Conheça o método Oompa Loompa para fazer o bebê dormir

· 26 de janeiro de 2019
O método Oompa Loompa foi divulgado pelos pais que o aplicaram pela primeira vez há 5 anos. É uma fórmula que, embora muitos já tenham aplicado, deve ser previamente permitida pelo pediatra.

Fazer os bebês dormirem pode ser uma tarefa difícil, especialmente se eles forem mais energéticos que o normal. Por esse motivo, vários profissionais recomendaram certos métodos para realizar essa tarefa complexa. O método Oompa Loompa é um dos mais atuais e, como tudo indica, pode funcionar perfeitamente.

Qual é o método Oompa Loompa?

É normal que um recém-nascido durma entre 16 e 17 horas por dia. Dessa forma, geralmente, para os pequenos, não é difícil adormecer. No entanto, isso não acontece em todos os casos.

Dentro dessas horas de sono, há vários momentos em que a criança acorda. Portanto, suas horas de sono noturno são normalmente interrompidas.

Com o passar do tempo, o bebê começa a ter um sono mais ordenado e, a partir da 6ª semana, começa a dormir por períodos mais curtos durante o dia. Enquanto isso, os da noite começam a ser mais longos.

No entanto, é essencial que os pais conheçam métodos para ajudar o bebê a dormir. Nesse sentido, o método Oompa Loompa revela-se muito atraente e eficaz.

Esse método não é muito complexo, nem envolve técnicas muito científicas. Foi inventado por dois pais que, tentando fazer o bebê dormir, implementaram essa técnica, balançando-o nos joelhos. Para a surpresa deles, funcionou perfeitamente!

bebê dormindo com chupeta

Como é aplicado o método Oompa Loompa?

Essa técnica tornou-se uma ferramenta muito eficaz para ser usada com bebês que não dormem facilmente. Como discutimos anteriormente, é um método bastante simples. Seus inventores enfatizaram que viram pela primeira vez no filme “A fantástica fábrica de chocolates”.

Nós explicaremos isso passo a passo:

  • Primeiro, o bebê deve ser colocado sobre os joelhos e balançado suavemente, sem que se faça nenhum movimento brusco.
  • Então, quando o bebê estiver em movimento, o pai ou mãe começa a cantar “Oompa Loompa, Oompa Loompa”.
  • O pequeno é mantido sob os braços, com os polegares nas axilas, porque o restante dos dedos deverá ser colocado em sua cabeça para evitar danos causados ​​pelo movimento.
  • Em seguida, é feita uma combinação de movimentos de lado a lado e depois para cima e para baixo.

“O método Oompa Loompa é uma técnica relativamente nova que foi disseminada pela internet pelos pais que a implementaram há 5 anos”

Isso realmente funciona?

Os pais, percebendo a eficácia dessa técnica, decidiram enviar o vídeo para o YouTube. O sucesso foi enorme: eles conseguiram alcançar mais de 7 milhões de visitas desde sua primeira publicação. Alguns afirmam que esta técnica não funcionou para eles e outros dizem que sim.

O neonatologista pediátrico Adolfo Gómez Papí, autor de vários livros para pais, afirmou em sua conta no Facebook que “os bebês adoram esse método porque estão protegidos e em movimento”. Assim como quando você os faz adormecer embalando-os no colo”.

Embora o método Oompa Loompa seja aceito por alguns especialistas, como Gómez Papí, outros, como Jodi Mindell, diretor associado do Sleep Disorders Center do Hospital Infantil da Filadélfia, são contra essa prática.

Esse profissional considera errado fazer Oompa Loompa todas as noites, pois afirma que o bebê vai se acostumar a isso e não irá dormir de outra forma.

pais dormindo com bebê nos braços

A técnica está nos movimentos

É importante ressaltar que os pais devem efetuar movimentos muito delicados e consultar o pediatra antes de implantar essa técnica com a criança. Isso porque, embora seja um método conhecido e usado por muitos pais, é importante garantir que eles possam realizá-lo e que o bebê não sofrerá nenhum dano.

Como observado, os movimentos devem ser suaves e delicados, não com força ou abruptamente. A justificativa para essa instrução é que os bebês estão no estágio de desenvolvimento.

Por outro lado, é importante segurar a cabeça da criança adequadamente. Caso contrário, existe o risco de causar lesões no cérebro, o que é conhecido como síndrome do bebê sacudido.

Em suma, existem muitas técnicas para fazer um bebê dormir, quase todas amplamente aprovadas por especialistas na área. O método Oompa Loompa, embora controverso, é um deles. No entanto, não devemos esquecer de consultar o pediatra antes de adotar qualquer novo método e ter sua aprovação.

  • Hiscock, H. (2010). Rock-a-bye baby? Parenting and infant sleep. Sleep Medicine Reviews. https://doi.org/10.1016/j.smrv.2009.10.005