Como saber se meu bebê tem uma infecção de ouvido

4 de setembro de 2018
Quando se é pai ou mãe pela primeira vez, não se sabe o quanto é possível sentir sono até passar por esse momento na própria pele. Ser pai ou mãe significa nunca mais dormir como se fazia antes.

Ser pai ou mãe também significa deixar de lado suas próprias necessidades – ou grande parte delas – para poder cuidar dos filhos. Principalmente quando ficam doentes. Há crianças que têm infecções de ouvido frequentemente. Você sabe o que é e como identificar? Veja a seguir!

Um bebê com infecção de ouvido pode começar a gritar de repente e sem motivo aparente. Também pode dormir mal, ficar mais irritado que o comum e, principalmente, não vai gostar se você encostar na cabeça, na região dos ouvidos. Por vezes, também pode apresentar febre e não querer comer. As infecções de ouvido são bastante comuns nos bebês. Por isso, é necessário ter alguns cuidados.

Será que é mesmo uma infecção de ouvido?

Uma das partes mais difíceis é ter certeza de que seu bebê está com uma infecção de ouvido. Pois muitos dos sintomas os mesmos de quando os dentinhos começam a nascer. É necessário saber diferenciar, pois uma infecção de ouvido precisa ser tratada o mais rápido possível. Para distinguir uma infecção de ouvido de qualquer outra condição, você deverá observar os seguintes sintomas do seu bebê:

  • Está irritado, agitado ou nervoso
  • Apresenta febre
  • Tem episódios de vômitos
  • Apresenta diarreia
  • Passa a mãozinha no ouvido frequentemente
infecção de ouvido

Também é importante levar em conta outras circunstâncias. Por exemplo, saber se o bebê esteve doente recentemente, se faz dias que apresenta os sintomas ou se houve contato com outras crianças com esses sintomas.

Em muitas ocasiões, a infecção de ouvido pode ser causada por vírus que se curam sozinhos. Mas se seu pequeno esteve resfriado há pouco tempo, ou teve uma gripe, pode ser que seja mais propenso a desenvolver uma infecção de ouvido mais frequentemente. Pode ser que os mucos fiquem em seu ouvido porque ele ainda não sabe assoar o nariz. Por sua vez, isso pode aumentar o risco de pegar uma infecção.

Se houver infecção, é preciso consultar um médico

Em primeiro lugar, se você suspeita que o seu bebê está com uma infecção de ouvido e ele tiver menos de seis meses, você deverá consultar o pediatra imediatamente. Sempre, perante qualquer dúvida, é melhor que o examinem para ter certeza de que está tudo bem.

Na consulta, você deverá informar ao médico sobre todos os sintomas que você percebeu no seu bebê. Também deverá lhe contar sobre qualquer medicação, caso você tenha dado alguma ao seu bebê. Se o médico receitar antibióticos, certifique-se de que realmente sejam necessários.

infecção de ouvido

Você pode solicitar um exame do nível do fluido do ouvido do seu bebê, que poderá trazer mais informações se realmente é uma infecção de ouvido ou não. Esse exame, geralmente, é bem simples.

Enquanto a infecção de ouvido ainda estiver presente, é necessário que você tome algumas precauções. Como, por exemplo, não encostar no ouvido do seu filho ou ter muito cuidado ao fazê-lo, tentar alimentá-lo em uma posição o mais vertical possível e utilizar um umidificador de vapor frio aliviar a congestão.