Como remover as estrias vermelhas?

As estrias vermelhas são o estágio agudo de sua formação e evolução. Portanto, é o momento certo para iniciar tratamentos para eliminá-las.
Como remover as estrias vermelhas?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 10 junho, 2023

As estrias vermelhas são uma manifestação da pele que ocorre com bastante frequência, principalmente naquela superfície da pele que não está devidamente nutrida. Elas são a forma mais recente das estrias. Portanto, seu tratamento precoce impedirá sua progressão para a forma definitiva, as listras brancas. Por isso, a seguir detalhamos como eliminar as estrias vermelhas.

O que são as estrias vermelhas?

As estrias são geradas como resultado do rápido estiramento da pele. De fato, no início são quase imperceptíveis e apresentam uma coloração rosada que evolui com o tempo. É considerada uma resposta inflamatória leve, pois os tecidos da pele tentam se adaptar às consequências do estiramento. Inicialmente, são eritematosas e conspícuas, mas com o tempo tornam-se brancas e ficam menos evidentes.

Causas das estrias vermelhas

Embora as estrias vermelhas estejam frequentemente ligadas ao ganho de peso, existem várias causas, incluindo:

  • Mudanças no peso corporal: o ganho de peso em pouco tempo causa pressão na pele, que tem que se adaptar ao aumento da massa corporal por meio do alongamento. As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo.
  • Gravidez: o crescimento rápido do corpo durante este período ocorre em torno das áreas do abdômen, quadril e coxa.
  • Crescimento muscular rápido: o treinamento com pesos pode levar a estrias vermelhas na área volumosa em um curto espaço de tempo.
  • Surtos de crescimento: a fase da puberdade e o crescimento acelerado do corpo podem ser um gatilho.
  • Uso de corticosteroides: o uso de corticosteroides por períodos prolongados pode gerar o desenvolvimento de estrias vermelhas como efeito colateral.
  • Condições subjacentes: a síndrome de Ehlers-Danlos e a síndrome de Cushing são caracterizadas pela presença de estrias vermelhas.
As estrias vermelhas aparecem no auge do desenvolvimento da condição e podem ser melhoradas ou eliminadas por meio de tratamentos. Depois, elas ficam brancas e se tornam crônicas.

Tipos de estrias

As estrias podem ser diferenciadas considerando sua coloração diferente:

  • Estrias vermelhas: representam o estágio agudo do desenvolvimento das estrias. Pode até haver uma leve coceira. Porém, é a fase em que há maior probabilidade de revertê-las, já que não são definitivas como as brancas.
  • Estrias brancas: este é o estágio mais crônico da formação de estrias. Mesmo a progressão de estrias vermelhas para brancas é gradual e pode levar muito tempo. Por sua vez, os tratamentos para eliminá-las são mais invasivos e podem demorar mais para apresentar bons resultados.

Descubra como eliminar estrias vermelhas

As estrias tendem a desaparecer com o tempo, mas quando já são fibróticas e de cor branca, os tratamentos devem ser mais invasivos.

Use cremes específicos

Atualmente, existem no mercado cremes de venda livre para a prevenção de estrias que podem conter vitamina E, manteiga de cacau ou manteiga de karité em seus ingredientes. De acordo com as recomendações da American Academy of Dermatology Association, um dos fatores que mais influenciam é a correta massagem desses produtos na pele.

Usar rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um ótimo hidratante e ajuda a prevenir a gravidade das estrias e seu desenvolvimento. Além disso, possui alta concentração de vitamina A, vitamina C, ácido oleico, ácido linoleico e ácido palmítico. Além disso, oferece grandes propriedades antioxidantes devido ao seu teor de vitamina C, favorecendo a geração de colágeno e aumentando a cicatrização de feridas.

Tratamento a laser

O tratamento a laser é uma ferramenta física usada para melhorar as estrias no início. Inclusive, raramente ocorrem complicações quando o equipamento e os parâmetros são usados corretamente. A American Journal of Clinical Dermatology conclui em uma revisão que o tratamento a laser combinado com agentes tópicos proporciona efeitos benéficos.

O tratamento a laser é uma boa opção para melhorar as estrias no início. Além disso, é um método seguro, pois não costuma gerar complicações.

Hidratação com manteiga de cacau

A manteiga de cacau é utilizada para reduzir e prevenir o aparecimento de estrias vermelhas, pois tenta manter a superfície da pele elástica e hidratada. Da mesma forma, é uma substância oleosa que mantém a pele hidratada e a nutre por muito tempo para manter suas funções e anatomia correta.

Massagem com óleos corporais

O uso crônico e constante de óleos corporais, como o óleo de amêndoas, com massagens diárias, pode refletir importantes benefícios. O óleo de argan é ainda muito útil para o cuidado da pele, pois melhora a elasticidade e pode prevenir e reduzir as estrias vermelhas.

As estrias vermelhas são mais do que uma questão estética

As estrias vermelhas, embora inofensivas, são uma causa comum de preocupação estética que gera angústia em quem as tem, principalmente mulheres. Por isso, eliminá-las tornou-se uma exigência para muitas mulheres quando usam roupas que revelam grande parte da pele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Stretch marks: Why they appear and how to get rid of them. [Internet] Disponible en: https://www.aad.org/public/cosmetic/scars-stretch-marks/stretch-marks-why-appear
  • Oakley AM, Patel BC. Stretch Marks. 2021 Aug 11. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 28613776.
  • Aldahan AS, Shah VV, Mlacker S, Samarkandy S, Alsaidan M, Nouri K. Laser and Light Treatments for Striae Distensae: A Comprehensive Review of the Literature. Am J Clin Dermatol. 2016 Jun;17(3):239-56. doi: 10.1007/s40257-016-0182-8. PMID: 26923916.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.