Como limpar a mamadeira corretamente?

7 de março de 2019
A mamadeira é certamente o instrumento mais utilizado para a alimentação do bebê. Uma limpeza completa desse objeto é essencial para evitar infecções e outros tipos de doença.

Qualquer mulher deseja exercer o papel de mãe da melhor maneira possível. Cada uma das tarefas que devem ser realizadas envolve um pequeno desafio a ser superado com muito cuidado. Exemplos disso são saber como limpar corretamente a mamadeira e higienizar os outros utensílios para alimentar o bebê.

Muito já foi dito a respeito da limpeza correta da mamadeira e de outros objetos usados frequentemente pelos bebês. Houve até mesmo alguns mitos sobre isso. Contudo, o que é realmente verdadeiro é a importância de manter esses itens livres de bactérias.

Devemos lembrar que os bebês ainda não desenvolveram completamente o sistema imunológico. Portanto, o seu organismo ainda não consegue se defender naturalmente de possíveis bactérias.

Ao colocar tudo na boca, há muitos riscos de infecções. Por isso, a limpeza profunda de cada elemento, principalmente nos primeiros meses de vida, não é algo que deva ser feito de qualquer jeito.

Como limpar a mamadeira do bebê corretamente?

Surgiram muitas técnicas para limpar adequadamente a mamadeira e os bicos, mas na verdade não existe uma fórmula perfeita para essa tarefa. Também não existe um manual que indique o que deve ou não deve ser feito ao lavar esses utensílios.

No entanto, devemos ter em mente que, depois de alimentar a criança, devemos limpar a mamadeira para remover os restos de comida que ficaram. Dessa forma, evita-se a multiplicação de microrganismos nocivos à saúde do bebê.

A esterilização é uma questão controversa no que se refere à higiene de mamadeiras e bicos. Algumas pessoas dizem que esse procedimento não é importante e que basta apenas um pouco de água e sabão. No entanto, a esterilização é necessária às vezes, principalmente quando esses utensílios são usados pela primeira vez.

 A esterilização de mamadeiras e bicos é uma questão controversa

Podemos colocar em prática dois métodos simples para esterilizar a mamadeira:

Com o micro-ondas

Para fazer esse tipo de procedimento, é necessário ter um esterilizador especial para micro-ondas. Nada mais é do que um recipiente com furos no topo ou na base, onde você adiciona água e introduz os itens que deseja esterilizar.

Entretanto, antes de colocar este método em prática, devemos verificar que não exista um triângulo com as letras ‘PA’ na mamadeira, pois aquelas que o contêm podem ser danificadas com esse tipo de esterilização.

A frio

Para implementar essa técnica, é essencial usar produtos específicos que podem ser encontrados em diferentes apresentações, tais como pastilhas ou líquidos. Eles são dissolvidos em água previamente fervida e, após o tempo especificado nas instruções, a mamadeira é retirada e passada pela água fria.

Não é aconselhável usar as mesmas pastilhas para várias aplicações. Devemos usar uma nova cada vez que esse procedimento for aplicado.

Os bebês ainda não desenvolveram completamente o sistema imunológico. Portanto, o seu organismo ainda não consegue se defender naturalmente de possíveis bactérias.

Limpar apenas com água e sabão: é o suficiente?

Esse é o método mais eficiente e comum entre as mães, já que os materiais são abundantes e estão à mão, além de ser algo simples e prático. Assim que o bebê terminar de comer, a mamadeira deve ser lavada para que a comida não fique grudada. O mesmo se aplica ao bico e à tampa.

Quando lavamos a mamadeira, devemos passar bem a esponja com detergente por todos os lugares, em especial na rosca e nas bordas, pois esses lugares geralmente acumulam muitos resíduos.

Além disso, também existem escovas especiais para facilitar essa tarefa. Graças ao seu design, elas chegam a lugares impossíveis de alcançar com as mãos e a esponja.

Limpar apenas com água e sabão

Ao terminar a lavagem, o melhor a fazer é deixar todas as partes secarem em um local fresco e de forma natural. Elas podem ser colocadas de cabeça para baixo para que todas as gotas escorram, evitando assim o uso de panos de prato para acelerar a secagem. Isso porque os panos podem abrigar microrganismos que deixariam o bebê doente.

Quando tudo estiver completamente seco, todas as partes da mamadeira devem ser armazenadas em um local livre de umidade e poeira. Se o bebê for alimentado com várias mamadeiras, então devemos fazer o mesmo procedimento com todas elas. Dessa forma, vamos garantir que todos esses objetos estejam livres de germes e bactérias.

Em resumo

Lembre-se de que não há um protocolo definitivo para saber como limpar a mamadeira corretamente. Mas você pode pegar várias ideias ou dicas e adaptá-las às suas possibilidades. Tenha em mente que existem opções muito baratas que vão te ajudar da mesma forma a manter a higiene ideal de todos os objetos do seu bebê.

  • Urgellés-Pérez, Y., & Abellas-La O, M. A. (2012). Algunas consideraciones sobre la alimentación del lactante para la conservación de su salud bucal. MEDISAN. Aguayo, J., Serrano, P., Calero, C., Martínez, A., Monte, C., & Rello, C. (2000). Lactancia materna. Salud Entre Todos.