Como os tablets ajudam as crianças a aprender melhor

Quando se sabe usar bem a tecnologia, os tablets podem ser bons aliados na educação das crianças. Neste artigo, vamos ajudar você a explorar a utilidade dessa ferramenta.
Como os tablets ajudam as crianças a aprender melhor

Última atualização: 29 Maio, 2021

Embora seja verdade que os tablets ou dispositivos não vão ajudar os bebês a aprender melhor ou a desenvolver uma boa linguagem – visto que eles precisam de uma interação direta com um adulto para isso – a realidade é que para crianças mais velhas, os tablets ou outros dispositivos eletrônicos podem ajudá-las a aprender melhor e a adquirir conhecimento.

Algumas pessoas consideram que os dispositivos móveis são uma distração e que só podem causar consequências negativas na aprendizagem das crianças, mas existem diferentes estudos que mostram a eficácia desses dispositivos de alta tecnologia e mostram como eles podem melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes ou mesmo de crianças antes dos seis anos.

O uso de tablets nas escolas, combinado com a educação regular, pode melhorar as notas das crianças. Pesquisas realizadas em Auburn (Maine, Estados Unidos) mostrou que estudantes do ensino fundamental que usaram tablets obtiveram notas mais altas do que aqueles que não usaram. Outro estudo menciona que 86% dos estudantes acreditam que os tablets podem ajudá-los a estudar com mais eficiência.

A ferramenta de aprendizagem preferida

O tablet continua a ser a principal ferramenta de aprendizagem para muitas crianças. Eles são preferidos por diversas razões, incluindo o fato de que parecem ajudá-las a aprender com eficácia. A seguir, vamos mostrar algumas delas.

 

Irmãos discutindo por causa de um tablet

Desenvolvendo habilidades

A exposição a dispositivos móveis antes dos cinco anos de idade pode ser benéfica para os usuários, pois são capazes de desenvolver conjuntos de habilidades mais rapidamente por meio de aplicativos adequados à idade que ajudam a desenvolver a coordenação e as habilidades motoras por meio da repetição.

Estudantes que têm dificuldades e distúrbios de aprendizagem, como a dislexia, também se beneficiarão com o uso dos tablets, pois podem encontrar boas ferramentas na Internet que os ajudarão com seu distúrbio de leitura. Também está comprovado que estudantes com autismo (80% a 90%) apresentam melhores resultados em sua aprendizagem com o uso de tablets em diferentes áreas do conhecimento.

Apps educativos

A grande quantidade de informação disponível e acessível nos dispositivos móveis é uma das razões pelas quais muitas pessoas consideram o uso dos tablets uma ferramenta de aprendizagem bastante eficaz, mas não apenas para crianças… também funciona para pessoas de todas as idades.

Existem muitos aplicativos de aprendizagem e educativos que os professores podem recomendar aos pais e também que as crianças podem usar para melhorar o aprendizado recebido paralelamente na escola. Além disso, na App Store e na Play Store você encontra uma grande variedade de aplicativos educativos para que estudantes de todas as idades possam aprimorar seus aprendizados.

 

Criança usando tablet para aprender.

A escola e a aprendizagem

Os dispositivos móveis fizeram com que muitos estudantes aprendessem com eficácia. A aprendizagem combinada com as novas tecnologias é muito apropriada para a sala de aula porque mantém as crianças motivadas. Os estudantes são capazes de aprender mesmo depois da aula porque podem acessar seus dispositivos para continuar aprendendo, sempre considerando intervalos adequados de descanso.

As aulas podem ser reforçadas em casa com alguns aplicativos educativos para tratar de temas semelhantes aos ministrados em sala de aula. Embora seja verdade que as crianças não devam ficar ‘presas’ às novas tecnologias o tempo todo, a realidade é que estas podem ser uma boa ferramenta, desde que seu uso seja controlado e moderado. O que um tablet nunca deve pode considerado é funcionar como uma babá digital.

A tecnologia é uma ferramenta para melhorar as habilidades das crianças e os seus hábitos de aprendizagem, mas sem colocar em risco o vínculo pai/mãe-filho nem as interações sociais com outras pessoas. Na medida certa, as novas tecnologias podem ser uma ótima ferramenta de aprendizado, mas sem controle… as crianças podem ficar viciadas e até obcecadas.

Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Sem dúvida, é um tema que gera controvérsias, existindo opiniões para todos os gostos. Mas em Sou Mamãe queremos saber a sua opinião. Você acha que as crianças podem melhorar a aprendizagem graças aos tablets ou que seu uso deve ser limitado tanto em casa quanto na escola?

Pode interessar a você...
Blended learning, a maneira de aprender que chegou para ficar
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Blended learning, a maneira de aprender que chegou para ficar

Atualmente, é possível aprender na escola e também em casa. Todas essas formas de aprendizagem são possíveis graças ao blended learning.



  • González Gómez, C. (2017). Nuevos métodos de aprender y enseñar: Integración de la Tablet en el aula de la etapa de educación infantily la participación de los docentes en la creación de sus propios materiales didácticos en formato digital. https://repositorio.unican.es/xmlui/handle/10902/12202
  • Barreto Sandoval, G. (2016). La Tablet como herramienta pedagógica en la motivación para el aprendizaje de la matemática de los estudiantes de grado sexto, en la Unidad Educativa José Celestino Mutis, Fusagasugá, Cundinamarca, Colombia. https://repository.unab.edu.co/handle/20.500.12749/3168