Como reconhecer as contrações do parto

Como reconhecer as contrações do parto? Muitas mães de primeira viagem temem não saber reconhecer as contrações que indicam que já é o momento de dar à luz. Muitas delas, por medo ou inexperiência, passam o último mês de gravidez com essa incerteza.

Também é preciso somar a isso o fato de que muitas mães são “preparadas” para a chegada do bebê através das contrações premonitórias, que confundem ainda mais a mãe e a deixa em estado de alerta a todo momento.

Aqui vamos esclarecer as diferenças entre as contrações do parto das outras.

Sinais de que o seu corpo está se preparando para o parto:

O período prodrômico é a última fase da gravidez antes do parto. Essa é a fase em que o corpo está se preparando para a expulsão do feto. É muito importante reconhecê-la pois indica o começo do parto. Isso, sim, pode durar vários dias em mães de primeira viagem. Essa fase de preparação se manifesta da seguinte forma:

Expulsão do tampão mucoso

O tampão mucoso é uma barreira responsável por proteger o nosso útero de infecções. Para reconhecê-las, explicaremos como pode se apresentar:

  • Fluxo vaginal intenso durante vários dias. É parecido com uma clara de ovo.
  • Fluxo amarelado intenso ou gelatinoso.
  • Fluxo manchado de sangue; pode ser marrom, vermelho, rosa etc.
  • Um coágulo gelatinoso que pode conter vestígios de sangue.

Essa expulsão pode ser produzida inclusive 10 dias antes do parto, mas sem dúvida alguma nos indica que a data está próxima.

Rompimento da bolsa

Rompimento da bolsa

O líquido amniótico em que o bebê estava flutuando dentro do saco amniótico durante a gravidez se rompeu. O que sentiremos, simplesmente, é que urinamos em nós mesmas. Pode ser que saia muita água de uma vez ou que simplesmente a expulsemos pouco a pouco.

Contrações

Começaremos a sentir contrações que não precisam ser regulares nem muito dolorosas. Com o passar do dia, elas se tornam mais intensas. As características das contrações do parto são as seguintes:

  • Podem ser arrítmicas a princípio, mas cada vez se tornam mais frequentes e ritmadas. 
  • Ocorrem a cada 5 minutos e duram em torno de 50 segundos.
  • A dor aumenta de forma constante.
  • A dor não desaparece mesmo que você mude de posição. 

Dilatação

A dilatação do colo uterino terá alcançado 3 ou 4 centímetros. Esse sinal, diferentemente dos anteriores, não pode ser comprovado por nós mesmas e para isso é preciso a ajuda de um médico.

Contrações de um parto falso?

É muito comum começar a sentir contrações e pensar que o bebê pode nascer dentro de alguns minutos. Somos novas nisso e simplesmente não sabemos o que vai acontecer. Para que você não se engane, contaremos quais são as principais características das contrações de um parto falso.

Características das contrações de um parto falso:

  • São arrítmicas.
  • Não aumentam de duração nem intensidade.
  • Geralmente desaparecem e reaparecem com grandes espaços de tempo.
  • A leve dor que provocam geralmente se localiza na parte baixa do abdômen.

Mas, como as contrações do parto são sentidas?

É muito difícil explicar o que é que se sente quando se tem uma contração, já que muitos fatores influenciam como a posição do bebê, o corpo da mãe, em qual momento a contração foi produzida (já que variam do início ao fim) etc.

Em primeiro lugar, quando elas começarem você vai perceber a sua barriga mais dura progressivamente até chegar a determinado ponto, depois voltará ao seu estado normal e outra vez se repetirá o processo. Se você não notar o endurecimento da sua barriga, talvez note que as paredes do útero ficam tensas e que torna mais difícil de notar o movimento do bebê.

As primeiras contrações não durarão mais do que 30 segundos e pode haver um espaço de vários minutos entre uma e outra

Dependendo da posição do bebê, cada mãe sentirá a dor das contrações de uma maneira diferente. Explicaremos os diferentes tipos de contrações que você pode sentir:

Dor nas costas devido às contrações

1. Cólica intensa

Se você sente dores menstruais, vai saber ao que nos referimos. Dessa vez serão cólicas mais fortes do que você está acostumada. Algumas mães confirmam que é como uma cólica menstrual acompanhada da sensação de cãibra e dor de estômago.

2. Dor nos quadris ou nas costas

Esse tipo de contração geralmente é sentida pelas mães que têm os bebês apoiados nas suas costas; ou seja, mãe e bebê estão costas contra costas. Elas são definidas como se estivessem esticando seus quadris a partir das costas. Pode ficar tranquila, seus quadris não vão desencaixar, é apenas uma sensação.

3. Dor tolerável

Sim, é uma dor tolerável. Algumas mães têm tanto medo da dor do parto que quando esse momento chega só conseguem esperar que a dor aumente e aumente. No entanto, depois do fim de todo o processo normalmente sentem que não era para tanto e descrevem como uma dor tolerável. 

Esperamos ter ajudado a reconhecer as contrações do parto. Se você tiver alguma dúvida quando chegar o momento, deve consultar o seu médico para poder tirar suas dúvidas e saber exatamente o que está acontecendo.

Recomendados para você