A confusão de bicos: sintomas, causas e prevenção

· 22 de março de 2018
A confusão de bicos costuma ocorrer em bebês prematuros. Mas, com paciência e conhecimento, é possível eliminar esse problema por completo.

Normalmente, muitos bebês têm problemas para se alimentar diretamente no seio da mãe. Alguns, inclusive, provocam machucados quando mamam. Especialmente no caso específico de bebês prematuros, é comum ver sinais de dor na mãe na hora de alimentar o bebê.

Isso acontece porque o bebê, por não ter uma boa capacidade de aderência ao mamilo, tende a machucar na hora de mamar. Essa situação recebe o nome de confusão de bicos.

O uso da seringa é um bom método para aplicar nas crianças que não conseguem mamar sem machucar o mamilo da mãe. Vamos ver com mais detalhes em que consiste esse problema e como resolvê-lo.

O que é a confusão de bicos e como acontece?

A confusão de bicos ocorre quando o bebê apresenta resistência a se alimentar no mamilo da mãe. O bebê tende a preferir o bico da mamadeira devido ao baixo esforço que precisa realizar para obter o leite.

Esse problema geralmente ocorre quando os bebês são alimentados com a mamadeira e o mamilo da mãe ao mesmo tempo. Essa alternância envia uma mensagem errada ao bebê e causa confusão no momento de mamar.

Embora muitas mães utilizem a mamadeira no momento de dar de mamar porque não têm outra opção, isso pode gerar uma confusão no bebê quando ele tiver que mamar no bico da mamadeira e no mamilo alternadamente.

Fonte: euroresidentes TV. Tirado de: https://www.youtube.com/watch?v=RRY0av2SNRI

Normalmente, esses casos ocorrem com bebês recém-nascidos que são separados da mãe num momento crucial.

Também pode ocorrer em bebês que são alimentados de forma artificial, com mamadeira, somente quando as mães não estão em casa. Essa confusão pode causar o que se conhece como “greve de amamentação”.

Essa “greve” afeta a produção de leite da mãe, podendo provocar mastite. E, nos casos em que não for tratada a tempo, implica o término do aleitamento materno.

Como evitar e corrigir?

Uma das maneiras pelas quais se pode prevenir o aparecimento da confusão de bicos é evitar dar chupetas e mamadeiras aos bebês. Siga essa recomendação, pelo menos, nas primeiras seis semanas de vida ou, se possível, nunca ofereça chupetas ou mamadeiras.

Se for preciso utilizar por alguma razão de força maior, como o fato de a mãe precisar voltar ao trabalho ou quando o bebê fica sob os cuidados de terceiros, é recomendado alimentar o pequeno com um bico de fluxo lento.

Da mesma maneira, outra medida que pode ser aplicada pela mãe é optar pelo uso da seringa, colocando o dedo médio no céu da boca do bebê e deixando que ele mesmo chupe para obter o leite.

Métodos para alimentar com seringa

A seguir, indicaremos alguns métodos para realizar a alimentação com seringa:

  • As seringas adequadas para alimentar os bebês podem ser de 60 cm³ ou menores.
  • No momento de alimentar o pequeno com esse método, deve-se colocar o dedo médio no céu da boca do bebê e, quando ele começar a mamar, deixar o leite deslizar da seringa para o dedo.
  • A mãe deve estar sentada, utilizando as duas mãos e numa posição confortável. Também é importante que o bebê esteja tranquilo.

Esse método é ideal para bebês prematuros ou que tendem a confundir o bico com o mamilo. Essa confusão pode ser corrigida. Mas é claro que a mãe precisa ter paciência e dedicação. Além disso, como já comentamos, é recomendável se livrar das mamadeiras e das chupetas.

Recomenda-se que a mãe amamente o bebê quando ele estiver tranquilo. Não se deve amamentar em momentos de desespero porque está com fome. Isso vai permitir que o pequeno se adapte novamente ao contato com o mamilo.

Da mesma maneira, se a mãe tiver um pouco de medo porque não tem um fluxo intenso de leite, alguns minutos antes de dar de mamar ela pode utilizar a bomba de tirar leite para que o seio esteja cheio quando o bebê começar a se alimentar.

confusão de bicos

Quando é adequado usar a bomba de tirar leite?

A bomba de tirar leite é uma ferramenta útil para quando as mães sentem os seios muito cheios porque produzem mais leite do que o bebê mama. Por isso, é necessário aliviar esse peso das mamas usando a bomba de tirar leite.

Assim, o pai também pode participar do processo de alimentação do bebê, podendo dar esse leite para o pequeno com a mamadeira.

Como você pode perceber, essa confusão pode ser facilmente solucionada. Apenas com um pouco de paciência e as informações aqui oferecidas, você pode conseguir que seu bebê mame sem problemas.