervosa, uma vez que devemos estar cientes de que, na maioria dos casos, roer as unhas é sinônimo de estresse ou nervosismo por algum motivo relacionado ao ambiente ou à personalidade da criança.

Por isso, de forma calma, tranquila e sossegada, você deve perguntar no que ela está pensando naquele momento ou como foi o seu dia, a fim de saber se há algo que causando preocupação ou incômodo. Roer as unhas acontece, geralmente, devido a três causas principais.

Ansiedade

Se a criança roer as unhas por esse motivo, o diálogo com ela é essencial. Você deve descobrir qual é a sua preocupação e tentar resolver o problema que a criança tiver.

Converse com as crianças sobre não roer as unhas

Associação

Muitas vezes, roer as unhas está associado a uma atividade específica que a criança faz, geralmente por distração. Assistir televisão é uma das mais comuns. Nesse caso, devemos controlar os momentos em que a criança rói as unhas e explicar as razões pelas quais essa ação é ruim.

Imitação

Todos sabemos que, no período da infância, as crianças imitam tudo o que veem ao seu redor. A seguir, vamos explicar como evitar que as crianças roam as unhas se estiverem fazendo isso por imitação.

Como evitar que as crianças roam as unhas se estiverem fazendo isso por imitação

O espelho no qual elas se veem

Embora roer as unhas seja algo mais comum em crianças do que em adultos, há uma alta porcentagem de pessoas que continuam a fazer isso durante a vida adulta.

Se você está incluído nesse grupo, deve ficar ciente de duas coisas. Em primeiro lugar, na infância, as crianças copiam tudo o que veem ao seu redor, ainda mais os pais. Assim, se a criança ver que você rói as unhas, ela poderá fazer isso também, de forma que o primeiro passo que você deve dar é evitar roer as unhas na frente dela.

Em segundo lugar, para que a criança abandone esse comportamento, você também deve parar de fazer isso. Para tanto, proponha uma brincadeira na qual cada vez que um dos dois vir o outro fazendo isso, haverá um gesto cúmplice para evitar que isso aconteça quando houver outras pessoas presentes.

Dessa forma, a criança se sentirá mais responsável pelas suas ações e terá mais cumplicidade com você. Além disso, se ela perceber que você conseguiu parar, ela também vai fazer isso.

Use outras atividades

Passamos grande parte do nosso tempo observando o que as crianças estão fazendo. É por isso que você pode evitar que elas roam as unhas antes dessa ação começar a se tornar um hábito.

Para fazer isso, na hora em que você vir que a criança está com as mãos na boca, pode propor uma atividade na qual ela precise segurar algo com as mãos. Pintar ou desenhar, fazer um quebra-cabeça ou segurar uma boneca são algumas das opções. Use o que você tiver por perto para fazer isso o mais rápido possível.

Mostre as suas unhas

Mostre as suas unhas

Se você não rói as unhas, explique e mostre as mãos para a criança. Desta forma, ela vai conhecer as vantagens de ter unhas bonitas e bem cuidadas. Geralmente, no caso das meninas, elas adoram pintar as unhas, de forma que você também pode jogar com essa alternativa.